DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarão, Maycon Rone Gomes-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-08-07T13:38:46Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationBARÃO, Maycon Rone Gomes. Projeto Roque Severino: a experiência teatral frente ao confinamento social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4900-
dc.description.abstractThis TCC reports the Roque Severino theatrical process in the face of social confinement, imposed by COVID19, in the year 2020. The telepresential montage Roque Severino: everyday people die who don't even live. The experience is based on action-research, analyzing the collaborative work between the graduation components as triggers for the theatrical event, developed from the adaptation of two dramatic texts and the experiments in a digital environment with direction, scenography, acting, lighting, costumes and sound design and animated forms, resulting in a show that contributes to my experiences as an artist and educator, enabling future montages, and democratizing access to art and culture, with eight live exhibitions and which is currently available on the MeVer platform. with.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro-educaçãopt_BR
dc.subjectConfinamento socialpt_BR
dc.subjectTelepresençapt_BR
dc.titleProjeto Roque Severino: a experiência teatral frente ao confinamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:38:46Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee2Ayres, Amanda Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520348071882912pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee4Pozzetti, Gislane Regina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.description.resumoEste TCC relata o processo teatral Roque Severino diante ao confinamento social, imposto pela COVID19, no ano de 2020. A montagem telepresencial Roque Severino: todo dia morre gente que nem viva. Tem-se como a experiencia baseado na pesquisa-ação, analisando o trabalho colaborativo entre os componentes da graduação como disparadores para o acontecimento teatral, desenvolvido a partir da adaptação de dois textos dramáticos e os experimentos em ambiente digital com direção, cenografia, atuação, iluminação, figurinos e sonoplastia e formas animadas, resultando em um espetáculo que contribui nas minhas experiencias como artista e educador, possibilitando futuras montagens, e democratizando o acesso a arte e cultura, com oitos exibições ao vivo e que atualmente está disponível na plataforma MeVer.com.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBOAL, 2009, p.107 apud MARTINS et.al. - ROQUE SEVERINO E A ESTÉTICA DO OPRIMIDO: PROCESSO CRIATIVO E COMPOSIÇÃO EM TELEPRESENÇA NO CONTEXTO PANDÊMICO AMAZÔNICO. p. 160 2021. CARVALHO, Guilherme. A telepresença do ator na montagem teatral “Pitomba On-line”. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Arte, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. DUBATTI, Jorge. Teatro, convívio e tecnovívio in Da cena contemporânea. Porto Alegre, RS: ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, p. 22, 2012. FISCHER, E. A necessidade da arte.5. ed. Tradução de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar, 1976 KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984. SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina. 2020. SANTOS, Eneila. Congresso Nacional da Federação de Artes Educadores do Brasil: memorias borradas e a resistência às experiências tecnoviviais.30 ed. Pelotas, RS: Confaeb, 2021. p. 1256 Sites Consultados Ensino remoto emergencial: orientação básicas para elaboração do plano de aula [recurso eletrônico] / Tânia Cristina Meira Garcia, Ione Rodrigues Diniz Morais, Lilian Giotto Zaro e Maria Carmem Freire Diogenes Rêgo - Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: https://ufbaemmovimento.ufba.br/sites/ufbaemmovimento.ufba.br/files/2-_ere.pdf> Acesso em 22 de fevereiro de 2023 https://globpt.com/2014/01/06/saiba-o-significado-das-cores/ > Acesso em 21 de fevereiro de 2023 https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=3101 > Acesso em 28 de fevereiro de 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Roque Severino - a experiência teatral frente ao confinamento social.pdfArquivo principal.2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.