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dc.contributor.authorRocha, Iamyli Cristina Silveira da-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-07T13:30:28Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.citationROCHA , Iamyli Cristina Silveira da. O uso dos jogos de improvisação como recurso para ressignificação dos processos criativos do bailarino. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4887-
dc.description.abstractNot every good dancer is a good improviser, there is a great difficulty in understanding the peculiarities of improvisation as a resource and a tool for this body that dances to understand its authentic way of moving. Dance technique enables the strengthening of the dancer's body, but it is not an end, but one of the ways to prepare the body to dance. However, we can say that the art of dancing lies in the re-signification of the common gesture, and this can happen through different ways. Therefore, in this research we defined improvisation games as a cutout. The objective is to investigate the developments of improvisation and how this language is organized within the creative process in dance, as a form of communication between the dancer and himself, to provoke the body to deconstruct itself. As main references we adopted the studies of Consciousness/Body Exploration by Klauss Vianna (2005). And the guidelines of theatrical games proposed by Spolin (2001, 2005). Action research was used as a beacon of methodological procedures. Based on the research results, we can conclude that improvisation games are a valuable resource for redefining the dancer's creative processes. By combining Klauss Vianna's body awareness approaches and Viola Spolin's theatrical games, the dancers participating in the research were able to explore new forms of movement and expand their creative repertoire.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectdancept_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.subjectResignificationpt_BR
dc.titleO uso dos jogos de improvisação como recurso para ressignificação dos processos criativos do bailarinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:30:28Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Baldoino Leite de-
dc.description.resumoNem todo bom bailarino é um bom improvisador, há uma dificuldade muito grande em entender as peculiaridades da improvisação, enquanto recurso e ferramenta para que esse corpo que dança, compreenda o seu modo autêntico de se movimentar. A técnica em dança possibilita o fortalecimento do corpo do bailarino, mas não é um fim e sim uma das formas de preparar o corpo para dançar. Entretanto, podemos dizer que a arte de dançar está na ressignificação do gesto comum, e isso pode se dar por diferentes caminhos. Portanto, nesta pesquisa definimos, como recorte, os jogos de improvisação. Teve por objetivo investigar os desdobramentos da improvisação, e como essa linguagem se organiza dentro do processo criativo em dança, como uma forma de comunicação entre o bailarino e ele mesmo, com o intuito de provocar o corpo a desconstruir-se. Como principais referências adotamos os estudos de consciência corporal de Klauss Vianna (2005) e as orientações de jogos teatrais propostos por Spolin (2001, 2005). A pesquisa-ação foi utilizada como balizadora dos procedimentos metodológicos. Com base nos resultados da pesquisa, podemos concluir que os jogos de improvisação são um recurso valioso para a ressignificação dos processos criativos do bailarino. Através da combinação das abordagens de consciência corporal de Klauss Vianna e dos jogos teatrais de Viola Spolin, os bailarinos participantes da pesquisa puderam explorar novas formas de movimento e ampliar seu repertório criativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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