DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4903
Título: O processo criativo da montagem cênica "O Sonho de Savana"
Autor(es): Almeida, Crislene Jardim de
Orientador(es): Pozzetti, Gislaine Regina
Palavras-chave: Processo criativo;Teatro simbolista;Literatura;Creative process;Symbolist Theatre;Literature
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Crislene Jardim de. O processo criativo da montagem cênica "O Sonho de Savana". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as memórias do processo criativo do esptáculo O Sonho de Savana através de um memorial descritivo dos percursos alcançados para adaptar uma obra literária autoral para o teatro. Após reler o texto inicia-se um processo investigativo da estética simbolista para compreender os futuros desafios dessa jornada que mistura realidade com a fantasia. Serão apresentados os procedimentos utilizados para tornar possível a concepção do espetáculo, que se inicia com a transposição do texto para a linguagem dramática, partindo para os primeiros ensaios e posteriormente enfrentando as adversidades e aprendendo a lidar com os novos desafios durante ❑ processo e as adaptações ocasionadas por ela, como foi o caso da transformação de outros espaços em salas de ensaio. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e em sites, tal como o resgate das referências musicais e cinematográficas que se tornaram inspirações para a composição dos personagens, visualidades e construção de cenas, sendo uma das etapas mais extensas no processo de concepção do espetáculo. Como encenadora estive a disposição das manifestações que foram surgindo mediante as provocações que desafiaram o percurso do processo criativo, tornando O Sonho de Savana uma realidade cénica, vinda desse desejo de materializar um universo quase impossível que transitava pelos mundos real e místico.
Abstract: This work aims to present the memories of the creative process of the spetacle O Sonho de Savana through a descriptive memorial of the paths achieved to adapt an authorial literary work to the theater. After rereading the text begins an investigative process of symbolist aesthetics to understand the future challenges of this journey that mixes reality with fantasy. Will be presented the procedures used to make possible the conception of the spectacle, which begins with the transposition of the text to the dramatic language, starting for the first rehearsals and later facing the adversities and learning to deal with the new challenges during the process and the adaptations caused by it, as was the case of the transform other spaces in rehearsal rooms. Bibliographical and website searches were made, as well as the rescue of musical and cinematic references that became inspirations for the composition of characters, visualities and construction of scenes, one of the most extensiva stages in the process of conception of the spetacle. As a director I was at the disposal of the manifestations that were arising through the provocations that challenged the course of the creative process, making O Sonho de Savana a scenic reality, coming from this desire to materialize an almost impossible universe that transited the real and mystical worlds.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4903
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.