DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorValera, Delziane Nascimento-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:24:30Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4944-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the knowledge of students of the UEA pedagogy course on the performance of the pedagogue in an environment hospital. this is a qualitative research. With regard to data from questions asked with the students, it was noticed that all the participants claim to have knowledge of what hospital pedagogy is about. We can observe also that the feminization of teaching was and continues to be a universal phenomenon which begins with the possibility of becoming professional through pedagogy. Like this work, it is expected that in the initial training of the pedagogue, discussions are inserted on Hospital Pedagogy, so that professionals have a solid training, expanding the range of training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Hospitalar, Estudantes, Docênciapt_BR
dc.subjectHospital Pedagogy, Students, Teachingpt_BR
dc.titleAtuação do (a) Pedagogo (a) em ambiente hospitalar: conhecimentos de estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.title.alternativePerformance of the Pedagogue in a hospital environment: knowledge of Pedagogy studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:24:30Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Ivan Marcos Maciel dos-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o conhecimento de estudantes do curso de pedagogia da UEA sobre a atuação do(a) pedagogo(a) em ambiente hospitalar. trata-se de uma pesquisa qualitativa. No que tange aos dados das questões realizadas com os estudantes, percebeu-se que que todos os participantes alegam ter conhecimento do que se trata a pedagogia hospitalar. Podemos observar também que a feminização da docência foi e continua sendo um fenômeno universal que inicia na possibilidade de se profissionalizar através da pedagogia. Com este trabalho, espera-se que na formação inicial do pedagogo seja inserida discussões sobre Pedagogia Hospitalar, para que os profissionais tenham uma formação sólida, ampliando o leque da formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEZERRA, M. A. T. F. Pedagogia hospitalar: implicações na saúde e educação de crianças e adolescentes. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.9, n.1, p. 3024-3034, jan., 2023 BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 23 de dezembro 1996, Seção 1, p. 1. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial. MEC: SEESP, 2001. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: Diário Oficial da União, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 02 de fevereiro de 2023. CASTRO, J. F.; DE PAULA, E. M. A. T. O papel dos professores das crianças em tratamento de saúde e das brinquedotecas hospitalares: diferentes desafios. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e42311226052- e42311226052, 2022. DABOÍN, M. M. G.; RIBEIRO, M. L. O perfil dos estudantes ingressantes no curso de pedagogia. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, p.312-.326, 2019. DEUS, C. A. F.; SOUSA, J. C.; SOUZA, J. Pedagogia hospitalar: acompanhamento pedagógico em classe hospitalar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 8, p. 1018-1028, 2022. FONSECA, E. S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon; 2008. GOMES, B. S. Pedagogia hospitalar e ludicidade junto às crianças hospitalizadas. Sci. Elec. Arch. v. 15, n. 5, p. 40-47, 2022. LIMA, B. P. et al. Atuação do profissional pedagogo hospitalar: um estudo de caso. Unifunec Cient. Mult., v.10, n.12, jan./dez. 2021. LOSS. A. S. Para onde vai a pedagogia? Os desafios da atuação profissional na pedagogia hospitalar.121 páginas. Editora Apriss. Curitiba, Paraná. 2014. MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. M. T. F. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 7ª.ed. – Petropólis, RJ: Vozes, 2014. MORAES, E. D.; COSTA, L. A. Pedagogia hospitalar: uma proposta para a unidade de pronto atendimento infantil – PAI. Trabalho de Conclusão de Curso 30 (Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá–IFAP, Macapá-AP, 2022. MOREIRA, A. L.; FREITAS, M. C. M. A. Pedagogia em espaços não escolares e suas principais funções. 2018. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/1459/1/TCC%202%20Adriele.pdf Acesso em: 05.02.2023. OLIVEIRA, T. C. História da classe/escola hospitalar: no brasil e no mundo. 2015. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1 _SA5 _ID143_05052015093744.pdf. Acesso em: 10/04/2023. OLIVEIRA, A. S.; MENDONÇA, S. M.; NOVAES, E. C.- A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA NA PEDIATRIA HOSPITALAR: Um relato de experiência de estágio não-escolar - 2015. Disponível em: https://www.univale.br/wp content/uploads/2019/09/PEDAGOGIA-2016_2- A-ATUA%C3%87%C3%83O PEDAG%C3%93GICA-NA-PEDIATRIA-HOSPITALARUM-RELATO-DE EXPERI%C3%8ANCIA-DE-ESTAGIO-N%C3%83O-ESCOLAR.-SIMONE.- ARI%C3%81DINE.pdf Acesso em: 20.01.2021 RAMOS, D. P. Classes hospitalares: entre reflexões e propostas. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022. RODRIGUES, J. M. C. Classe hospitalares: o espaço pedagógico nas unidades de saúde. Rio de Janeiro: Wake Editora; 2012. SANTOS, M. E. et al. Pedagogia em espaços não escolares: principais características da Pedagogia Hospitalar em Zé Doca-MA. In: Anais... VIII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2021. SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Pedagogia hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos. – São Paulo: SME/COPED, 2021. (Coleção Diálogos com o NAAPA, v. 5). SAPATA, D.; MORAES, J. C. P. Pedagogia hospitalar e a formação do pedagogo: compreensão dos sujeitos ao final da licenciatura. REI – Revista de Educação do IDEAU. Getúlio Vargas/ RS. v. 2, n. 2, pp.40-52, 2023. SILVA, M. E. M. et al. Pedagogia hospitalar: compreender as contribuições da educação humanizada nas práticas pedagógicas em hospitais. 2022. SIMANCAS, J. L. G.; LORENTE, A. P. Pedagogia hospitalaria: atividade educativa em ambientes clínicos. Madrid: Narcea,1990. SOUSA, A. C.; TELES, D. A.; SOARES, M. O. S. B. Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 3, set/dez.2017. 31 SOUSA, J. A.; FERREIRA, L. G. Educação em espaços não escolares: o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) como campo de desenvolvimento educacional ou pedagógico. Revi. Fac. Educ. (Univ. do Estado de Mato Grosso), v. 21, n. 1, p. 137-153,2014. SOUZA, A. M. A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Críticas, v.17, 2011. WIESE, M. C. S. Pedagogia Hospitalar no Brasil: atuação docente nas classes hospitalares. IX Congresso Nacional de Educação EDUCERE – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, de 23 a 26/9/2013pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuação do (a) Pedagogo em ambiente hospitalar conhecimentos de estudantes de Pedagogia.pdf356,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.