DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Maria Joelma da Rocha-
dc.date.available2023-09-05-
dc.date.available2023-09-11T13:26:10Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5019-
dc.description.abstractThis article presents the results of qualitative and field research developed in a Public School in the Municipality of Tefé, Amazonas. The general objective of the research is to analyze the main challenges that the Portuguese Language teacher finds in the process of inclusion of a student with Autistic Spectrum Disorder in High School. And the specific objectives are: Reflect on the inclusion of the Autistic student; Identify the preparation and training of the Portuguese Language teacher for the inclusion of the Autistic student; Know the resources and supports used by the teacher; Present suggestions for strategies to include Autistic students in activities. Among the methodological procedures adopted during the study, the bibliographic survey of authors and documents that address the theme stand out. Namely, Brasil (1997), Carvalho (2018), Mantoan (2015), Glat (2005), among others. To collect the data, a questionnaire was applied to a teacher and observations in the classroom. Among the results, it is highlighted that the Portuguese language teacher faces challenges such as the lack of preparation and training to work with the student and does not have the resources and strategies to promote inclusion during classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectAmazonpt_BR
dc.titleInclusão de Estudante Autista no 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Emelino Vieira no Município de Tefé/AM.pt_BR
dc.title.alternativeInclusion of an Autistic Student in the 3rd year of High School at Emelino Vieira State School in Tefé/AM.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:26:10Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Mônica Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5538217836402363pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103241687860328pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta os resultados da pesquisa qualitativa e de Campo desenvolvida em uma Escola Pública no Município de Tefé, Amazonas. O objetivo geral da pesquisa é analisar os principais desafios que a professora de Língua Portuguesa encontra no processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio. E os objetivos específicos são: Refletir sobre a inclusão do estudante Autista; Identificar a preparação e a formação da professora de Língua Portuguesa para a inclusão do estudante Autista; Conhecer os recursos e apoios utilizados pela professora; Apresentar sugestões de estratégias para incluir estudante Autista nas atividades. Entre os procedimentos metodológicos adotados durante o estudo, destacam-se, o levantamento bibliográfico de autores e documentos que abordam a temática. A saber, Brasil (1997), Carvalho (2018), Mantoan (2015), Glat (2005), dentre outros. Para coletar os dados foi aplicado um questionário para uma docente e observações na sala de aula. Entre os resultados destacam-se que a professora de Língua Portuguesa enfrenta desafios como, a falta de preparação e formação para trabalhar com o estudante e não dispõe de recursos e estratégias para promover a inclusão durante as aulaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.