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dc.contributor.authorSantos, Ponciana da Silva dos-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:47:03Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4959-
dc.description.abstractPlayfulness is used and increasingly debated by professionals in early childhood education. The playful encompasses all categories of play, namely games, games and toys. The ludic is related to playing, which is a predominant aspect in children's lives since the most remote times of humanity, and therefore deserves an emphasis on education as an instrument of transformation. The general objective of this research was to collect bibliographical data about the importance of play as an incentive in the teaching-learning process in the school context, specifically in Early Childhood Education. For that, it was based on the following specific objectives: to understand the difference between ludic, game, toy and joke; to present the relationship between playfulness and the teaching-learning process; to explain the importance of ludic activities in early childhood education and to emphasize the role of the educator as a mediating agent in this process, as a conductor of classes with the application of ludic activities. The research had a bibliographical character, of the qualitative type. The research was carried out through several readings on the subject, so that its significant importance in the teaching-learning process of the child in this phase of Basic Education could be highlighted, as well as to characterize the role of playfulness as an incentive for children's learning, contributing still stops with the construction of the cognitive, motor, social, emotional and ethical foundations already in early childhood. Kishimoto, Almeida, Andrade, Oliveira e Dias, Cardoso and Batista, Souza and França, among others, were authors considered of paramount importance for the realization of the theoretical foundation of this research. Playfulness is understood as an important factor in facilitating the teaching-learning process in Early Childhood Education. Ludic activities play an important role in children's learning in early childhood and teachers, as mediators in this process, can prove that it is really possible to bring together, within the same situation, ludic activities and education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLudicidade. Ensino-Aprendizagem. Educação Infantil.pt_BR
dc.subjectPlayfulness. Teaching-Learning. Child education.pt_BR
dc.titleEducação Infantil: A ludicidade como incentivo para o desenvolvimento da aprendizagem Tabatinga – AM 2023pt_BR
dc.title.alternativeEarly Childhood Education: Playfulness as an incentive for the development of learning Tabatinga – AM 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:47:03Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jorge Barbosa de-
dc.description.resumoA ludicidade é utilizada e cada vez mais debatida pelos profissionais em educação no ensino infantil. O lúdico abrange todas as categorias do brincar, sendo elas os jogos, a brincadeira e o brinquedo. O lúdico está relacionado ao brincar, o que é um aspecto predominante na vida das crianças desde os tempos mais remotos da humanidade, por isso merece uma ênfase na educação como instrumento de transformação. O objetivo geral desta pesquisa foi coletar dados bibliográficos acerca da importância do lúdico como incentivador no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar, especificamente na Educação Infantil. Para tanto, teve como base os seguintes objetivos específicos: compreender a diferença entre lúdico, jogo, brinquedo e brincadeira; apresentar a relação entre o lúdico e o processo ensino-aprendizagem; explicitar a importância do lúdico no ensino infantil e salientar o papel do educador como agente mediador desse processo, como condutor de aulas com aplicação do lúdico. A pesquisa teve caráter bibliográfico, do tipo qualitativa. A pesquisa foi realizada através de diversas leituras acerca do tema, para que se pudesse pôr em pauta sua significativa importância no processo de ensino-aprendizagem da criança nessa fase da Educação Básica, assim como caracterizar o papel da ludicidade como incentivadora da aprendizagem infantil, contribuindo ainda para com a construção das bases cognitiva, motora, social, emocional e ética já na primeira infância. Kishimoto, Almeida, Andrade, Oliveira e Dias, Cardoso e Batista, Souza e França, entre outros, foram autores e autoras considerados de suma importância para a realização da fundamentação teórica desta pesquisa. A ludicidade é compreendida como importante fator na facilitação do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. As atividades lúdicas exercem um importante papel na aprendizagem das crianças na primeira infância e os professores como sendo os mediadores deste processo podem comprovar que, é possível realmente reunir dentro da mesma situação, o lúdico e o educar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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