DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5007
Título: Uma narrativa formativa sobre a construção da identidade docente no estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEA em tempos de pandemia
Título(s) alternativo(s): A formative narrative on the construction of teaching identity in the supervised internship of the pedagogy course at UEA in times of pandemic
Autor(es): Carvalho, Emmanuelle Silva
Orientador(es): Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
Palavras-chave: Estágio supervisionado;Narrativa formativa;Identidade docente;Pedagogia
Data do documento: 27-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO, Emmanuelle Silva. Uma narrativa formativa sobre a construção da identidade docente no estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEA em tempos de pandemia. 2022. 83 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente estudo aborda as narrativas acadêmicas vivenciadas durante o estágio supervisionado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em tempos de pandemia e como isso influenciou na construção de identidade docente no curso de pedagogia da UEA. O Estágio Supervisionado na UEA compõe os componentes curriculares do curso elaborados com base na Resolução CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006. Atualmente o Estágio Supervisionado atende à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, com a Resolução do CNE/CP N° 02, de 01 de julho de 2015 e a Resolução Nº 14/2019, CONSUNIV/UEA. O estágio configura-se como uma das etapas primordiais onde o professor-pedagogo em formação tem a oportunidade do contato e experiência com a sua área de atuação que influência na construção da sua identidade docente. Os aportes teóricos que dialogaram com a pesquisa foram Pimenta e Lima (2017), Pimenta, Pinto e Severo (2021), Nóvoa (2022), Passegi, Souza e Vicentini (2011) Souza e Meireles (2018), Araújo e Martins (2020), Goodson (2019). A pesquisa tem com objetivo geral compreender o processo da construção da identidade docente do Curso de Pedagogia da UEA, no estágio supervisionado em tempos de pandemia. A metodologia se estrutura como uma pesquisa qualitativa em educação, desenvolvida a partir do método narrativo, fundamentados nos relatórios do estágio supervisionado, cadernos de campo e vivências pedagógicas. Vivenciamos o estágio supervisionado em 3 (três) etapas distintas: a primeira sendo as aulas e a participação na escola, que foram realizadas através do projeto “Eba! Vamos brincar!”, este projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas divulgado em plataforma digitais e através da TV aberta; a segunda no formato remoto, na qual a participação na escola deu-se através da observação e intervenção no grupo de WhatsApp formado por professores e alunos; e a terceira e última, que foi realizada de forma presencial na escola. Os resultados apontaram que o Estágio Supervisionado teve influências significativas no processo de construção do professor-pedagogo em formação, influências essas que perduram até os atuais e implicaram em sua atuação profissional. Palavras-chave: estágio supervisionado; narrativa formativa; identidade docente; pedagogia.
Abstract: This study addresses the academic narratives experienced during the supervised internship at supervised internship at the Amazonas State University (UEA) in times of pandemic and how this influenced the construction of teaching identity in the pedagogy course at UEA. The Supervised Internship at UEA is part of the curricular components of the course based on CNE/CP Resolution No. 1, of 15/05/2006. Currently, the Supervised Internship complies with CNE/CP Resolution No. 1, of May 15, 2006, with CNE/CP Resolution No. 02, of July 1, 2015 and Resolution No. 14/2019, CONSUNIV/UEA. The internship is one of the key stages in which the teacher-pedagogue in training has the opportunity for contact and experience with their area of work, which influences the construction of their teaching identity. The theoretical contributions that dialogued with the research were Pimenta and Lima (2017), Pimenta, Pinto and Severo (2021), Nóvoa (2022), Passegi, Souza and Vicentini (2011) Souza and Meireles (2018), Araújo and Martins (2020), Goodson (2019). The overall aim of this research is to understand the process of building a teaching identity on the Pedagogy course at UEA, in the supervised internship in times of pandemic. The methodology is structured as qualitative research in education, developed using the narrative method, based on the supervised internship reports, field notebooks and pedagogical experiences. We experienced the supervised internship in three (3) distinct stages: the first being the classes and participation in the school. participation in the school, which were carried out through the "Eba! Let's play!" project. This project was carried out through a partnership between Manaus City Hall and the Amazonas State Government. This project was carried out through a partnership between Manaus City Hall and the Amazonas State Government. remote format, in which participation in the school took place through observation and intervention in the WhatsApp group formed by teachers and students; and the third and last, which was carried out in person at the school. at the school. The results showed that the Supervised Internship had significant influences on the process of building the teacher-pedagogue in training, These influences continue to the present day and have had an impact on his professional performance. Keywords: supervised internship; formative narrative; teacher identity; pedagogy.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5007
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.