DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5024
Título: A importância e os desafios da participação da família na educação dos alunos em uma escola privada de Manaus
Título(s) alternativo(s): The importance and challenges of family participation in students' education at a private school in Manaus
Autor(es): Silva, Daiana Cavalcante Lopes e
Orientador(es): Rotondano, Érica Vidal
Palavras-chave: Família;Escola;Participação da família;Family;School;Family participation
Data do documento: 25-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Daiana Cavalcante Lopes e. A importância e os desafios da participação da família na educação dos alunos em uma escola privada de Manaus. 2022. 36 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa de natureza qualitativa e enfoque fenomenológico teve como objetivo analisar a importância e os desafios da família na educação e a aprendizagem dos alunos, no olhar de uma professora e uma pedagoga de uma escolar particular de Manaus. Para tanto pretendeu-se compreender de que modo a participação da família influencia no processo de aprendizagem; verificar os modos pelos quais a escola busca garantir a participação da família; identificar os desafios da família na participação da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo. Ao final do estudo, identificou-se que todas as entrevistadas acreditam na importância da participação da família no processo de ensino-aprendizagem, destacando que na presença da mesma os estudantes progridem. São diversas as estratégias que a escola tem adotada para esta aproximação, inclusive dando espaço para as novas tecnologias. No entanto, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para a conquista de uma melhor parceria, como o excesso de trabalho dos pais, e o fato de que alguns, quando participam, apenas reclamam, talvez por não entenderem o planejamento da escola e os objetivos docentes. Palavras-chave: Família. Escola. Participação.
Abstract: This qualitative research with a phenomenological approach aimed to analyze the importance and challenges of the family in the education and learning of students, in the of a teacher and a pedagogue from a private school in Manaus. To this end the aim was to understand how family participation influences the learning process. the ways in which the school seeks to ensure family participation; identify the family's challenges in school participation. Data was collected through semi-structured interviews, participant observation and a field diary. At the end of the study, it was identified that all the interviewees believe in the importance of family participation in the in the teaching-learning process, emphasizing that when they are present, students make progress. progress. There are various strategies that the school has adopted for this this approach, including making room for new technologies. However, there are still many there are still many challenges to be faced in order to achieve a better partnership, such as the overworked parents, and the fact that some, when they do take part, just complain, perhaps because they don't understand the school's planning and the teachers' objectives. Keywords: Family. School. Participation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5024
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.