DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4996
Título: A contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolar
Título(s) alternativo(s): Storytelling in the second period of pre-school education
Autor(es): Carvalho, Márcia Regina Hoshihara
Orientador(es): Nascimento, Maria Evany do
Palavras-chave: Educação;História;Literatura;Education;History;Literature
Data do documento: 22-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CARVALHO, Márcia Regina Hoshihara. A contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolar. 2016. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um estudo de campo imanente à Contação de Histórias realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental localizada na Zona Centro-Sul de Manaus com o objetivo de investigar a importância da contação de histórias na educação infantil pré-escolar. Permitiu refletir de que forma a contação de histórias pode contribuir na formação de leitores, com turmas do segundo período da pré-escola. Além disso, apontou para as possíveis dificuldades encontradas pelos docentes na realização da contação de histórias. Quanto ao referencial teórico foram consultados: Abramovick, Coelho, Lajolo, Zilberman dentre outros. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser classificada como descritiva bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Quanto ao método de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Buscouse também através do questionário proposto as professoras, identificar as concepções e dificuldades das docentes a cerca da contação de histórias na sala de referência. A partir das análises realizadas percebeu-se que a contação de historia é relevante para a interação da criança com o mundo da leitura e da literatura infantil, portanto, deve estar presente na sala de referência. Palavras-chave: Educação. História. Literatura.
Abstract: The aim of this paper is to present the results of an immanent field study to storytelling held in a Municipal Elementary School located in South-Central Zone of Manaus in order to investigate the importance of storytelling in early childhood education pre- school. Allowed reflect how the storytelling can contribute to the formation of readers, with classes in the second period of pre-school. Furthermore, he pointed to the possible difficulties encountered by teachers in the realization of storytelling. As for the theoretical framework were consulted: Abramovick, Coelho, Lajolo, Zilberman and others. As for the methodology, the research can be classified as bibliographic and field descriptive qualitative approach. As for the data analysis method was chosen for content analysis. It also sought through the questionnaire proposed teachers identify the conceptions and difficulties of teaching about the storytelling in the reference room. From the analyzes it was noticed that the storytelling is relevant to the interaction of the child with the world of reading and children's literature, therefore, must be present in the reference room. Keywords: Education. History. Literature.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4996
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contação de histórias no segundo período na educação infantil pré-escolar.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.