DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Arllison de Oliveira-
dc.date.available2023-06-23-
dc.date.available2023-08-07T13:22:48Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationFARIAS, Arllison de Oliveira. A influência das metodologias ativas na concepção dos alunos do 6º e 7º semestres do curso de turismo da Universidade do Estado do Amazonas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4870-
dc.description.abstractOn the proposed research, it seeks to identify how the active methods can influence the student's perception of the sixth and seventh semesters of the Tourism Course at the State University of Amazonas, arranging a hypothesis on the use of the Active Methodology which is defended due to the expansion of information by technology, through the descriptive research as approaching on studies in qualitative and quantitative order Therefore, the results obtained in the applied research with students in the 6th and 7th semesters and Professors of the Course of Tourism. Regarding the Professors, they have a positive view of the active methodologies meanwhile for the students, it is noticed that the majority cannot identify which methodologies are applied in the classroom, even with a positive view of the method given in the classroom, students do not think it is enough for there to learning, the research has a great contribution to the campus as it was possible to realize that the students have interest in learning in new methods. Thus, that active methodologies can be applied more frequently in the course so the students can become more autonomous behind their awarenesspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAlunos e Professorespt_BR
dc.titleA influência das metodologias ativas na concepção dos alunos do 6º e 7º semestres do curso de turismo da Universidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:22:48Z-
dc.contributor.advisor1Teixeira, Maria Adriana Sena Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305750465493497pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Adriana Sena Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305750465493497pt_BR
dc.contributor.referee2Ferst, Marklea da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1987912722418223pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Lúcia Cláudia Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3377313544008037pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990347043141708pt_BR
dc.description.resumoNo trabalho proposto, procura-se identificar como as metodologias ativas podem influenciar a percepção de alunos do 6º e 7º semestres/período do curso de turismo da Universidade do Estado do Amazonas, levantando a hipótese no uso da metodologia ativa que teve surgimento através da ampliação de informação por conta da tecnologia, pelo meio da pesquisa descritiva com a forma de abordagem do estudo, na ordem qualitativa e quantitativa, desta maneira, os resultados obtidos com a pesquisa aplicada com alunos do 6º e 7º semestres e professores do curso de Turismo, em relação aos professores, os mesmos têm uma visão positiva em relação às metodologias ativas, enquanto para os alunos, é percebido que grande maioria não consegue identificar quais são as metodologias aplicadas em sala de aula, mesmo com uma visão positiva em relação ao método passado em sala, os alunos não acham suficiente para sua aprendizagem, a pesquisa tem grande contribuição para academia pois foi possível perceber que os alunos têm interesse em aprender de novas formas, fazendo com que as metodologias ativas possam ser aplicadas com maior frequência no curso para que os alunos consigam se tornar mais autônomos atrás do seu conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Jociana Brugnerotto; SANTOS, Larissa Mateus Pessetti Azzi; OLIVEIRA, Luna Mares Lopes de. Manual de elaboração do projeto para Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Porto Velho, RO: 2012. BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica 3. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. BERBEL, Neusi A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n.1, p. 25-40, 2011. Disponível em: http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf>. Acesso em: 18 Jan. 2021. DIESEL, Aline; MARCHESAN, Michele Roos; MARTINS, Silvana Neumann. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NA SALA DE AULA: UM OLHAR DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. Revista Signos, Lajeado, ano 37, n. 1, 2016. ISSN 1983-0378. Disponível em: file:///C:/Users/Adriana/Downloads/1008-1017-1-PB.pdf. Acesso em:21 Jan.2021. DUARTE, Verônica Gonçalves METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO ALUNO. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade de Itajubá, Itabubá, 2018. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1469/disserta cao_2018085.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 Jan.2021. GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias Ativas e o Processo de Aprendizagem na Perspectiva da Inovação. Congresso Internacional. São Paulo, Brasil, 8-12 de fevereiro de 2010. Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0287-1.pdf. Acesso em: 26 Jan.2021. GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação Recife, v. 1, n. 2, 2012. ISSN: 2237-9703. Disponível em: http://www.fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14. Acesso em: 26 Jan.2021.MORÁN, Mudando a Educação com Metodologias ativas - Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Paraná: UEPG 2015. MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais. 2 ed. São Paulo:atlas, 2009. NASCIMENTO, Tuliana Euzébio do; COUTINHO, Cadidja. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de Ciências. Multiciência Online, ISSN 2448-4148, 2016. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/adm/upload/v2/n3/7a8f7a1e21d0610001 959f0863ce52d2.pdf. Acesso em: 26 Jan.2021. NAVARRO, Mairlos Parra. PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. Revista Int. J. Activ. Learn, v.2, n.2, p 8-20, jan./jul. 2017. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/ijoal/article/view/197/282. Acesso em: 21 Jan.2021. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: Um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão, GO: UFG, 2011. Disponível em PEIXOTO, Anderson Gomes. O uso de metodologias ativas como ferramenta de potencialização da aprendizagem de diagramas de caso de uso. Periódico científico outras palavras. V.12, n.02, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/viewFile/718 /604. Acesso em: 06 Jan.2021. PEREIRA, Ranielly da Cruz; OLIVEIRA, Alyne Leite de; VIANA, Hudson Josino; LIMA, Antonio Raniel Silva; ALENCAR, Maria Patrícia de. Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração. Revista Id on Line multidisciplinar e de Psicologia. V.12, N. 41 ISSN 1981-117. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id. Acesso em: 19 Jan.2020. PEREIRA, Fábio, APRENDIZAGEM POR PARES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SENSO-CRÍTICO. Revista Int. J. Activ. Learn. Rio de Janeiro, RJ 2017.RICHARTZ, Terezinha. METODOLOGIA ATIVA: a importância da pesquisa na formação de professores. Revista da Universidade do Vale do Rio Verde, Três corações. V.13. N.1, p. 296-304, 2015. VALENTE, José Armando; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Disponível em: file:///C:/Users/Adriana/Downloads/9900-20783-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 26 Jan.2021. ZALUSKI, Felipe Cavalheiro; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de. METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – CIET, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Adriana/Downloads/556-14-3432-1-10-20180516%20(3).pdf. Acesso em: 26 Jan.2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqTurismopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.