DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Letícia Tavares-
dc.date.available2023-08-04-
dc.date.available2023-08-07T16:07:25Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Tavares. Remição penal por meio da leitura: uma análise dos textos produzidos na unidade prisional em Parintins entre os anos de 2019 a 2021. 2023. 46f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4972-
dc.description.abstractThe present work whose theme had as main objective was to analyze the texts described by the students of the Vitorio Barbosa School located in the Prison Unit of Parintins, between the years 2019 to 2021. For foundation and theoretical and methodological support, the study is supported by authors such as Cosson (2009), Neves (1996), Martins (2006), Moreira (2002), among others. Other authors who corroborate the theme, and thus we enter the theme, with greater autonomy considering previous research carried out. The research is qualitative, followed by a phenomenological approach, followed by text analysis techniques which emerged from the readings of literary books. The results emerged from the analyses, which we believe can contribute to providing society with a positive response within the adverse conditions in which the students of the Municipal School Vitoria Barbosa in Parintins, located in the prison unit, experience between the educational context and the prison of the freedom so that they can serve their sentence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRemisão Penalpt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.titleRemição penal por meio da leitura: uma análise dos textos produzidos na unidade prisional em Parintins entre os anos de 2019 a 2021pt_BR
dc.title.alternativePenal remission through reading: an analysis of the texts produced in the prison unit in Parintins between the years 2019 to 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T16:07:25Z-
dc.creator.ID021.348.272-03pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Luis Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho cuja temática teve como objetivo principal analisar os textos descritos pelos alunos da Escola Vitorio Barbosa localizada na Unidade prisional de Parintins, entre os anos de 2019 a 2021. Para fundamentação e aporte teórico e metodológico o estudo está apoiado em autores como Cosson (2009), Neves (1996), Martins (2006), Moreira (2002), entre outros autores que corroboram com o tema, e assim adentrarmos na temática, com maior autonomia considerando pesquisas anteriores realizadas. A pesquisa é qualitativa, seguida por uma abordagem fenomenológica, seguida das técnicas de análises de textos os quais surgiu a partir das leituras realizadas de livros literários. Os resultados surgiram a partir das análises, os quais acreditamos poder contribuir para proporcionar a sociedade uma resposta positiva dentro das condições adversas nas quais os alunos da Escola Municipal Vitoria Barbosa em Parintins, localizada na unidade prisional, vivenciam entre o contexto educacional e a prisão da liberdade para que possam cumprir a sua sentença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, J.J.F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2007. Disponível em: http://200.17.137.109:8081/xiscaone/courses-1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografica.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2021. AMAZONAS. Conselho Estadual de Educação. Proposta Curricular do Ensino Fundamental e Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Manaus: AM, 2008. APARÍCIO, Laynara Cordeiro. Educação prisional: o processo de formação do aluno-detento na unidade prisional de Tabatinga-AM. Tabatinga – AM, 2017. BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara de Educação Básica (CEB). Parecer CNE/CEB nº 4/2010. Assunto: Diretrizes nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Relator: Adeum Hilário Sauer. Aprovado em: 9 mar. 2010. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. Diário Oficial da União, Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 de dezembro de 2021. CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. 11. Ed. Petrópolis: Vozes, 1979. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo. Ed. Contexto, 2006. _____________. Letramento Literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. CNJ. Conselho Nacional de Justiça. Regulamentada a remição de pena por estudo e leitura na prisão. 5 de maio de 2021. Disponível em: Regulamentada a remição de pena por estudo e leitura na prisão - Portal CNJ. Acesso em: 20/08/2022. 44 Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III), em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 20 de novembro de 2021. DUARTE, Haroldo Pereira. Educação formal e prevenção da criminalidade: uma análise do caso brasileiro. Belo Horizonte, 2010. ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. – 2. ed. rev. e aum. – Campinas, SP: Pontes, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, (Paulo Freire Pedagogia do oprimido). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ____________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. ____________. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (Paulo Freire Pedagogia da autonomia). São Paulo: Paz e Terra, 1996. ____________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. ____________; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003. FORGHIERI, Y.C. Fenomenologia e Psicologia. Cortez, São Paulo, 1984. GARCIA, Fabiane Maia; SOUZA, Gerusa Moraes de. Educação aos privados de liberdade no Amazonas: correntezas de um direito. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 4, p. 746 - 774, Out./Dez. 2019. 45 JARDIM, Alyne de Souza; GALHARDO, Irma; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. O letramento literário: a literatura escolarizada. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 307-320, maio/ago. 2019. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2.ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações Subsecretaria de Edições Técnicas, Brasília, 2005. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%207.210%2C%20DE%2011%20DE%20JULHO%20DE%201984.&text=Institui%20a%20Lei%20de20Execu%C3%A7%C3%A3o%20Penal.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20execu%C3%A7%C3%A3o%20penal,do%20condenado%20e%20do%20internado. Acesso em: 20 de novembro de 2021. LUSSANI, Brendom da Cunha. A relevância de se ler também nas entrelinhas. Lajeado, 2018. MACHADO, Danielle H. A.; CAZINI, Janaína Machado. Inclusão e Educação. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. MATTOS, CLG. A abordagem etnográfica na investigação científica. In MATTOS, CLG., and CASTRO, PA., orgs. Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. pp. 49-83. ISBN 978-85-7879-190-2. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006. MARX, K. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São Paulo: Centauro, 2006. 46 MOREIRA, M.A. Pesquisa em educação em ciências: métodos qualitativos. Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias. Universidad de Burgos, Espanha; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Texto de Apoio n° 14. Publicado em Actas del PIDEC, 4:25-55, 2002. MOTERANI, Natalia Gonçalves. O modelo ideológico de letramento e a concepção de escrita como trabalho: um paralelo. Maringá-Paraná, v. 35, n. 2, p. 135-141, Apr.-June, 2013. NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, V. 1, nº 3, 2º sem./1996. PAZ, Márcio Alfaia da; JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos. Educação de Jovens e Adultos: a situação do ensino na unidade prisional de Parintins e experiência inovadora. Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Parintins – AM, 2012. PRADO, Alice Silva do. Educação nas prisões: desafios e possibilidades do ensino praticado nas unidades prisionais de Manaus. Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL; Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS. Manaus – AM, 2015. REIS, Andreia Rezende Garcia; MARANGON, Renata. Letramento: Um novo olhar sobre as práticas de leitura e escrita na escola. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery http://re.granbery.edu.br - ISSN 1981 0377 – N. 3, JUL/DEZ 2007. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de educação. Poço de Caldas – MG, 2003. SOUZA, Gilliane Bento de. Leitura e escrita na EJA: Por um letramento que: “nos ajude a aprender mais do que a gente já sabe”. Guarabira – PB, 2014. VENTURELLI, Paulo. A leitura do literário como prática política. Editora da UFPR, Revista Letras. Curitiba, n. 57, p. 149-172. jan./jun, 2002.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.