DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Larissa Cardoso-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:32:45Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationTAVARES, Larissa Cardoso. Figurino e criação de sentidos para o espetáculo entorpecer: uma 'escrevivência'. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4894-
dc.description.abstractThis study encompasses the discussions and exchanges of experiences within a cooperative creation, focusing on the construction of signs through the costume element for the show “Entorpecer”, with the main objective of understanding this process of cooperative creation of costumes for the construction of the work, which was requested by the disciplines of the seventh period, being these Classical Dance VI and Contemporary Studies of the Body VI, and which in a way involves and permeates other disciplines such as Choreographic Processes, Composition, these are part of the curriculum of the bachelor's degree in dance. It also aims to give voice to academics who have been in contact with this topic. In the same way that we will contextualize the concept of collective creation and the implications that these means of creation involves, the historicity and importance of the costume for the scene, it is proposed to present the chosen form for analysis and discussion of the collected data, called “Escrevivência” by Conceição Evaristo, based on the non-hierarchization of voices. And based on interviews with the academics participating in the research, based on a semi-structured script of questions, being flexible to the needs of questions that instigate the delivery knowledge and through notes made in a field diary during the process, to bring a discussion and comparison about the perspectives of each academic within the work, how their experiences collaborated for the construction of their conceptions about what makes the costume design, following a different way of doing this element, and thus, promoting the development of the artist as a whole, enabling the sensitivity of creating the scenic element figurine that carries so much significance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriação Coletivapt_BR
dc.subjectCollective Creationpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectdancept_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectCostume Designpt_BR
dc.subjectProcesso Colaborativopt_BR
dc.subjectCollaborative Processpt_BR
dc.titleFigurino e criação de sentidos para o espetáculo entorpecer: uma 'escrevivência'pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:32:45Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.description.resumoEste estudo engloba as discussões e trocas de vivências dentro de uma criação coletiva, tendo como foco a construção de signos através do elemento figurino para o espetáculo Entorpecer, com o objetivo central de compreender esse processo de criação coletiva dos figurinos para a construção da obra, a qual foi requisitada pelas disciplinas do sétimo período, sendo elas Dança Clássica VI e Estudos Contemporâneos do Corpo VI, e que de certo modo envolve e permeia outras disciplinas como Processos Coreográficos, Composição, estas que fazem parte da grade curricular do curso de bacharel em dança. Tendo também como intuito dar voz aos acadêmicos que estiveram em contato com este tópico. Da mesma forma que iremos contextualizar o conceito da criação coletiva e implicações que envolve este meio de criação, a historicidade e importância do figurino para a cena, propõe-se assim, apresentar a forma escolhida para análise e discussão dos dados coletados, denominada a “escrevivência” por Conceição Evaristo, baseando-se na não hierarquização de vozes. A partir de entrevistas com os acadêmicos participantes da pesquisa baseando em um roteiro de perguntas semiestruturado, sendo flexível às necessidades de perguntas que instigam a entrega de seus conhecimentos e por meio de anotações feitas em um diário de campo durante o processo, trazer para essa pesquisa uma discussão e comparação sobre as perspectivas de cada acadêmico dentro da obra, como suas vivências colaboraram para a construção de suas concepções sobre o que faz ser o figurino, trilhando uma forma diferente de se fazer este elemento, e assim, promovendo um desenvolvimento do artista como um todo, possibilitando a sensibilidade de criar o elemento cênico figurino que tanto carrega significâncias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARY, R.; SANTANA, M. Da criação coletiva ao processo colaborativo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 23–44, 2015. DOI: 10.20396/pita.v5i2.8647190. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647190. Acesso em: 11 mar. 2023. CHARONE. Neder Roberto. A criação de figurino: reflexões e exercício (II). Anais ABRACE, Belém, PA. v. 2, n. 1, p. 118-133. 2018. DE SOUZA, Elisa. AS ESCREVIVÊNCIAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO COMO ESCRITA DE NÓS: SABERES QUE ATRAVESSAM PRÁTICAS PESSOAIS E PEDAGÓGICAS. Revista Em Favor de Igualdade Racial, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 41–51, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/5018. Acesso em: 12 out. 2022. EVARISTO, Conceição. CONCEIÇÃO EVARISTO – “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. [Entrevista concedida a] Tayrine Santana, Itaú Social, e Alecsandra Zapparoli, Rede Galápagos. Itaú Social, São Paulo. Novembro, 2020. GERHARDT, Tatiana Engel (org.), SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Mabel Botelli. A criação coletiva em dança, construindo singularidades e coletividade. In: TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2017. Disponível em: <https://proceedings.science/trans-in-corporados-2017/papers/a-criacao-coletiva-em-danca-construindo-singularidades-e-coletividade?lang=pt-br> Acesso em: 11 mar. 2023. MINAYO, M. C. de Souza, DESLANDES, S., GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 31. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. OLIVEIRA, L. H. S. DE. "Escrevivência" em Becos da memória, de Conceição Evaristo. Revista Estudos Feministas, v. 17, n. Rev. Estud. Fem., 2009 17(2), p. 621–623, maio 2009. ROCHA, L. V. Dança e coautoria em rede: processos de criação em grupo. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.36025/arj.v5i2.17927. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17927. Acesso em: 11 mar. 2023. VIANA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes [recurso eletrônico] – 2. ed. – São Paulo: ECA/USP, 2021. VIEIRA, Marcílio de Souza. O que pode o figurino na dança? Revista Artes da Cena, Goiânia, v. 2, n.1, p. 97- 108, Dezembro, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/index.php/artcept_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIGURINO_E_CRIAÇÃO_DE_SENTIDOS_PARA_O_ESPETÁCULO_ENTORPECER_Uma_'escrevivência'_-_Larissa_Cardoso_Tavares.pdfArquivo principal1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.