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dc.contributor.authorBarbosa, Danilo Gomez-
dc.date.available2023-09-11T13:53:00Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.citationBARBOSA, Danilo Gomez. Escritas de si: memórias e experiências com a alfabetização. 2022. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5030-
dc.description.abstractThe title of this work, "Writings of the self: memories and experiences with literacy", was developed through narrative research with the aim of recalling, dialoguing and reflecting on the experiences of my literacy process in childhood and adulthood, more precisely during the compulsory supervised internship in the Pedagogy course at the Amazonas State University - UEA. University of the State of Amazonas - UEA. We opted for a qualitative approach based on (auto)biographical research of the self-narrative for the professional training process, highlighting experiences. We'll be looking at my childhood memories together with the material collected in my internship field diary, theoretical references from legislation and researchers who guide the field of education, making it possible to talk about the difficulties I had in learning to read and write and those I observed I observed as a teacher training intern. The results point to the importance of using narratives to obtain new knowledge through the process of reconstructing experiences that have already been lived. the theoretical framework and the formative encounter with the internship in order to become a teacher. teacher. It is also important to emphasize the importance of the work of the teacher and the school, with the support of the family so that the child learns to read and write, a skill that is essential for life. essential for life in order to interact and be part of a world where letters are our main means of communication, a form of where letters are our main means of communication, a way of recording and the key to reading books and everything that is written. Because of its great importance, the efficiency of reading and writing should be instilled from childhood onwards. childhood. Keywords: Literacy. Narratives of self. Supervised internship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectNarrativas de sipt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectNarratives of selfpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.titleEscritas de si: memórias e experiências com a alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeSelf-writing: memories and experiences with literacypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:53:00Z-
dc.contributor.advisor1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Vanessa Cardoso dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113265175008918pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho como título “Escritas de si: memórias e experiências com a alfabetização”, foi desenvolvido por meio da pesquisa narrativa com o objetivo de rememorar, dialogar e refletir as vivências experienciadas no meu processo de alfabetização na infância e na vida adulta, mais precisamente no Estágio Supervisionado obrigatório no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Optou-se pela abordagem qualitativa a partir da pesquisa (auto)biográfica da narrativa de si para o processo de formação profissional, destacando as vivências e experiências. Traremos como recorte minhas memórias de infância em conjunto com o material coletado em meu registro do diário de campo do estágio, referencial teórico de legislação e de pesquisadores que norteiam a área da educação, tornando-se possível dialogar sobre as dificuldades que tive para aprender a ler e escrever e as que observei enquanto estagiário de pedagogia na formação de professor. Assim, os resultados apontam para a importância de usar as narrativas na obtenção de novos conhecimentos por meio do processo de reconstrução de experiências já vividas, como também o referencial teórico e o encontro formativo com o estágio para se constituir como professor. Também, é importante ressaltar, a importância do trabalho do professor e da escola, com o apoio da família para que a criança aprenda a ler e escrever, habilidade essa que se faz imprescindível para a vida para interagir e fazer parte do mundo onde as letras são o nosso principal meio de comunicação, forma de registro e chave para lermos livros e tudo que está escrito, devido a sua grande importância, a eficiência da leitura e escrita deve ser instigada a partir da infância. Palavras-chave: Alfabetização. Narrativas de si. Estágio supervisionado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEstágio supervisionadopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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