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Título: Patrimônio Cultural, Identidade Amazônica e Turismo: uma análise sobre as contribuições do Museu do Índio de Manaus-Am
Autor(es): Reis, Thaís Brito Soares
Orientador(es): Cruz, Jocilene Gomes da
Palavras-chave: Museus;Museum;Povos Indígenas;Indigenous People;Tourism;Turismo
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: REIS, Thaís Brito Soares. Patrimônio Cultural, Identidade Amazônica e Turismo: uma análise sobre as contribuições do Museu do Índio de Manaus-Am. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta pesquisa visou contextualizar a relevância do Museu do índio de Manaus na difusão de conhecimentos sobre a diversidade cultural e, sobretudo dos povos indígenas. Os museus são fundamentais para a formação crítica e devem propiciar aos visitantes o reconhecimento do valor da cultura, combatendo visões etnocêntricas entranháveis na sociedade. No âmbito do Turismo, a valorização e a promoção da diversidade cultural são fundamentais, sendo a cultura local por si só um atrativo, bem como uma ferramenta para a enfraquecimento do etnocentrismo. Por esse aspecto, existe uma relação intrínseca entre museus, a valorização da identidade cultural e o Turismo. Na presente pesquisa fez-se uma reflexão sobre a relação entre o museu do índio de Manaus e turismo, tomando como foco apreender as suas contribuições para a promoção da cultura indígena e do turismo em Manaus. Teve-se como objetivos identificar as motivações e as finalidades intrínsecas à criação do museu; caracterizar as ações culturais, educacionais e de cidadania promovidas e verificar as contribuições diretas e indiretas do museu no âmbito do Turismo na cidade de Manaus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pelas informações obtidas no processo de coleta de dados. Junto com a combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo (Flick, 2008). No museu, notaramse poucas informações atualizadas sobre os objetos e cultura indígena, e retrata uma visão estereotipada e fragmentada sobre a cultura desses povos. Essa realidade do museu dificulta a formação de uma identidade local constituída nos elementos da diversidade dos povos presentes na região, consequentemente, diminui as possibilidades de se alicerçar um tipo de Turismo que reconheça a riqueza cultural da região.
Abstract: This research aimed to contextualize the relevance of the Indigenous people Museum of Manaus in the diffusion of knowledge about the cultural diversity, mainly of indigenous peoples. The museums are fundamental to the critical formation and they must provide to the visitors a recognition of the value of culture, combating intangible etnocentric points of view in the society. In Turism, the valorization and promotion of cultural diversity are fundamental, as the local culture being an attractive by itself, as well as a tool to the weakening of etnnocentrism. Because of it, there is na intrinsic relation between museums, cultural identity and Turism. In the presente research, a reflection was made on the relation between the Indigenous people Museum of Manaus and the Turism, with the aim of apprehending its contributions to the promotion of indigenous culture and tourism in Manaus. There were purposes of identiying the motivations and intrinsic goals of creating the museum; characterize cultural, educational and citzen actions which were promoted and to verify direct and indirect contributions of the museum to the turism in Manaus. It is a qualitative research by the obtained information during the processo of collecting data with the bibliografic, documental and field research (Flick, 2008). In the museum, there was a few atualized information about the objects and the indigenous culture, and it shows a stereotyped and fragmented vision and the culture of those peoples. This reality hinders the formation of a local identity buit in the diversity elements of local peoples, and consequently, decreases the possibilities of basing a kind of Tourism which recognize cultural richness os the region.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4883
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