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Título: Saberes, fazeres e narrativas culturais indígenas do baixo Tapajós: a vivência musical do coletivo “as karuana”
Título(s) alternativo(s): Indigenous knowledge, actions and cultural narratives of the lower Tapajós: the musical experience of the collective “as karuana”
Autor(es): Maciel, Michel Albuquerque
Orientador(es): Jesus, Edilza Laray de
Palavras-chave: Povos indígenas;Indigenous people;Baixo Tapajós;Baixo Tapajós;Alter do Chão;Música;Music;Mulheres indígenas;Indigenous women
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MACIEL, Michel Albuquerque. Saberes, fazeres e narrativas culturais indígenas do baixo Tapajós: a vivência musical do coletivo “as karuana”. 2023. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023
Resumo: A música costuma ser concebida historicamente e julgada qualitativamente sob um ponto de vista eurocêntrico que costuma obscurecer lógicas e compreensões próprias da cultura em que é produzida e veiculada. Na realidade indígena, tal discussão obedece a muitas variáveis, pela carga de simbolismos, vivências, realidades e como um processo político de afirmação identitária e exigência de direitos. O presente trabalho busca compreender a vivência musical do Coletivo As Karuana Mulheres Indígenas e da Floresta através dos conhecimentos, posicionamentos, produção e narrativas oriundas de suas componentes. As pesquisas foram realizadas na Vila de Alter do Chão, localizada a 35 km da Cidade de Santarém, no Oeste do Pará. Neste trabalho, lançamos mão da etnomusicologia e do estudo de caso. Para obtenção dos dados, realizamos pesquisa bibliográfica, entrevista e observação. O grupo, formado por mulheres das etnias Borari, Kumaruara e Tapajó, realiza nas canções e ações um movimento frente aos processos históricos e contínuos de ataques aos povos indígenas e seus territórios, assim como evidencia a identidade de suas componentes, cosmovisão e relação com seus ancestrais, elementos em comum com as demais coletividades indígenas da região.
Abstract: Music is usually conceived historically and judged qualitatively from a eurocentric point of view that usually obscures the logic and understanding of the culture in which it is produced and transmitted. In the indigenous reality, such discussion obeys many variables, due to the load of symbolisms, experiences, realities, and as a political process of identity affirmation and demand for rights. The present work seeks to understand the musical experience of the Coletivo as Karuana Mulheres Indígenas e da Floresta, through the knowledge, positionings, production, and narratives originating from its members. The research was developed in the village of Alter do Chão, located 35 km from the Santarém city, in western Pará. In this work, we used ethnomusicology and case studies. To obtain the data, we carried out bibliographic research, interviews and observation. The group, made up of women from the Borari, Kumaruara and Tapajó ethnicities, performs in songs and actions a movement against the historical and continuous processes of attacks against the indigenous peoples and their territories, as well as shows the identity of its components, worldview and relationship with their ancestors, elements in common with other indigenous groups in the region.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4912
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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