DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Fabíola Gomes-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-14T14:01:56Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5039-
dc.description.abstractAbstract: In order for the use of digital technologies to be successful in the pedagogical process, it is necessary that the institution where the formation of the Degree courses is taking place is in accordance with the moment in which education is being transmitted to the students. In this sense, it is emphasized that the general objective of the research aims to reflect on the use of new technologies as teaching methodologies that contribute to the education of academics of the Languages course at the Center for Higher Studies of Tefé (CEST) of the State University of Amazonas (UEA). The bibliographic collection was based on Leite and Ramos (2017), Bergmann and Sams (2019), Lévy (2010) and Moran (2015). In the methodology, a bibliographical survey was carried out based on Severino (2017), Marconi and Lakatos (2017) and Chizzotti (2010). The techniques used were observation and the mixed questionnaire applied to the target audience consisting of 7 students and 4 teachers from CEST/UEA. Field research was necessary in the search for true data; the qualitative research was fundamental in the observation and understanding of the meaning of the object of study, while the phenomenological approach method was also of great value in the perception of the phenomena that occur in the classroom. The sample represented by 4 teachers and 7 students showed that digital tools were beneficial in teaching and learning during the pandemic. Therefore, we emphasize that the digital tools were valid when the professors provided learning that was a little different from traditional education to students who did not have the use of digital platforms as an educational practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subjectAcademics.pt_BR
dc.titleAs Tecnologias Digitais como Ferramentas de Aprendizagem na Perspectiva dos Acadêmicos de Letras em Tefé-AMpt_BR
dc.title.alternativeDigital Technologies as Learning Tools from the Perspective of Literature Students in Tefé-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T14:01:56Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee2Zurra, Raiziana Mary de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820211205607128pt_BR
dc.contributor.referee3Costa , Teresinha de Jesus de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201296495966758pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3962132073003731pt_BR
dc.description.resumoPara que haja êxito no uso das tecnologias digitais no processo pedagógico, é necessário que a instituição onde está ocorrendo a formação dos cursos de Licenciatura esteja de acordo com o momento em que a educação está sendo transmitida aos discentes. Neste sentido, destaca-se que o objetivo geral da pesquisa visa refletir sobre o uso das novas tecnologias como metodologias de ensino que contribuem na educação dos acadêmicos do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O acervo bibliográfico embasou-se em Leite e Ramos (2017), Bergmann e Sams (2019), Lévy (2010) e Moran (2015). Na metodologia, foi realizado o levantamento bibliográfico baseado em Severino (2017), Marconi e Lakatos (2017) e Chizzotti (2010). As técnicas utilizadas foram a observação e o questionário misto aplicado ao público alvo constituído por 7 discentes e 4 docentes do CEST/UEA. A pesquisa de campo foi necessária na busca de dados verídicos; já a pesquisa qualitativa foi basilar na observação e compreensão do significado do objeto de estudo, enquanto o método de abordagem fenomenológico, também foi de grande valia na percepção dos fenômenos que ocorrem na sala de aula. A amostra representada por 4 docentes e 7 discentes mostrou que as ferramentas digitais foram benéficas no ensino aprendizagem na época da pandemia. Portanto, ressaltamos que as ferramentas digitais foram válidas, quando os docentes proporcionaram um aprendizado um pouco diferenciado da educação tradicional aos discentes que não tinham como práxis educativas o uso das plataformas digitaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Tecnologias Digitais como Ferramentas de Aprendizagem na Perspectiva dos Acadêmicos de Letras em Tefé-AM.pdf475,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.