DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4895
Título: Uso da videodança como uma prática pedagógica
Autor(es): Correa, Luciana Soprano
Orientador(es): Pinto, Amanda da Silva
Palavras-chave: videodança;videodance;pedagógica;pedagogical;competências;skills;arte;art;BNCC
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CORREA, Luciana Soprano. Uso da videodança como uma prática pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: A seguinte pesquisa visa utilizar a videodança como uma prática pedagógica, capaz de desenvolver nos alunos várias competências citadas no componente de Artes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o alcance dos objetivos, utilizou-se primeiramente de uma busca por referenciais teóricos e a escolha de uma metodologia, onde propôs-se a analisar esta prática pedagógica como capaz de potencializar o aluno como um todo através do desenvolvimento das competências gerais e/ou específicas da Arte/BNCC.O estudo se dividiu em quatro partes. Na primeira parte, foi utilizada a dinâmica de Laban, a qual nos trouxe, os estudos que ele fez sobre os fatores e as ações do movimento, onde trabalhou-se o corpo para a criação de movimentos que ajudaram na imersão dos corpos na criação da videodança. Na segunda parte, foi iniciado o processo de construção da obra de videodança, apenas dez alunos da turma se propuseram a participar da pesquisa, então formamos apenas uma equipe, e durante todo o processo foram realizadas as orientações necessárias, utilizando os conteúdos ministrados, além de observações minuciosas a respeito da interação entre os alunos, da criatividade, da participação, da dedicação, da criticidade de cada um. Na terceira parte, foram utilizadas algumas categorias para fazer as análises dos dados coletados, como: a criação da videodança e o desenvolvimento das competências. Na quarta e última parte, foi realizada a comparação dos resultados, e chegou-se a conclusão de que, da forma que foi utilizada a linguagem da videodança e com os conteúdos abordados para sua criação, a maioria dos alunos conseguiram desenvolver diversas competências do componente de Artes/BNCC, pois a videodança permeia diversas áreas, estimulando o aluno como um ser completo. Portanto, é perceptível o quanto o docente de Artes necessita estar sempre em busca de métodos e práticas, que possam estimular não somente a apreciação da Arte, mas também a Arte como forma de conhecimento, capaz de preparar o aluno para o mundo, e a videodança trabalhada como uma prática pedagógica de forma intencional, dentro de um contexto de ensino, pode, sem dúvidas, gerar uma aprendizagem positiva.
Abstract: The following research aims to use videodance as a pedagogical practice, capable of developing in students several skills mentioned in the Arts component of the National Common Curricular Base (BNCC). In order to reach the objectives, a search for theoretical references and the choice of a methodology was used, in which it was proposed to analyze this pedagogical practice as capable of enhancing the student as a whole through the development of general skills and/or Art/BNCC. The study was divided into four parts. In the first part, Laban's dynamics were used, which he brought us, the studies he did on the factors and actions of movement, where the body was worked to create movements that helped in the immersion of bodies in the creation of videodance. In the second part, the construction process of the videodance works began, only ten students in the class proposed to participate in the research, so we formed only one team, and throughout the process the necessary guidelines were carried out, using the contents taught, in addition to meticulous observations about the interaction between students, creativity, participation, dedication, criticality of each one. In the third part, some categories were used to analyze the collected data, such as: the creation of videodance and the development of skills. In the fourth and last part, the results were compared, and it was concluded that, in the way that the language of videodance was used and with the contents approached for its creation, most of the students were able to develop several competences of the component de Artes/BNCC, as videodance permeates several areas, stimulating the student as a complete being. Therefore, it is noticeable how much the Arts teacher needs to be always in search of methods and practices that can stimulate not only the appreciation of Art, but also Art as a form of knowledge, capable of preparing the student for the world, and the videodance intentionally worked as a pedagogical practice, within a teaching context, can undoubtedly generate positive learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4895
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
USO DA VIDEODANÇA COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA (ANEXO).mp4Anexo1,09 GBMPEGVisualizar/Abrir
USO DA VIDEODANÇA COMO UMA PRATICA PEDAGOGICA.pdfArquivo principal4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.