DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4893
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorGomes, Leandra Santos-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:32:29Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationGOMES, Leandra Santos. A técnica do Balé clássico como contributo para a evolução da dança do mestre sala e porta bandeira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4893-
dc.description.abstractFrom a strong concern about the movements of the master of ceremonies and the standard bearer and starting from the experiences in this regard at the samba school, I could see that some movements of classical ballet are present in the evolution of the couple. our objective is: to analyze the evolution of the couple of master of ceremonies and flag bearer to identify uses of classical ballet movements in the choreographies of this aspect of the Samba School; study historical aspects about the creation of the Mestre-sala and Porta-bandeira cysts; identify transformations in the evolution of this aspect of the Samba school and observe the associations with the classical ballet technique for the creation of choreographies for this aspect. It was concluded, therefore, that dialogues and classes demonstrating characteristic movements were necessary, as well as studies to include this modality in the dance of a master-room and flag-bearer couple, emphasizing that this contribution would not be to take away the identity of the traditional couple, but rather as a way to enrich their evolution on the avenue and even on the court, aiming to show more defined arm movements, pirouettes and balance turns and also maintaining the complicity of a passionate couple through more conscious gestures and postures.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectbalé clássicopt_BR
dc.subjectclassical balletpt_BR
dc.subjectmestre-salapt_BR
dc.subjectmaster roompt_BR
dc.subjectporta-bandeirapt_BR
dc.subjectflag bearerpt_BR
dc.subjectcultura popularpt_BR
dc.subjectpopular culturept_BR
dc.titleA técnica do Balé clássico como contributo para a evolução da dança do mestre sala e porta bandeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:32:29Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Djane da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9341179674225655pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3699193799733712pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma forte inquietação sobre os movimentos do mestre-sala e porta bandeira e partindo das experiências neste quesito da escola de samba, pude perceber que algumas movimentações do balé clássico se encontram presente na evolução do casal. Tivemos como objetivo: analisar a evolução do casal de mestre sala e porta-bandeira para identificar utilizações de movimentos do balé clássico nas coreografias deste quesito da Escola de Samba; estudar aspectos históricos sobre a criação do Mestre-sala e Porta-bandeira; identificar transformações na evolução deste quesito da escola de Samba e observar as associações com a técnica do Balé clássico para a criação das coreografias. Concluiu-se portanto, que se fez necessário os diálogos e aulas demostrando movimentos característicos, assim como estudos para que incluam essa modalidade na dança de um casal de mestre-sala e porta-bandeira, destacando que este contributo não seria para tirar a identidade do casal tradicional, mas sim como forma de enriquecer sua evolução na avenida e até mesmo na quadra, visando mostrar, movimentos de braços mais definidos, piruetas e giros com equilíbrio e também mantendo a cumplicidade de um casal apaixonado por meio de gestos e posturas mais conscientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de. Festas: máscaras do tempo: entrudo, mascarada e frevo no carnaval do Recife. Recife: Fundação Cultural Cidade do Recife, 1996. TARSILA, Mariana A DANÇA DO MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA: Tradição e Influências. Gescult. CELACC ECA-USP, 2012. APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p. Lourenço, Ricardo bandeira, porta-bandeira e mestre-sala: elementos de diversas culturas numa tríade soberana nas escolas de samba cariocas. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.6, n.1, p. 7-18, 2009. BRÍGIDA, Miguel. A Dança do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira: Performance e Ritual na Cena Afro- Carioca disponível em: <http://www.carnavalize.com/2020/06/giroancestral-uma-introducao-aos.html Acesso em: 15/12/2021. BRUYNE, P. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1991. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. DIAS, Paulo. Formação de um Repertório Corporal Antecedente à Prática de Mestresala e Porta-Bandeira nas Escolas de Samba - Rio de Janeiro, séculos XIX – XXI. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 52-84, maio, 2017. ALBIN, Ricardo Cravo ESCOLAS de samba. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.6, n1, p. XX-XX, 2009. FERREIRA, Felipe ESCOLAS de Samba: Uma organização possível. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão Volume 7, Número 2, 2012, pp. 164-172 DOI: 10.7177/sg.2012.v7. n2.a3. FERREIRA, Felipe. O triunfal passeio do “congresso das summidades carnavalescas” e a fundação do carnaval moderno no brasil. Terceira Margem. Rio de Janeiro. Número 14. p. 11-26, janeiro-junho, 2006. FONSECA, J.J.S. Metodologia da Pesquisa Cientifica. Fortaleza: UEC, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa, São Paulo: Atlas, 2002. 176p. KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórica – prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. MENDES, Ana Flávia. Samba e balé clássico na construção coreográfica de uma porta-bandeira: aproximações com a dança imanente. Arteriais - Revista do PPGARTES/ ICA / UFPA. n. 04 julho, 2017. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993. NEVES, Daniel. Escolas de samba: o que são, história, desfile - Brasil Escola disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/escolas-de-samba.htm https://m.brasilescola.uol.com.br/amp/carnaval/escolas-de-samba.htm.>Acesso em: 13/12/2021.] OLIVEIRA, Ernesto Veiga de. Subsídios para o estudo do entrudo em Portugal: o “enterro do João”. Porto: s.ed, 1956. RODRIGUES, Tarsila Mariana. A DANÇA DO MESTRE-SALA E PORTABANDEIRA: Tradição e Influências. Trabalho de conclusão do curso de pós39 graduação em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos. CELACC, ECA-USP, 2012. SOUZA, Eliane Santos de. Entre o popular e o erudito: o pas-de-deux de mestre-sala e porta-bandeira (2020). Disponível em: < https://www.srzd.com/colunas/entreopopular- e-o-erudito-o-pas-de-deux-de-mestre-sala-e-porta-bandeira/>. Acesso em: 10.02.2022. STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: bookman, 1998. UMA FESTA BRASILEIRA: A FASCINANTE EVOLUÇÃO DO CARNAVAL. Disponível em:<https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historiafestabrasileira evolucaocarnaval.phtml?utm_source=site&utm_medium=txt&utm_campaign=copypa ste VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro (19471964). Rio de Janeiro: Funarte / Fundação Getúlio Vargas, 1997.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO COMO CONTRIBUTO PARA A EVOLUÇÃO DA DANÇA DO MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.pdfArquivo principal924,92 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.