DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marilza Carriel Amaro da-
dc.date.available2023-08-15T14:24:12Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationSILVA, Marilza Carriel Amaro da. A programação neurolinguística aplicada como recurso metodológico ao ensino da ortografia em uma turma do 4º ano do ensino fundamental. 2016. 58 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4986-
dc.description.abstractThis monograph aims to verify the effectiveness of Neurolinguistic Programming applied to the teaching of spelling. It was elaborated from a research carried out in the context of the project applied to the teaching of spelling. within the scope of the PIBID Teaching Initiation Program, in a school of the municipal public education network located in the city of Manaus, which aims to contribute to a better learning of students in the process of acquiring spelling. The theoretical foundation is established in the principles of NLP which is a theory in which its assumptions guide the development of teaching and learning skills and abilities; the relationship between speech and writing and learning spelling. The field of study consisted of 19 students from the 4th afternoon year of elementary school. The research approach is qualitative and action research was used as a method of approach, which includes participant observation and intervention plan. As a technique for data collection, diagnostic test and knowledge verification test were applied. This study consisted of three chapters: approach to the theoretical aspects fundamental to the study, methodology used to construct the research and, finally, the analysis and discussion of the data are presented. The results of this study show that NLP can bring good contributions to education, as it provides a foundation for much of what is already done in the area of pedagogy and also reaffirms and suggests strategies for more effective learning. Keywords: Spelling. NLP. Learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectPNLpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSpellingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA programação neurolinguística aplicada como recurso metodológico ao ensino da ortografia em uma turma do 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe neurolinguistic programming applied as a methodological resource to the teaching of spelling in a class of the 4th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:24:12Z-
dc.contributor.advisor1Martins, Silvana Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455709808630889pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Valteir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8354878877328251pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Jane Lindoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930560876080965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063311687491959pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo verificar a eficácia da Programação Neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia. Foi elaborada a partir de uma pesquisa realizada no contexto do projeto aplicada ao ensino da ortografia âmbito do Programa de Iniciação à Docência PIBID, em uma escola da rede pública municipal de ensino situada na cidade de Manaus, o qual visa contribuir para uma melhor aprendizagem dos alunos no processo da aquisição da ortografia. A fundamentação teórica é estabelecida nos princípios da PNL que é uma teoria em que os seus pressupostos orientam o desenvolvimento das competências e habilidades de ensino e de aprendizagem; da relação entre fala e escrita e na aprendizagem da ortografia. O campo de estudo foi constituído por 19 alunos do 4º ano vespertino do ensino fundamental. A abordagem da pesquisa é qualitativa e empregou-se como método de abordagem a pesquisa-ação, que inclui a observação participante e plano de intervenção. Como técnica para coleta de dados, foram aplicados testediagnóstico e teste de verificação dos conhecimentos. Este estudo constituiu-se de três capítulos: abordagem dos aspectos teóricos fundamentais ao estudo, metodologia utilizada para construção da pesquisa e, por último, são apresentadas as análises e discussões dos dados. Os resultados deste estudo mostram que a PNL pode trazer boas contribuições para a educação, pois fornece fundamentação para muito do que já se faz na área da pedagogia e, ainda, reafirma e sugere estratégias para uma aprendizagem mais eficaz. Palavras-chave: Ortografia. PNL. Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 2001. DILTS, Robert Brian; EPSTEIN, Todd. A. Aprendizagem Dinâmica I e II. São Paulo: Summus, 1999. FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 1992. FERNANDES, Ana Paula. A história da ortografia do português do Brasil. Disponível em http//www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/ii/completos/mesas/3/anapaulafernandes.pdf. Acesso em 15/04/16. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HOUAISS, A: VILLAR, M. S. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2010. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013. MEDINA, S. Z.; MIRANDA, A. R. M.; SILVA, M. R. O sistema ortográfico do português brasileiro e sua aquisição. Disponível em: http://www.projetoaspa.org/cristofaro/orientacao/ma/concluida/santos_ma.pdf. Acesso em: 10/04/16. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MORAIS, Arthur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2010. PORTAL Brasil. Acordo ortográfico só entrará em vigor em 2016. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/12/acordo-ortografico-so-entraraem-vigor-em-2016. Acesso em 15/04/16. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. ZORZI, Jorge Luiz. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. ______, Guia prático para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem: dislexia e outros distúrbios. Pinhais: Melo, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqNeurolinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.