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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Vaconcelos-
dc.date.available2023-09-13-
dc.date.available2023-09-14T17:05:13Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationSILVA,Jéssica Vasconcelos da. Morfologias das inflorescências: uma proposta de material didático para o ensino de Botânica. 2023. 60f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5058-
dc.description.abstractFlowers grouped together on cauline branches are called inflorescences. This unique feature is present in angiosperms, a group that includes plants with flowers and fruits. The content of angiosperm inflorescences is approached superficially through the excessively theoretical teaching still present in botany classes. The study of inflorescences is of great taxonomic importance, as it involves morphology, ecology and species classification. In this context, the objective of this work was to elaborate a didactic material in the form of an illustrated catalog as a pedagogical tool to support the teaching of botany. The catalog was prepared from illustrative boards with information, photographs and paintings of the main examples of morphology of inflorescences collected in the municipality of Parintins, Am. The species of angiosperms with inflorescences were collected, photographed and herborized to prepare the catalogue. 36 species of angiosperms were listed and 14 nomenclatures were recognized for racemose and cymose inflorescences, with emphasis on raceme, capitulum and dichasium morphologies. this study contributes to elucidate the importance of the study of inflorescence morphologies and to help teachers and students of basic education in the contemporary teaching of botany.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInflorescênciapt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.titleMorfologias das inflorescências: uma proposta de material didático para o ensino de Botânicapt_BR
dc.title.alternativeMorphologies of inflorescences: a proposal for teaching material for teaching Botanypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T17:05:13Z-
dc.creator.ID033805502-99pt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Naimy Farias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee2Taddei, Fabiano Grazzi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251667969397272pt_BR
dc.contributor.referee3Chalco, Fiorela Perotti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.description.resumoFlores reunidas em conjunto de ramos caulinares são denominadas inflorescências. Está característica singular está presente nas angiospermas, grupo que comtempla os vegetais com flores e frutos. O conteúdo de inflorescências das angiospermas é abordado de maneira superficial através do ensino excessivamente teórico ainda presente em aulas de botânica. O estudo das inflorescências tem grande importância taxonômica, pois envolve morfologia, ecologia e classificação de espécies. Nesse contexto o objetivo deste trabalho foi elaborar um material didático em forma de pranchas ilustrativas como ferramenta pedagógica para suporte no ensino de botânica. As pranchas foram confeccionadas com as informações e fotografias dos principais exemplos de morfologia das inflorescências coletadas no município de Parintins, Am. As espécies de angiospermas com inflorescências foram coletadas, fotografadas e herborizadas. Foram listadas 36 espécies de angiospermas e reconhecidas 14 nomenclaturas para inflorescências racemosas e cimosas, com destaque para as morfologias do tipo racemo, capítulo e dicásio. Este estudo contribui para elucidar a importância do estudo de morfologias de inflorescências e para auxiliar professores e alunos da educação básica no ensino contemporâneo de botânica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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