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dc.contributor.authorLucena, Patrícia Soares-
dc.date.available2023-08-08T14:27:18Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationLUCENA, Patrícia Soares. Os limites e as possibilidades do movimento de educação de base no município de Tefé-AM (1970-1975). 2022. 77 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4975-
dc.description.abstractThis work entitled "The Limits and Possibilities of the Basic Education Movement in the Municipality of in the Municipality of Tefé/AM (1970-1975)" aims to understand how the Grassroots Education Movement education movement developed its educational action in the municipality of Tefé, from 1970 to 1975, and as specific 1970 to 1975, and as specific, to discuss the trajectory and endeavours of Dom Joaquim and endeavours of Dom Joaquim de Lange in Tefé; to identify the functions performed by the monitors and supervisors of the MEB of Tefé and to ascertain the contributions and actions developed by MEB to the riverside population. population. The research is theoretically based on Wanderley (1984), Mainwaring (1989), Le Goff (1989)(1989), Le Goff (1990), Beozzo (2001), Fávero (2006), Alberti (2005); as for the method, method, we adopted the form of historical analysis known as Micro-History, since we intend to understand the MEB at the regional level, seeking to hover over its particularities and singularities. singularities. With regard to documentary sources, we used journalistic journals, official documents, as well as structured interviews. The Basic Education Movement Movement was created in 1961, in partnership between the National Conference of Bishops of Brazil and the Federal Government. The MEB set out to literate and politicise the populations of the underdeveloped regions of the underdeveloped regions of the country such as the Northeast, North and Centre-West. In Tefé, the project was implemented in 1963 by Bishop Joaquim de Lange and ended its activities in 2003. 2003. At times, the MEB in Tefé played a politicising role, while at others it simply took on the role of only the role of literacy and evangelising the population. The MEB helped to reduce illiteracy illiteracy, because according to IBGE, in 1970, Amazonas had a rate of 37.3 per cent of illiterate people aged 15 years old. of illiterate people aged 15 or over, which only decreased to 15.5% in 2000. in 2000. The MEB also contributed to the human promotion, groupisation, associationism and professionalisation of the population. Keywords: Basic Education Movement; Catholic Church; Popular Education; Tefé.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento de educação de basept_BR
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectTefé-AMpt_BR
dc.subjectBasic education movementpt_BR
dc.subjectCatholic Churchpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.titleOs limites e as possibilidades do movimento de educação de base no município de Tefé-AM (1970-1975)pt_BR
dc.title.alternativeThe limits and possibilities of the basic education movement in the municipality of Tefé-AM (1970-1975)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T14:27:18Z-
dc.contributor.advisor1Fonseca, Leonardo Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521296735755865pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Raimundo Sidnei dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939166076843358pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Neylanne Aracelli de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0445634370547774pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2286188901273722pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho intitulado “Os Limites e as Possibilidades do Movimento de Educação de Base no Município de Tefé/AM (1970-1975)” tem como objetivo geral compreender como o Movimento de educação de Base desenvolveu sua ação educativa no município de Tefé, de 1970 a 1975, e como específicos, discutir a trajetória e os empreendimentos de Dom Joaquim de Lange, em Tefé; identificar as funções desempenhadas pelos monitores e supervisores do MEB de Tefé e averiguar as contribuições e ações desenvolvidas pelo MEB à população ribeirinha. A pesquisa está fundamentada teoricamente em Wanderley (1984), Mainwaring (1989), Le Goff (1990), Beozzo (2001), Fávero (2006), Alberti (2005); quanto ao método, adotamos a forma de análise histórica conhecida como Micro-História, já que pretendemos compreender o MEB a nível regional, buscando pairar sobre as suas particularidades e singularidades. No que diz respeito às fontes documentais, utilizamos periódicos jornalísticos, documentos oficiais, bem como entrevistas estruturadas. O Movimento de Educação de Base foi criado em 1961, com parceria entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal. O MEB se propôs a alfabetizar e politizar as populações das regiões subdesenvolvidas do país como o Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Em Tefé, o projeto foi implantado no ano de 1963 pelo bispo Dom Joaquim de Lange e encerrou suas atividades em 2003. O MEB de Tefé, em alguns momentos, desempenhou um papel de politizador e em outros assumiu apenas o papel de alfabetizar e evangelizar a população. O MEB ajudou na diminuição do analfabetismo, pois de acordo com o IBGE, em 1970, o Amazonas detinha uma taxa 37, 3 de analfabetos de 15 anos ou mais, o que só veio a diminuir chegando a 15,5 % de analfabetos em 2000. O MEB também contribuiu para a promoção humana, grupalização, associativismo e profissionalização da população. Palavras-chave: Movimento de Educação de Base; Igreja Católica; Educação Popular; Tefé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação popularpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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