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dc.contributor.authorJaramillo , Yana dos Reis-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:36:57Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4953-
dc.description.abstractThe present work has as its theme a study in the 3rd year of elementary school about the teaching and learning process of addition of a student with ADHD in the regular classroom through problem solving, whose objective is to verify how children with ADHD develop in relation to learning mathematics from methodologies involving manipulation of materials concrete objects and playful activities, considering the Problem Resolution approach. Problems in regular public school classrooms. Specifically observed the interaction of a child with ADHD, with his peers and teachers, in the process of teaching and learning Mathematics in the Years Initials in a regular room, aspects related to the construction of the knowledge of the meanings of addition and decimal numbering system, through of the QVL and activities with concrete didactic material and, from activities developed in the regular classroom and reflect on the activities developed in in order to understand if they provided an opportunity for an inclusive teaching of Mathematics in a class in the early years with the presence of a student with ADHD. work is from qualitative nature, and the data collection method was participant observation. Regarding the results, the impossibility of finalizing the field research that, consequently, did not allow to describe the contributions of the Problem Solving approach in learning addition and its meanings of a student with ADHD. Yet, through the observations made before the conviviality and relationship in a regular room and the analysis of the results and the ways in which they identified themselves from the perspective of building learning of this student in the mathematics discipline had a positive effect. In that sense, the vast knowledge acquired throughout the course of the research, opened new horizons and visions about the reality of a regular classroom and the many challenges that teachers face due to the precariousness of lack of policies public institutions to meet all the demands that these children need to, in actually have access to quality learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especial. Educação Matemática. Adição. Resolução de problemas. TDAH. Anos iniciaispt_BR
dc.subjectSpecial education. Mathematics Education. Addition. Resolution of problems. ADHD. early yearspt_BR
dc.titleProcesso de Ensino e Aprendizagem de adição de um aluno com TDAH em sala de aula regular por meio da resolução de problemas: Um estudo do 3° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and Learning Process of adding a student with ADHD in a regular classroom through problem solving A study of the 3rd year of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:36:57Z-
dc.contributor.advisor1Nascimento, Rainey Ferreira do-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como temática um estudo no 3º ano do ensino fundamental acerca do processo de ensino e aprendizagem de adição de um aluno com TDAH em sala de aula regular por meio da resolução de problemas, cujo objetivo é verificar de que maneira, crianças com TDAH se desenvolvem em relação a aprendizagem matemática a partir de metodologias que envolvam manipulação de materiais concretos e atividades lúdicas, considerando a abordagem de Resolução de Problemas em salas de aulas regulares de escolas públicas. Especificamente observou-se a interação de uma criança com TDAH, com seus colegas e professores, no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais em uma sala regular, identificou-se aspectos relacionados a construção do conhecimento dos significados da adição e sistema de numeração decimal, por meio do QVL e atividades com material didático concreto e, a partir de atividades desenvolvidas na sala de aula regular e refletir sobre as atividades desenvolvidas a fim de perceber se oportunizaram um ensino inclusivo de Matemática em uma turma regular dos anos iniciais com a presença de um aluno com TDAH. O trabalho é de natureza qualitativa, e o método de coleta de dados foi a observação participante. Acerca dos resultados inicialmente ressalta-se a inviabilidade de finalização da pesquisa de campo que, consequentemente não permitiu descrever as contribuições da abordagem da Resolução de Problemas no aprendizado de adição e seus significados de um aluno com TDAH. Ainda assim, através das observações feitas ante o convívio e relacionamento em uma sala regular e das análises dos resultados e as formas pelos quais se identificaram sob a ótica na construção do aprendizado deste aluno na disciplina de matemática teve um efeito positivo. Nesse sentido, o vasto conhecendo adquirido durante todo o percurso da pesquisa, abriu novos horizontes e visões sobre a realidade de uma sala de aula regular e os muitos desafios que os professores enfrentam frente a precariedade de falta de politicas publicas para atender a todas as demandas que essas crianças necessitam para, de fato ter acesso a uma aprendizagem de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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