DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPraia, Regina Ladislau-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-08-07T13:47:00Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationPRAIA, Regina Ladislau. Troca de saberes e paisagem: influência do acampamento Monte Sião na formação histórica da comunidade Vila de Lindóia – AM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4902-
dc.description.abstractThis work focuses on a study based on culture, tourism and territory and alludes to the historical formation of the Vila de Lindoia Community in the municipality of Itacoatiara-AM. We start from the assumption that the community field is in a municipality with great tourism potential. We chose to work on the bias of geography and social anthropology to clarify the experiences lived in the last four months, in the company of social actors, the search for the object of study embedded in the landscape and in the exchange of knowledge. In this way, we seek through scientific research answers that would light up the immediate question: does the exchange of knowledge about the landscape of Monte Sião Camp contribute to the recent history of the Vila de Lindoia Community? In the perspective of providing answers to the question, we outline the following objectives: General: to investigate the exchange of knowledge about the Monte Sião Camp landscape and the contribution in the recent history of the Vila de Lindoia Community. Specific: 1. Record the established contact between residents and campers; 2. Cite the influence of the landscape for the community; 3. Sketch the history from the exchange of knowledge. In this sense, socioanthropology has illuminated social structures and explained daily life. The use of dialogue, observations, narratives and notes reveals the characteristic of qualitative research. The interweaving of knowledge resulted in the exchange of cultures, a recurring fact in the field of tourism. In the analysis of data, we present the research as a means of validating the lines that sketched the new history of the Vila de Lindoia Community from the landscaping of Monte Sião Camp. Today the adults of the community are included in the landscape through the activities carried out such as: planting, replanting, organization of seedlings, etc. Children and adolescents develop activities of walking, jokes, snacks and moments of spiritual reflection. In general, community members reproduce knowledge by telling the story that unites them to the Camp, visitors who appreciate the natural architecture of the place. The relationship established with the campers started the elderly group through a project organized in partnership with the local Basic Health Unit (UBS).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectAcampamentopt_BR
dc.subjectTroca de Saberpt_BR
dc.titleTroca de saberes e paisagem: influência do acampamento Monte Sião na formação histórica da comunidade Vila de Lindóia – AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:47:00Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Perpétuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Perpétuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Maria Adriana Sena Bezerra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305750465493497pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824406184256669pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho incide em um estudo fundamentado na linha cultura, turismo e território e faz alusão a formação histórica da Comunidade Vila de Lindoia no município de Itacoatiara-AM. Partimos do pressuposto que a comunidade campo está localizada em um município com grande potencial turismo. Optamos por trabalhar no viés da geografia e antropologia social na tentativa de clarificar as experiências vividas nos últimos quatro meses, na companhia dos atores sociais, a procura do objeto de estudo encravado na paisagem e nas trocas de saberes. Dessa forma, procuramos por meio da pesquisa cientifica respostas que acendesse a imediata questão: a troca de saberes acerca da paisagem do Acampamento Monte Sião contribuiu com a história recente da Comunidade Vila de Lindóia? Na perspectiva de viabilizar respostas à questão, delineamos os objetivos a seguir: Geral: investigar a troca de saberes acerca da paisagem do Acampamento Monte Sião e a contribuição na história recente da Comunidade Vila de Lindóia. Específicos: 1. Registrar o contato estabelecido entre moradores e acampantes; 2. Citar a influência da paisagem para os comunitários; 3. Esboçar o histórico a partir da troca de saberes. Nesse sentido, a socioantropologia iluminou as estruturas sociais e explicou o cotidiano. O uso do diálogo, de observações, narrativas e anotações revela a característica da pesquisa qualitativa. O entrelaçamento de saberes resultou na troca de culturas, fato recorrente no campo do turismo. Na análise de dados apresentamos a pesquisa como um meio de validar as falas que esboçaram a nova história da Comunidade Vila de Lindoia a partir do paisagismo do Acampamento Monte Sião. Hoje os adultos da comunidade se incluem na paisagem através das atividades realizadas tais como: plantio, replantio, organização de mudas, etc. As crianças e adolescente desenvolvem atividades de caminhadas, brincadeiras, lanches e momentos de reflexão espiritual. De modo geral, os comunitários reproduzem saberes ao contar a história que os une ao Acampamento, aos visitantes que apreciam a arquitetura natural do lugar. A relação estabelecida com os acampantes deu início ao grupo da terceira idade, através de um projeto organizado em parceria com Unidade Básica de Saúde (UBS) local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Marcia Regina. Notas para discussão sobre o diálogo de saberes: experiências inovadoras no ensino de ater. 2o Seminário Nacionalde Ensino em Extensão Rural, Santa Maria: 2010. Disponível em: http://w3.ufsm.br/seminarioextensaorural/arqs/Dialogo_de_saberes.pdf. Acesso: 21/11/2018 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ACAMPAMENTOS EDUCATIVOS. ABAE. Disponível em: <http:/www.abae.org.br>. Acesso em: 21/11/2018. BISPO, M Oliveira; OLIVEIRA, de Fátima:Lugar e Cotidiano: Categorias para Compreensão de Representações em Meio Ambiente e Educação Ambiental. Revista brasileira de educação ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. – N. 2 (fev. 2007). BELLO, Ângela Ales. Introdução a Fenomenologia. Bauru, SP:EDUSC, 2006. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/10758966/ales-bello-introducao-a-fenomenologia. Acesso: novembro de 2018. BRASIL. Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 de abril de 1999.BRASIL/MEC. Economia solidária. Caderno pedagógico educandas e educandos / Coordenação: Armênio Bello Schmidt, Sara de Oliveira Silva Lima, Wanessa ZavareseSechim. – Brasíli : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6013-caderno4-educando-economia-solidaria&Itemid=30192. Acesso em: 19//11/2018. CARLOS, A. F. Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Revista. FCT.UNESP, 1996. CLAVAL, E B. Henriques.Geografia Cultural. Ed., Paul Fenestra, 1997. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas: Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan,1989. HOLZER, W. A GEOGRAFIA HUMANISTICA: UMA REVISÃO. Revista Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, n.3 1996. HOLZER, W. Um estudo fenomenológico da paisagem e do lugar. https://geografiahumanista.files.wordpress.com/2009/12/tese-werther.pdf. São Paulo 1998.JAROCK, Rose, Acampamentos Educativos a cultura da experiência a favor da formação: estudo de caso.Cia do Lazer Recife: 2011. LARAIA, R.de Barros: CULTURA: um conceito antropológico. 22ª Ed.-Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M de Andrade: Técnica de pesquisa planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1986. LIMA, M. A Oliveira; SANTOS, Marlus Silva dos Santos. Cultura E Diversidade: A Produção da Desigualdade na AulaSociedade. 2013. MELLO, J. B. F. de. Geografia Humanística: a perspectiva da experiência vivida e uma crítica radical ao positivismo.Revista Brasileira de Geografia. IBGE, Rio de Janeiro, v. 52, n. 4, p.91-115 out/dez. 1990. MINAYO, M. C. de Souza. Pesquisa social, teoria, método e criatividade.18aed. Petrópolis:Vozes, 2009. MOREIRA, Erika Vanessa. Olugar como uma construção. Revista Formação, n 14 volume2. Disponível em: www2.fct.unesp.br/pos/geo/revista/artigos/6_moreira_e_hespanhol.pdf. Acesso em 19/11/2018-13.NOVO, C B M Costa. Turismo de base comunitária na região metropolitana de Manaus (Am): Caracterização e Análise. São Paulo -2011. OLIVEIRA & MAIA: conhecer as comunidades, buscava-se identificar a mudança social, tema caro à Sociologia. São Paulo 2012. PRODANOV, e. c. de Freitas. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmicoRio Grande do Sul: 2013. RIBEIRO, Mª do P. S. Nóbrega. Educação, trabalho e migração interior capital:ressignificação do saber pensar, sentir e fazer do caboclo residente no Coroado II. UFAM: 2003. RIBEIRO, M. do P. S. Nóbrega. Sateré-mawé: história, organização social e cultura da terra indígenaBeija Flor I. Artigo AFIRSE, Lisboa: 2018. ROCHA, JOSÉ CARLOS. Diálogo entre as categorias da geografia: espaço, território e paisagem.CAMINHOS DE GEOGRAFIA - revista on-line http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html. UFU, Uberlândia: 2008.SANTOS, Milton: A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e 66 Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. . - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. - (Coleção Milton Santos; 1)1926-2001 STANISKI, Adelita; KUNDLATSCH, Cesar Augusto; PIREHOWAKI, Dariane. O conceito de lugar e suas diferentes abordagens.2014 TUAN,YI-Fi: Espaço e lugar. São Paulo: Difel, 1983. .http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/revista/artigos/6_moreira_e_hespanhol.pdf acesso20/11/2018.VIVOLO, M. V. A. Acampamentos do brasil: aspectos históricos e importância social. 2003. Monografia (Mba Economia Do Turismo), Universidade de São Paulo. USP, São Paulo, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Troca de saberes e paisagem - Influencia do acampamento Monte Sião na formação histórica da Comunidade Vila de Lindóia – AM.pdfArquivo Principal8,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.