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Título: Identificação de estudantes com AH/SD na rede municipal de ensino de Manaus
Título(s) alternativo(s): Identification of students with ASD/SD in the Manaus municipal school system
Autor(es): Caetano, Fernanda Aymee da Costa
Orientador(es): Machado, Andrezza Belota Lopes
Palavras-chave: Identificação;Altas habilidades/superdotação (AH/SD);Professor;Formação continuada;Identification;High ability/gifted (AH/Gifted);Teacher;Continuing education
Data do documento: 27-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAETANO, Fernanda Aymee da Costa. Identificação de estudantes com AH/SD na rede municipal de ensino de Manaus. 2022. 53 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O estudante com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) muitas vezes confundido com o gênio e visto como aquele que sabe de tudo a todo momento, sofre os reflexos em seu não reconhecimento na sociedade por essa visão estereotipada. Esta pesquisa nasce do levantamento da seguinte problemática: quais orientações os professores que atuam no sistema municipal de ensino recebem para o reconhecimento dos estudantes com AH/SD nas escolas? Para entende-la, decidiuse por desenvolver a pesquisa com base nos seguintes objetivos: Geral - Conhecer as orientações da rede municipal de ensino de Manaus para o reconhecimento dos estudantes com indicadores de AH/SD; Específicos (i) Esclarecer quem são os estudantes com AH/SD e suas características com base na literatura cientifica; (ii) Identificar os processos para reconhecimento de estudantes com AH/SD na literatura cientifica e com base nas orientações da secretaria Municipal de Ensino de Manaus recebidos pelos educadores; (iii) Analisar as concepções dos educadores sobre o processo de reconhecimento dos estudantes com AH/SD na escola. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como de campo, com abordagem qualitativa, exploratória e embasada no método dialético. A coleta de dados da pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionário on-line com o recurso da plataforma Google Forms. A revisão de literatura apresentada no capítulo 1 do estudo aponta como a literatura define oficialmente quem são os alunos com AH/SD, bem como a legislação que ampara o seu reconhecimento/identificação e o seu atendimento educacional na perspectiva inclusiva. No desenvolvimento da pesquisa ficou evidenciada a importância do investimento do poder público na formação continuada sobre a temática, bem como políticas públicas que garantam o direito de todos os estudantes a serem atendidos em suas necessidades educativas. Ademais, as respostas dos professores participantes apontaram para um abandono por parte da secretaria Municipal quanto a temática de AH/SD, seja pela ausência de formação dos educadores sobre o tema, seja pela inexistência de orientações oficiais sobre como reconhecer os indicadores de AH/SD dos alunos na escola ou de como atender as necessidades educativas deles no contexto educacional. Palavras-chaves: Identificação. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Professor. Formação Continuada.
Abstract: Students with High Ability/Gifted (HS/G), who are often mistaken for geniuses and seen as those who know everything at all times, suffer the repercussions of not being recognized in society due to this stereotyped view. This research was born out of the following problem: what guidance do teachers working in the municipal education system receive for recognizing students with ASD in schools? In order to understand this, it was decided to carry out the research based on the following objectives: General - To learn about the Manaus municipal education system's guidelines for recognizing students with indicators of HS/G; Specific (i) To clarify who students with HS/G and their characteristics are, based on the scientific literature; (ii) To identify the processes for recognizing students with HS/G in the scientific literature and based on the Manaus Municipal Education Department's guidelines received by educators; (iii) To analyze educators' conceptions of the process of recognizing students with HS/G at school. Methodologically, the research is characterized as field research, with a qualitative, exploratory approach based on the dialectical method. Field research data was collected by applying an online questionnaire using the Google Forms platform. The literature review presented in chapter 1 of the study points out how the literature officially defines who students with ASD are, as well as the legislation that supports their recognition/identification and their educational care from an inclusive perspective. During the course of the research, the importance of public authorities investing in continuing education on the subject was highlighted, as well as public policies that guarantee the right of all students to have their educational needs met. In addition, the responses from the participating teachers pointed to an abandonment of the AH/SD issue by the municipal department, either due to the lack of training for educators on the subject, or the absence of official guidelines on how to recognize the AH/SD indicators of students at school or how to meet their educational needs in the educational context. Keywords: Identification. High Ability/Gifted (HS/G). Teacher.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5034
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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