DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4970
Título: O lugar da Literatura Infantojuvenil nas práticas de leitura do 7º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso em uma Escola Publica de Parintins
Título(s) alternativo(s): The place of Children's Literature in the reading practices of the 7th year of Elementary School: a case study in a Public School of Parintins
Autor(es): Aquino, Evelyn Tenório de
Orientador(es): Sicsú, Delma Pacheco
Palavras-chave: Literatura;Infantojuvenil;Prática Leitora;Sala de Aula
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AQUINO, Evelyn Tenório. O lugar da Literatura Infantojuvenil nas práticas de leitura do 7º ano do Ensino Fundamental um estudo de caso em uma Escola Publica de Parintins. 2023. 62f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta o caminho percorrido pela literatura infantojuvenil desde seu surgimento até sua utilização em sala de aula como fonte de conhecimentos e informações para crianças e adolescente que estão inseridos no mundo da leitura. Seu objetivo é verificar como ocorre a utilização da literatura infantojuvenil no 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Parintins. A metodologia dessa pesquisa é composta por pesquisa bibliográfica e exploratória de abordagem qualitativa, o método de abordagem escolhido foi o dialético e realizou-se uma pesquisa de campo. Os principais teóricos que embasaram essa pesquisa são Cadermatori (2010) Coelho (2000) Lajolo e Zilberman (2007) Solé (1998) Zylberman (2005, 2012, 2012). Portanto, esse trabalho apresenta resultados de como a literatura infantojuvenil é utilizada na promoção leitora de crianças e adolescentes de uma escola de ensino fundamental de Parintins/AM.
Abstract: This work presents the path taken by children's literature from its emergence to its use in the classroom as a source of knowledge and information for children and adolescents who are inserted in the world of reading. Its objective is to verify how the use of children's literature occurs in the 7th year of elementary school in a public school in Parintins. The methodology of this research is composed of bibliographical and exploratory research with a qualitative approach, the method of approach chosen was the dialectical one and a field research was carried out. The main theorists who supported this research are Cadermatori (2010) Coelho (2000) Lajolo and Zilberman (2007) Solé (1998) Zylberman (2005, 2012, 2012). Therefore, this work presents results of how children's literature is used in the reading promotion of children and adolescents in an elementary school in Parintins/AM.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4970
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.