DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4942
Título: Etnoconhecimentos nos processor de aprendizagem na pesca na Comunidade Indígena de Novo Brasão Tauarú do Município de Tabatinga - AM
Título(s) alternativo(s): Ethnoknowledge in the learning processes in fishing in the Indigenous Community of Novo Brasão Tauarú in the Municipality of Tabatinga - AM
Autor(es): Carvalho, Taffarel Nogueira de
Orientador(es): Rapozo, Pedro Henrique Coelho
Palavras-chave: Pescadores, Etnoconhecimento, Processos de Trabalho, Povos Indígenas;Fishermen, Ethnoknowledge, Work Processes, Indigenous Peoples
Data do documento: 27-Jul-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho procura identificar o Etnoconhecimento utilizado nos processos de trabalho da pesca artesanal na comunidade indígena de várzea Tauarú, Novo Brasão em face da constituição do seu modo de vida local. Os objetivos específicos procuram caracterizar a formação sociohistórica da comunidade de Tauarú, bem como tipificar as técnicas utilizadas pelos pescadores artesanais no processo de pesca comercial e de subsistência e sua relação com os períodos hidrológicos, e quais os critérios da escolha dos apetrechos usados nesses períodos, e por fim descrever os principais ambientes aquáticos usados na captura do pescado e sua relação com o saber utilizado. A metodologia da pesquisa foi realizada através da perspectiva qualitativa e quantitativa, com o uso de entrevistas, observação e questionário socioeconômico. O estudo procura demostrar as técnicas e formas de pesca da comunidade de Tauarú, seu conteúdo apresenta a maneira como as atividades de pesca são empregadas e como são envolvidas nos ambientes aquáticos de diversas localidades, em espaços de rios, lagos, ressacas e furos, assim como sua relação com as mudanças hidrológicas dos cursos dos rios e das intempéries do tempo. Enfatiza as problemáticas existentes nos ambientes de pesca, e a importância da mesma para a permanência e continuidade das próximas gerações beneficiadas pela pesca e agricultura na comunidade. Salienta o comprometimento dos pescadores na atividade pesqueira e seus conhecimentos tradicionais e aprimorados repassados por gerações através da educação informal.
Abstract: This work seeks to identify the Ethnoknowledge used in the fishing work processes craft in the indigenous community of várzea Tauarú, Novo Brasão in view of the constitution of its local way of life. The specific objectives seek to characterize the socio-historical formation of community of Tauarú, as well as to typify the techniques used by artisanal fishermen in the process of commercial and subsistence fishing and its relationship with the hydrological periods, and which are the criteria for choosing the equipment used in those periods, and finally describe the main aquatic environments used in fish capture and their relationship with the knowledge used. The methodology of the research was carried out through the qualitative and quantitative perspective, with the use of interviews, observation and socioeconomic questionnaire. The study seeks to demonstrate the techniques and forms of fishing of the Tauarú community, its content presents the way fishing activities are employed and how they are involved in the aquatic environments of different locations, in spaces of rivers, lakes, ressacas and holes, as well as their relationship with the hydrological changes of the river courses. rivers and weather conditions. Emphasizes existing problems in fishing environments, and the its importance for the permanence and continuity of the next generations benefited by the fishing and agriculture in the community. Highlights the commitment of fishermen to the activity fisheries and its traditional and improved knowledge passed on for generations through informal education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4942
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.