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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLibório, Ingrid Alves-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:31:09Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationLIBÓRIO, Ingrid Alves. Dança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4889-
dc.description.abstractA pesquisa tem como propósito o estudo da relação dança e cognição no ambiente escolar. Pertence, nesse sentido, a linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Educação na Dança". Apresenta como tema "Dança e cognição: experiência sensório-perceptiva do corpo no contexto da educação". O tema envolve o estudo sobre a percepção corporal e cognição, entendendo que sua relação apresenta conteúdos que correlacionam e implicam a prática da dança. Assim, esse tema aborda a prática inteligível da dança em práticas pedagógicas do corpo. A pesquisa compreende a seguinte problemática: quais processos metodológicos podem operar ações sensório-perceptivas do corpo para potencializar manifestações cognitivas na prática da dança na escola? Esta pesquisa compreende a relação entre corpo percebedor e cognição, o que pode gerar linguagem sensível do corpo na experiência em dança na escola. Propomos como objetivo primeiro a investigação dos acontecimentos da prática sensório perceptiva da dança na escola como gerador de processos cognitivos tendo como pedagogia a experiência da criação artística. E como objetivos específicos discutir sobre fundamentos que conversam sobre corpo, dança, cognição e percepção, visando provocar conhecimentos, diálogos e direcionamentos metodológicos sobre o fenômeno investigado; estudar processos metodológicos que possam atuar como fomentadores de práticas cognitivas na dança; identificar manifestações corporificadas do processo perceptivo do corpo que demonstrem estados de sensações nas práticas vivenciadas; e apresentar narrativas de estudantes que manifestam expressões sensório perceptiva da dança na escola como artefato cognitivo do corpo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectcogniçãopt_BR
dc.subjectpercepção corporalpt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas do corpopt_BR
dc.titleDança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:31:09Z-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Muriell Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004070980462661pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como propósito o estudo da relação dança e cognição no ambiente escolar. Pertence, nesse sentido, a linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Educação na Dança". Apresenta como tema "Dança e cognição: experiência sensório-perceptiva do corpo no contexto da educação". O tema envolve o estudo sobre a percepção corporal e cognição, entendendo que sua relação apresenta conteúdos que correlacionam e implicam a prática da dança. Assim, esse tema aborda a prática inteligível da dança em práticas pedagógicas do corpo. A pesquisa compreende a seguinte problemática: quais processos metodológicos podem operar ações sensório-perceptivas do corpo para potencializar manifestações cognitivas na prática da dança na escola? Esta pesquisa compreende a relação entre corpo percebedor e cognição, o que pode gerar linguagem sensível do corpo na experiência em dança na escola. Propomos como objetivo primeiro a investigação dos acontecimentos da prática sensório perceptiva da dança na escola como gerador de processos cognitivos tendo como pedagogia a experiência da criação artística. E como objetivos específicos discutir sobre fundamentos que conversam sobre corpo, dança, cognição e percepção, visando provocar conhecimentos, diálogos e direcionamentos metodológicos sobre o fenômeno investigado; estudar processos metodológicos que possam atuar como fomentadores de práticas cognitivas na dança; identificar manifestações corporificadas do processo perceptivo do corpo que demonstrem estados de sensações nas práticas vivenciadas; e apresentar narrativas de estudantes que manifestam expressões sensório perceptiva da dança na escola como artefato cognitivo do corpo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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