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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Dayane Pontes-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2023-08-07T15:52:02Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Dayane Pontes de. Desafios do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa Escrita para acadêmicos surdos do curso de letras do CESP/UEA. 2023. 55f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4964-
dc.description.abstractThe theme based on the “Challenges of teaching and learning the written Portuguese language for deaf academics in the CESP/UEA language course”, brings up discussions that involve current public policies of inclusion that have enabled access for people with disabilities both in education basic as well as higher education. In addition to promoting inclusion, it is necessary to mobilize alternatives so that students can develop their potential. Therefore, this work aims to identify the main difficulties faced by deaf academics of the Literature Course, with regard to the use of the Portuguese language, in the formal written modality, describing the challenges faced by deaf academics and teachers. Thus, this study qualifies as field research through a case study of a qualitative nature insofar as it intends to describe and analyze a social reality, it is based on the research carried out by Daroque (2011), Quadros (2004), Pereira (2014), Quadros and Schmiedt (2006) and Souza et al (2020), among other theorists of Portuguese language teaching for the deaf. From the data obtained, it is considered that the teaching-learning process in higher education for the training of deaf teachers is undergoing adaptations so that they meet the needs of deaf academics who enter universities and face difficulties, mainly of a linguistic nature. , in reading, interpreting and producing texts written in Portuguese.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEscrita Formalpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleDesafios do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa Escrita para acadêmicos surdos do curso de letras do CESP/UEApt_BR
dc.title.alternativeChallenges of the Teaching-Learning of the Written Portuguese Language for deaf academics of the CESP/UEA language coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:52:02Z-
dc.creator.ID021961302-81pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keila de Freitas Amoedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Mariê Augusta de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8689720523705646pt_BR
dc.description.resumoA temática pautada nos “Desafios do ensino-aprendizagem da língua portuguesa escrita para acadêmicos surdos no curso de letras do CESP/UEA”, traz à tona discussões que envolvem as políticas públicas de inclusão atuais que possibilitaram o acesso de pessoas com deficiência tanto na educação básica quanto no ensino superior. Além de promover a inclusão, é necessário mobilizar alternativas para que os estudantes possam desenvolver suas potencialidades. Por isso, este trabalho tem como objetivo a identificação das principais dificuldades enfrentadas por acadêmicos surdos do Curso de Letras, no que diz respeito utilização da Língua Portuguesa, na modalidade escrita formal, descrevendo os desafios enfrentados pelos acadêmicos surdos e professores. Com isso, este estudo qualifica-se como pesquisa de campo por meio de estudo de caso de natureza qualitativa na medida em que pretende descrever e analisar uma realidade social, tem como base as pesquisas desenvolvidas por Daroque (2011), Quadros (2004), Pereira (2014), Quadros e Schmiedt (2006) e Souza et al (2020), dentre outros teóricos do ensino de língua portuguesa para surdos. A partir dos dados obtidos, considera-se que o processo ensino-aprendizagem no ensino superior para a formação de professores surdos está passando por adequações para que se atendam às necessidades dos acadêmicos surdos que ingressam nas universidades e enfrentam dificuldades, principalmente, de natureza linguística, na leitura, interpretação e produção de textos escritos em língua portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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