DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5053
Título: O ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: nas Perspectivas de Professores e Alunos
Título(s) alternativo(s): Teaching and Learning Mathematics in Youth and Adult Education from the Perspectives of Teachers and Students
Autor(es): Junior, Hélio Peres da Silva
Orientador(es): Coutinho, Fernando Soares
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Teaching and Learnig;EJA;EJA;Matemática;Mathmatics;Práticas pedagógicas;Pedagogical Practicces
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco nas perspectivas de professores e alunos de uma turma específica de uma escola pública de Tefé - AM. O problema de pesquisa está relacionado à forma como o ensino e aprendizagem de matemática são conduzidos na EJA, que muitas vezes negligenciam as experiências de vida e os conhecimentos informais dos alunos, resultando em uma desconexão entre a matemática formal e a realidade sociocultural dos estudantes. As questões norteadoras são direcionadas para compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores e alunos no ensino e aprendizagem de matemática na EJA. A justificativa do estudo reside no fato dessa modalidade de ensino enfrentar desafios em relação à educação matemática, sendo fundamental compreender as dificuldades e as visões de alunos e professores sobre o ensino da matemática nessa modalidade. Além disso, buscou-se explorar os efeitos negativos ou positivos que a abordagem da matemática pode ter na EJA. A fundamentação teórica abrange conceitos de práticas pedagógicas, destacando a importância de ações que promovam a construção de conhecimentos pelos alunos e a necessidade de adaptar essas práticas à realidade da EJA. A pesquisa tem como objetivo compreender as percepções de professores e alunos sobre o ensino de matemática fornecendo elementos que contribuam para uma reflexão, visando o aprimoramento do ensino de matemática na EJA.
Abstract: The present researche addresses the theme of mathematics in Educação de Jovens e Adultos (EJA), focusing on the perspectives of teachers and students of a specific class at a public school in Tefé - AM. The research problem is related to the way mathematics teaching and learning are conducted in EJA, which often neglect students' life experiences and informal knowledge, resulting in a disconnect between formal mathematics and students' sociocultural reality. The guiding questions are aimed at understanding the difficulties and challenges faced by educators and students in teaching and learning mathematics in EJA. The justification for the study lies in the fact that this teaching modality faces challenges in relation to mathematics education, and it is essential to understand the difficulties and views of students and teachers about teaching mathematics in this modality. In addition, we sought to explore the negative or positive effects that the approach to mathematics can have on EJA. The theoretical foundation covers concepts of pedagogical practices, highlighting the importance of actions that promote the construction of knowledge by students and the need to adapt these practices to the reality of EJA. The research aims to understand the perceptions of teachers and students about the teaching of mathematics, providing elements that contribute to a reflection, aiming at improving the teaching of mathematics in EJA
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5053
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos nas Perspectivas de Professores e Alunos.pdf369,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.