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dc.contributor.authorBarbosa, Thayná Marques-
dc.date.available2023-06-23-
dc.date.available2023-08-07T13:23:38Z-
dc.date.issued2018-06-11-
dc.identifier.citationBARBOSA, Thayná Marques. O uso da realidade virtual como ferramenta de promoção turística de Manaus. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4872-
dc.description.abstractTourism and Information and Communication Technology, a new concept for the two areas of knowledge. These two subjects have been the evolution of tourism on the question of how they are available and added to information, which, as consequence, has led to a change on the way of purchasing and enjoying touristic products and services. Tourism is an area characterized for its intangibility along with the tourist consumer, it takes an intensive, active and dynamic communication. Virtual reality is an advanced technology in which the individual has an experience in a virtual scenery recreating to the maximum the exact sensation possible of the reality. The goal of the study is to discuss the use of virtual reality as a tool of touristic promotion and to verify its usability in the city of Manaus. The methodological procedure used for the research led to an analysis of multiple methods (quantitative and qualitative), stopping on the explanation of the qualitative approach. The sample is worked from the point of view of three tourism agencies in Manaus: Amazon Explorer, Amazon Eco Adventures Tours and Fontur; using the managers and contributors’ speech regarding the use of virtual reality as a tool of the touristic promotion in the city of Manaus. The research time of application occurred in May, 2018. The results allowed the comprehension that the knowledge about virtual reality in the tourism sector is known by the sample, but the use of this tool is not present in business marketing, there are two main reasons why it is not used, which are: the consumer that has been looking for the agencies and the investment in the tool. Due to difficulty, in the academic field, regarding the subject about virtual reality with the tourism sector in Brazil and in Manaus, the information shared here may contribute to the production of future researches. Besides also contributing to the society, as well as the tourism trade of Manaus, allowing a marketing and scientific dialogue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectPromoção Turística de Manauspt_BR
dc.titleO uso da realidade virtual como ferramenta de promoção turística de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:23:38Z-
dc.contributor.advisor1Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690480711773055pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690480711773055pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Selma Paula Maciel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1702147294116081pt_BR
dc.contributor.referee3Uchôa, Antônio-
dc.description.resumoTurismo e Tecnologia da Informação e Comunicação, um novo conceito para as duas áreas do conhecimento. Essas duas vertentes tem sido a evolução do turismo quanto à questão da forma como são disponibilizadas e adicionadas as informações, o que gerou, por consequência, a mudança no modo em adquirir e usufruir de produtos e serviços turísticos. O turismo é uma área caracterizada pela intangibilidade junto ao consumidor turista, requer uma comunicação intensiva, ativa e dinâmica. A realidade virtual é uma tecnologia avançada na qual o indivíduo tem a experiência num cenário virtual recriando ao máximo a sensação exata da realidade possível. O estudo tem como objetivo discutir o uso da realidade virtual como ferramenta de promoção turística e verificar a usabilidade da mesma na cidade de Manaus. O procedimento metodológico adotado à pesquisa levou a uma análise de métodos múltiplos (quantitativos e qualitativos), detendo-se na explicitação da abordagem qualitativa. A amostra é trabalhada do ponto de vista de três agências de turismo de Manaus: Amazon Explorer, Amazon Eco Adventures Tours e Fontur; sendo utilizado o discurso dos gestores e colaboradores quanto ao uso da realidade virtual como ferramenta da promoção turística na cidade de Manaus. O tempo de aplicação da pesquisa ocorreu no mês de maio de 2018. Os resultados permitiram compreender que o conhecimento sobre a realidade virtual no setor turístico é conhecido pela amostra, porém o uso dessa ferramenta não se faz presente no marketing das empresas, há dois principais motivos que resultam na não utilização que são: o consumidor que tem procurado as agências e o investimento na ferramenta. Devido à dificuldade, no âmbito acadêmico, em relação ao assunto referente à realidade virtual em relação ao setor turístico no Brasil e em Manaus, as informações aqui compartilhadas poderão contribuir para produção de futuras pesquisas. Além de contribuir também para a sociedade, bem como o trade turístico de Manaus, possib ilitando um diálogo mercadológico e científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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