DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Giovanna Lais Nery Gomes-
dc.date.available2023-08-24T13:38:04Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Giovanna Lais Nery Gomes. Educação infantil: uma reflexão voltada para prática pedagógica. 2022. 45 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5005-
dc.description.abstractThis study aims to understand the development of pedagogical work in early childhood education, seeking to reflect on the work of the teacher. The research identified the theoretical conceptions present in early childhood education and got to know the concepts of childhood and children present in the pedagogical ideals of early childhood education teachers and understood the relationship between the training of early childhood education teachers and the conceptions that guide their practice. In order to achieve this objective, a bibliographical study and field research were carried out. The review of the theoretical framework was based on the study of the following authors: Oliveira (2013); Angotti (2010) and Barbosa (2006) Aries (1981) Sarmento (2002), Santos (2006), Ludke and André (1986). The data was collected through observations and a semi-structured interview with the teacher at a CMEI in the city of Manaus. It was clear that the study of early childhood education is relevant to rethinking the practices that are being developed in institutions, and that it is important to have a qualified professional to work on the integral development of children. The pedagogical practice of early childhood educators has to be allied to their conception of children and childhood, so they need to understand where these children are coming from, recognizing them as subjects of rights, as this allows educators to think of children as historical subjects of rights who have a voice and should be active subjects in the learning process. Keywords: pedagogical practice; early childhood education; childhood; children's rights.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDireito da criançapt_BR
dc.titleEducação infantil: uma reflexão voltada para prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education: a reflection on pedagogical practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T13:38:04Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848419412481411pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como intuito compreender o desenvolvimento do trabalho pedagógico na educação infantil buscando refletir acerca do trabalho do professor. A pesquisa identificou as concepções teóricas presentes na educação infantil e conheceu os conceitos de infância e criança presentes no ideário pedagógico do professor da educação infantil e compreendeu a relação entre formação do professor da educação infantil e as concepções que norteiam a sua prática. Para atingirmos o objetivo foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo. A revisão do referencial teórico se deu a partir do estudo dos seguintes autores: Oliveira (2013); Angotti (2010) e Barbosa (2006) Aries (1981) Sarmento (2002), Santos (2006), Ludke e André (1986). Acoleta de dados se deu através de observações e entrevista semiestruturada realizadas com a professora em um CMEI da cidade de Manaus. Verificou-se que o estudo sobre a educação infantil é relevante para repensarmos acerca das práticas que estão sendo desenvolvidas nas instituições, ficou evidente o quanto é importante um profissional qualificado para trabalhar o desenvolvimento integral das crianças. A prática pedagógica do educador infantil tem que estar aliada à sua concepção de criança e infância, para isso ele precisa compreender de onde essa criança fala, reconhecendo-a como e sujeito de direitos, pois isso permite que o educador pense na criança como sujeito histórico de direitos que possui voz e deve ser sujeito ativo no processo de aprendizagem. Palavras-chave: prática pedagógica; educação infantil; infância; direito da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANGOTTI, M. Educação Infantil: para que, para quem e por quê? In: (Organizadora). Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 3 edições. ÁRIES, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro, 1986. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ Acesso em: 03 de abr. de 2020. BARBOSA, MARIA, Carmem, Silveira. Por amor e por força: rotinas na educaçãoinfantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília:1996. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica.Brasília: MEC, SEB, 2013. 44BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança edo Adolescente e dá outras providências. Diario Oficial da Uniao. Ano 1990, disponível em:https://cutt.ly/yECVBmB. Acesso em: 3 de abril,2022. CARR, E. H. Que é história? Trad. Lúcia Maurício de Alverga. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Docência em formação na educação infantil: fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2013. SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e Culturas da Infância. Instituto de Marcas dos Tempos: a Interculturalidade nas Culturas da Universidade do Minho. 2002. SARMENTO, Manuel Jacinto e PINTO, Manuel (1997). As Crianças e a Infância: definindo conceitos, delimitando o campo. Universidade do Minho. 2002. SARMENTO, Manuel J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade.2004. VIGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. . O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. _ . Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqPrática pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação infantil - uma reflexão voltada para prática pedagógica.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.