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Título: O livro de literatura infantil: por uma leitura da palavra e da imagem
Título(s) alternativo(s): The children's literature book: for a reading of the word and the image
Autor(es): Camilo, Michelly de Araújo
Orientador(es): Andreatta, Elaine Pereira
Palavras-chave: Ilustrações;Texto;Livro infantil;Leitura;Illustrations;Text;Children's book;Reading
Data do documento: 21-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CAMILO, Michelly de Araújo. O livro de literatura infantil: por uma leitura da palavra e da imagem. 2016. 51 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho busca analisar as relações que se estabelecem entre texto e ilustração no livro de literatura infantil, bem como a importância da imagem para o texto no universo infantil, averiguando de que forma as ilustrações colaboram para o entendimento do texto verbal. Para tanto, realizou-se um levantamento teórico acerca do tema e uma análise das imagens presentes nos livros A Casa Sonolenta (2009), do autor Audrey Wood, ilustrado por Don Wood; Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão (1989), da autora Fernanda Lopes de Almeida, ilustrado por Alcy Linares; e Lino (2010), escrito e ilustrado por André Neves. Para análise, nos preocupamos em discutir acerca de como a relação entre as imagens e o texto podem ser atrativas para formação de novos leitores através dos seus recursos multimodais. É importante lembrar que para que se torne um bom leitor, a criança precisa se envolver e interagir com a obra literária, buscando significado naquilo que está lendo e compreendendo o texto e como este se relaciona com o mundo à sua volta, construindo significados para o que foi lido. No processo de formação do leitor, a leitura do verbal e do não verbal são fundamentais, além da necessidade dos leitores desenvolverem habilidades de letramentos múltiplos. Para isso é de suma importância que o livro tenha elementos essenciais que agradem aos olhos e um texto que encante e estimule a imaginação de quem o lê. Palavras-chave: Ilustrações; Texto; Livro infantil; Leitura.
Abstract: This work seeks to analyze the relationships that are established between text and illustration in children's literature, as well as the importance of the image to the text in the children's universe, ascertaining how the illustrations collaborate to the understanding of the verbal text. To this end, we conducted a theoretical survey on the subject and an analysis of the images present in the books A Casa Sonolenta (2009), by Audrey Wood, illustrated by Don Wood; Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão (1989), by Fernanda Lopes de Almeida, illustrated by Alcy Linares; and Lino (2010), written and illustrated by André Neves. For analysis, we are concerned with discussing how the relationship between images and text can be attractive for the formation of new readers through their multimodal resources. It is important to remember that to become a good reader, the child needs to engage and interact with the literary work, seeking meaning in what he is reading and understanding the text and how it relates to the world around him, building meanings for what was read. In the process of reader training, reading verbal and non-verbal are fundamental, in addition to the need for readers to develop multiple literacy skills. For this it is of paramount importance that the book has essential elements that please the eye and a text that enchants and stimulates the imagination of those who read it. Keywords: Illustrations; Text; Children's book; Reading.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4988
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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