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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Antonio Donaldson Pereira-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2023-08-07T15:42:01Z-
dc.date.issued2023-04-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Antonio Donaldson Pereira do.Marcas de oralidade em produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Parintins - AM. 2023. 72f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4956-
dc.description.abstractLanguage modalities present variations, whether oral language or textual language, such variations according to current social concepts are presented as “errors”. However, such concepts are against the arguments of scholars in the field of language. Since for them, the deviations that occur in a language are variations that occur due to several factors. This study discusses the oral and written modalities of the Portuguese language, but specifically about orality marks. The subjects of our work are 9th grade students from a state public school in Parintins-Am, as well as two Portuguese language teachers who work directly with these students. The methodology presents a qualitative nature, since the interpretation and description of the data is sought. It is constituted through bibliographical, field and descriptive research. Thus, we use as theoretical support the studies of Bessa (2012), Marcuschi (2010), Sá (2007), Bagno (2008), as well as other scholars who make their contributions on matters relevant to this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem Oralpt_BR
dc.subjectLinguagem Escritapt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleMarcas de oralidade em produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeOrality marks in textual productions of students in the 9th grade of elementary school in a public school in the city of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:42:01Z-
dc.creator.ID026613682-64pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maris Celeste de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Cerdeira , Weslley Dias Cerdeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093734235350350pt_BR
dc.description.resumoAs modalidades da língua apresentam variações, sejam elas linguagem oral ou linguagem textual, tais variações de acordo com os conceitos sociais vigentes são apresentadas como “erros”. No entanto, tais conceitos mostram-se contra os argumentos de estudiosos da área da linguagem. Visto que para eles, os desvios que acontecem em uma língua, trata-se de variações que acorrem por diversos fatores. Este estudo, discorre acerca das modalidades oral e escrita da Língua Portuguesa, mas especificamente a respeito das marcas de oralidade. Os sujeitos de nosso trabalho são alunos do 9º ano de uma escola estadual da rede pública de Parintins-Am, bem como duas professoras de Língua Portuguesa que trabalham diretamente com esses alunos. A metodologia apresenta-se de cunho qualitativo, visto que, busca-se a interpretação e descrição dos dados. Constitui-se através de pesquisas bibliográfica, de campo e pesquisa descritiva. Assim, utilizamos como aporte teórico os estudos de Bessa (2012), Marcuschi (2010), Sá (2007), Bagno (2008), bem como outros estudiosos os quais fazem suas contribuições sobre assuntos relevantes a este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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