DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5041
Título: Dificuldades Nas Práticas Docentes de Professores Iniciantes na Zona Rural
Título(s) alternativo(s): Difficulties in the Teaching Practices of Beginning Teachers in Rural Areas
Autor(es): Barroso, Jéssica Nogueira
Orientador(es): Costa, Teresinha de Jesus de Sousa
Palavras-chave: Dificuldades;Difficulties;Docência Inicial;Initial Teaching;Escolas Rurais;Rural Schools
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo com o tema Dificuldades nas práticas docentes de professores iniciantes na zona rural analisou as principais dificuldades para atuação docente de professores iniciantes no Centro Escolar São José, na comunidade São José no município de Alvarães/AM. O percurso metodológico da pesquisa baseou-se no emprego do método hipotético-dedutivo com a premissa quanti-qualitativa, com base bibliográfica nos autores: Caldart (2012), Oliveira et al. (2010), Araújo e Silva (2011), Brasil (1966), Loss (2017), e a aplicação de um formulário com cinco perguntas, duas objetivas com múltipla escolha e três subjetivas envolvendo três professores recém-formados que exercem a docência em uma instituição de ensino no espaço rural. Os resultados desta investigação indicam que o professor que se encontra no início de sua jornada profissional, e está atuando na docência em escolas rurais, dentre estas, a Centro Escolar São José se deparam com uma realidade nada animadora. O problema se acentua quando é analisado, por exemplo, de maneira crítica, e quando os próprios professores, descrevem que, logística, merenda, formação, estrutura física e pedagógica. Constatouse que de fato os professores participantes encontrarem dificuldades para atuar em sala de aula, é devido à falta de material de didático e também, limitações metodológicas, tendo em vista que não tem acompanhamento e/ou formação continuada. Tais aspectos interferem diretamente na qualidade pedagógica, considerando que a formação continuada dos professores participantes, requer uma atenção por parte do ente público, pois, a educação firmada na qualidade não se constrói somente com a atuação de professores, e sim envolvendo diferentes atores neste processo
Abstract: This study with the theme Difficulties in the teaching practices of beginning teachers in the rural area analyzed the main difficulties for the teaching performance of beginning teachers at Centro Escolar São José, in the São José community in the municipality of Alvarães/AM. The methodological path of the research was based on the use of the hypothetical-deductive method with the quanti-qualitative premise, based on the authors: Caldart (2012), Oliveira et al. (2010), Araújo and Silva (2011), Brazil (1966), Loss (2017), and the application of a form with five questions, two objective multiple-choice questions and three subjective questions involving three newly graduated teachers who teach in an educational institution in rural areas. The results of this investigation indicate that the teacher who is at the beginning of his professional journey, and is working in teaching in rural schools, among these, Centro Escolar São José, is faced with a reality that is not encouraging. The problem is accentuated when it is analyzed, for example, in a critical way, and when the teachers themselves describe that, logistics, meals, training, physical and pedagogical structure. It was found that, in fact, the participating teachers find it difficult to work in the classroom, due to the lack of didactic material and also methodological limitations, considering that they do not have monitoring and/or continuing education. Such aspects directly interfere with the pedagogical quality, considering that the continuing education of the participating teachers requires attention from the public entity, since education based on quality is not built only with the performance of teachers, but involving different actors in this process
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5041
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dificuldades Nas Práticas Docentes de Professores Iniciantes na Zona Rural.pdf394,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.