DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4980
Título: Professora particular sim! o cuidado de si em aulas particulares durante a pandemia COVID-19
Título(s) alternativo(s): Private teacher yes! self-care in private lessons during the COVID-19 pandemic
Autor(es): Mamede, Renata Pereira
Orientador(es): Oliveira, Caroline Barroncas de
Palavras-chave: Cuidado de si;Aula particular;Auto narrativas;Self care;Private lesson;Self narratives
Data do documento: 25-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MAMEDE, Renata Pereira. Professora particular sim! o cuidado de si em aulas particulares durante a pandemia COVID-19. 2022. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O trabalho apresenta algumas reflexões originadas do objetivo de problematizar que aspectos do cuidado de si flui nos escritos de uma professora em formação, a partir da sua vivência em aulas particulares, durante a pandemia por COVID-19. Os objetivos específicos foram estudar sobre o cuidado de si em Foucault e a relação com a formação docente e o exercício do professorar em aulas particulares; Narrar acontecimentos decorrentes de aulas particulares a partir da vivência enquanto professora em formação, durante a pandemia COVID-19. Analisar aspectos do cuidado de si em enunciados oriundos dos acontecimentos decorrentes da narrativa de aulas particulares de uma professora em formação na pandemia Covid-19. Com reflexões sobre o impacto da pandemia em meio as aulas particulares e o cuidado de em Foucault, trago narrativas sobre como construí minhas aulas em meio ao período de isolamento e distanciamento social com crianças vivendo um período de incertezas no ensino escolar. Trata-se de uma pesquisa pós-crítica com aporte nos ensinamentos foucaultianos e centralizada nas narrativas (auto) biográficas que construíram essa jornada. Os aspectos do cuidado de si fluem em meio a construção de narrativas de aulas vivenciadas em um ambiente pandêmico de COVID-19 com sensibilidade, autorreflexão e uma busca incessante de processos pedagógicos inclusivos. Dessa forma, durante essas aulas foram construídos diálogos e vivências que contribuíram na formação de uma professora (re)aprendendo o seu ofício e tornando dele um fazedor de VOC-AÇÃO, isto é, uma ação do si em meio ao professorar em aulas particulares com singularidades. Palavras-Chave: Cuidado de Si. Aula Particular. Auto narrativas.
Abstract: The paper presents some reflections originating from the objective of problematizing which aspects of self-care flow in the writings of a teacher in training, from her her experience in private classes, during the COVID-19 pandemic. The specific objectives were to study the care of the self in Foucault and the relationship with teacher training and the exercise of teaching in private classes; Narrate events arising from private events arising from private classes from the experience as a teacher in training, during the teacher in training, during the COVID-19 pandemic. Analyze aspects of self-care in statements arising from the events resulting from the narrative of private of private lessons of a teacher in training in the Covid-19 pandemic. With reflections on the impact of the pandemic in the midst of private lessons and the care in Foucault, I bring narratives about how I built my classes in the midst of the period of isolation and social distancing with children living in a period of uncertainties in school education. This is a post-critical research with support in the Foucauldian Foucauldian teachings and centered on the (auto) biographical narratives that built this journey. built this journey. Aspects of self-care flow amid the construction of construction of narratives of classes experienced in a pandemic environment of COVID-19 with sensitivity, self-reflection and an incessant search for inclusive pedagogical processes. inclusive pedagogical processes. Thus, during these classes, dialogues and dialogues and experiences were built that contributed to the formation of a teacher (re)learning her craft and making it a maker of VOC-ACTION, that is, an action of the self in the midst of the action of the self in the midst of teaching in private classes with singularities. Keywords: Self-care. Private Lesson. Self-narratives.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4980
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professora particular sim! o cuidado de si em aulas particulares durante a pandemia COVID-19.PDF422,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.