DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo , Karina Brandão-
dc.date.available2023-08-03-
dc.date.available2023-08-07T15:58:43Z-
dc.date.issued2023-04-06-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Karina Brandão. Palavras e expressões parintinenses no cotidiano de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Publica de Parintins - AM. 2023. 34f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4969-
dc.description.abstractThis work is based on bibliographic research and presents the results of an analysis made in Parintinenses words and expressions in the daily life of students of the 8th grade of elementary school in a public school of Parintins. It proposes a reflection on the linguistic variations of the locality spoken by the students and the Portuguese the standard taught by the school. This is based on the following theorists, Sergio Freire, Irandé Antunes, Marcos Bagno and others. For data collection, bibliographic research and field research were used, where questionnaires were launched in two classes of the 8th grade of elementary school. From this material were collected results of the analysis made in the questionnaires of the students and also in the interviews made with the teachers of each of the classes. The results indicate that the words and expressions are present in the classroom, however being worked in a less evasive way by the teachers, who are also responsible for teaching the Portuguese standard.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavraspt_BR
dc.subjectExpressõespt_BR
dc.subjectVariações Linguísticaspt_BR
dc.subjectPortuguês Padrão.pt_BR
dc.titlePalavras e expressões parintinenses no cotidiano de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Publica de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeWords and expressions from Parintins in the daily life of students of the 8th year of Elementary School in a Public School in Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:58:43Z-
dc.creator.ID04237504298pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maris Celeste de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luis Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662595655188770pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Katriana Jacauna Farias-
dc.description.resumoEste trabalho é embasado em pesquisa bibliográfica e apresenta resultados de uma análise feita em palavras e expressões parintinenses no cotidiano dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Parintins. Propõe uma reflexão sobre as variações linguísticas da localidade falada pelos alunos e o português padrão ensinado pela escola. Esta, fundamenta -se nos seguintes teóricos, Sergio Freire (2011), Irandé Antunes (2012), Marcos Bagno (2009) e outros. Para coleta de dados utilizou- se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde foram lançados questionários em duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental. A partir desse material foram coletados resultados da análise feita nos questionários dos alunos e também nas entrevistas feitas com as professoras de cada uma das turmas. Os resultados apontam que as palavras e expressões estão presentes em sala de aula, no entanto, sendo trabalhada de forma menos evasiva pelos professores, que também são responsáveis por ensinar o português padrão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003. ANTUNES, Irandé. O território das palavras: estudo do léxico em sal de aula. São Paulo: Parábola editorial, 2012. BAGNO, Marcos. Português ou Brasileiro? São Paulo. Editora: Parábola, 2001. ____________. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia de variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007; ____________. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 52º edição. Outubro 2009. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1999. BARONI; Gabriele de Couto; SANTOS, Ione Aires; SOUZA, Josiane da Silva. Léxico e Semântica: denotação e conotação abordagens e reflexões a acerca dos efeitos de sentido. Cadernos CNLF, Vol.XI, nº 11, Rio de Janeiro; 2008; BRAGA, Luciana Souto e. Preconceito linguístico na sala de aula: investigando suas ocorrências e trabalhando por sua eliminação – 2021; CANÇADO, M. Manual de Semântica. São Paulo: contexto, 20012. FERREIRA, Lúcia Gracia; LIMA, Daniel Fernandes. Linguagem, Cultura e Educação. Concepções: Revela. Período de divulgação cientifica da FALS. Março de 2008. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Cientifica ao alcance de todos. 3. Ed. Manaus, AM: Valer, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 41.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FREIRE, Sérgio. Amazonês: Palavras e Expressões e termos usados no Amazonas. Manaus. Editora: Valer 2011. GOMES, Ana Paula Quadros; MENDES, Luciana Sanchez. Para conhecer a Semântica. São Paulo: Contexto, 2018, 2020. GOMES, Ana Paula Quadros. Explorando o significado em sala de aula. 1 ed. Campinas, SP: Pontes editora, 2023. GOMES, Ana Paula Quadros. Contribuições da semântica formal para o ensino de língua materna: a quantidade nominal. Revista Linguística, Rio de Janeiro, 2020. LIMA, Cleane. Parte da Linguística que estuda o significado das palavras. Educa + Brasil; 2019. LIMA, Merianne da Silva. A variedade coloquial do português Brasileiro e o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental de 5º a 8º série. Parintins- AM; 2008. MENDES, Eber da Cunha. Métodos e técnicas de pesquisa. Serra, ES: Centro de Ensino Superior Fabra, 2016. OLIVIA, Debora Regina Soares de; NOBRE, Gelcimara de Lima; OLIVEIRA, Lucia Helena Soares de; SILVA, Cirlande Cabral da. O método hipotético dedutivo no ensino fundamental. Revista REAMEC, Cuiabá – MT, v.6, n. especial, 2018. PODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Emanicesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2º edição. Editora Feevale, 2013. SÁ, Edimilson José de. Estudos de variações linguística: o que é preciso saber e por onde começar. São Paulo: Texto novo, 2007. SILVA, Paulo Cesar Garré; Souza Antônio Paulino de. Língua e sociedade influências mútuas no processo de construção sociocultural. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v.10; 2017. SILVA, Daniel da Rocha. Fala e escrita de gírias: análise, descrição e possibilidades em sala de aula. Relacult – Revista Latina Americana de Estudos em cultura e sociedade; v. 04. Nº 01, jan-abr, 2018. SILVIA, Lygia de Assis. Como trabalhar a variação linguística na sala de aula? Conedu. VII congresso Nacional de Educação – Maceió – AL. 2020. SILVIA, Rosa Virginia Mattos e. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: parábola editorial, 2004. SOUZA, José Wellisten Abreu; FERRAZ, Mônica Mano Trindade. Semântica e ensino de língua portuguesa: Uma proposta de análise dos documentos direcionadores nacionais. Anais do SILEL. V.3, N. 1 Uberlândia: EDUFU, 2013. SOUZA, Marcio. História da Amazônia. Eletrônico: do pré-colombiano aos desafios do século XXI. 1. Ed. Rio de Janeiro. Record, 2019. VALADARES, Flavio Biasutti. Revisando a noção de gírias: do conceito à dinarizaçao. Dominios de línguazem. Revista Eletrônica de Linguística. Volume 5, 5°1- 1° semestre, 2011.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.