DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Abraão-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:25:43Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4945-
dc.description.abstractBarros (2005, p.32)“the great knot of relations between family and school, however, has to be untied in the field of values”, many families have placed this responsibility on the teachers and school, which in turn, and despite having a very important role in the life of of the student, regarding the teaching of values, must be based on the knowledge acquired by child at home, that is, both the family and the school need to simultaneously seek to be partners, creating and shaping value and for the child's growth as an individual Social. And through these values that form good citizens with another level of knowledge, another condition of cultural and social thought”. In this sense, it is worth noting that for For this transformation to happen, it is necessary that the school and the family are interconnected in the follow-up family/school, school/family. The school needs to encourage parents about the importance of school monitoring. Certainly with this disposition of the family, it is essential that students do not evolve in the learning term, which interferes with writing and reading, making correct use of them. This research was based on the analysis made according to data obtained from educators, parents and guardians, pedagogical support and school management Pedro Teixeira State School and in the observation of the 2nd year class “A” and “B”. based on answers, an analysis was made with the results obtained to give coherence in the work of search. And to obtain the data, qualitative and bibliographical research were used, observation, participation, questionnaires and interview. It was concluded that if the family and the school work together, and each institution performs its function the level of learning of students will be quite high. It is not enough for the school to participate in the student's school life if the family does not do its part in the due follow-uppt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação; acompanhamento familiar; aprendizagem.pt_BR
dc.subjectEducation; family support; learning.pt_BR
dc.titleA importância do acompanhamento da família do 2° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Pedro Teixeirapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of monitoring the family of the 2nd year of elementary school at the Pedro Teixeira State Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:25:43Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.description.resumoBarros(2005,p.32)“o grande nó das relações entre família e escola, no entanto, tem de ser desatado no terreno dos valores”, muitas famílias tem jogado essa responsabilidade para os professores e escola, que por sua vez, e apesar, de possuir um papel muito importante na vida do aluno, quanto ao ensino de valores, deve ser embasada no conhecimento adquiro pela criança em seu lar, ou seja, tanto a família, quanto a escola precisam sincronicamente buscar serem parceiras, criando e moldando valor e para o crescimento da criança como indivíduo social. E atraves desses valores que formam bons cidadãos com outro nível de conhecimento, outra condição de pensamento cultural e social”. Nesse sentido vale destacar que para que aconteça essa transformação é necessário que escola e a família estejam interligadas no acompanhamento família/ escola, escola/ família. A escola precisa estimular os pais sobre a importância do acompanhamento escolar. De certo com esta disposição da família, é imprescindível que os alunos não evoluam no termo de aprendizagem, que interfira na escrita e leitura, fazendo uso correto das mesmas. Esta pesquisa baseou-se na analise feita conforme os dados obtidos com os educadores, os pais e responsáveis, o apoio pedagógico e gestão da Escola Estadual Pedro Teixeira e na observação da turma do 2º Ano “A” e “B”. Com base nas respostas, fez-se uma análise com os resultados obtidos para dar-se coerência no trabalho de pesquisa. E para obtenção dos dados, foram utilizados a pesquisa qualitativa e bibliograficas, observação, participação, questionários e entrevista. Concluiu-se que, se a familia e a escola trabalharem em conjunto, e cada instituição exercer sua função o nivel de aprendizagem dos alunos será bastante elevado. Não basta apenas a escola participar da vida escolar do aluno se a familia nao fizer sua parte no devido acompanhamentopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Celso. Professores e professauros: Reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. FRANCO, Maria Amélia do R.S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. WALLON, Henry. Do ato ao pensamento: Ensaio de Psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008. BARROS, L.M. Para além dos atos falhos. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005. BOCK, Ana Maria Bahia. Uma Introdução Ao Estudo Da Psicologia. São Paulo, Saraiva 2004. BOCK, Ana Mercês; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologias. São Paulo: Saraiva 2001. 37 SILVA, Adriana Rodrigues da; Et. al. A Participação Da Família No Processo De Ensino- Aprendizagem (Trabalho de conclusão de Curso de Pedagogia) Faculdade multivix: Caracica/ES, 2018. Disponível em: https://multivix.edu.br/wp content/uploads/2018/12/a-participacao-da-familia-no-processo-de-ensino aprendizagem.pdf Acesso em: 21 de dez. 2021. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394/96. Brasília-1998 CASTRO, E. Família e escola: o caos institucional e a crise da modernidade. In:Espaço Pedagógico, 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2013 GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º ed. São Paulo: Atlas,2002. GILDER, George. A vida após a televisão. São Paulo: Ediouro, 1996. MAHER, Terezinha Machado. A Formação De Professores Indígenas: Uma Discussão Introdutória. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação,Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5º ed. São Paulo: Atlas 2000. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21º ed. Petrópolis: Vozes, 2002. POLÔNIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relaçõesentre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005. REIS, R. P. In. Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p.6. RIBEIRO, Laís Souza. A Participação Da Família Na Vida Escolar Dos Filhos. Universidade de Brasília/UNB: Brasília, 2011. RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. 4º ed. rev., ampl. Aracaju:Unit, 2011. TIBA, Içami. Pais e Educadores de alta Performance. - 2ª Edição. São Paulo: integrare Editora, 2012. 38 TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. 1ª edição. São Paulo: Editora Gente, 1996. TIBA, Içami, Quem ama, educa!: formando cidadãos eticos. 1ª edição. São Paulo: integrare Editora. 2012. SALARI, Maria Clarice do Amaral. Viver de cara limpa: uma experiência em familia. 10ª edição, Vargem Grande Paulista, São Paulo. Editora Cidade Nova, 2007. GOKHALE, S.D A família desaparecerá? In Revistas debates sociais nº30, ano XVI. Rio de Janeiro, 1980. DURKHEIM, Emile. Educação e socialização. 11ª ed. São Paulo : Melhoramentos, 1978. SPODEK, Bernard; SARACHO, Olívia N. Ensinando crianças de 3 a 8 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SZYMANSKY, Heloisa. Viver em família como experiência de cuidado mútuo: desafios de um mundo em mudança. Serviço social e sociedade, São Paulo: Plano, 2002pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do acompanhamento da família do 2° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Pedro Teixeira.pdf241,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.