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Título: O papel das redes sociais na disseminação científica do observatório do turismo da Universidade do Estado do Amazonas
Autor(es): Barreto, Giovanna Marcelle de Araújo
Orientador(es): Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante
Palavras-chave: Turismo;Redes sociais;Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas;Métricas
Data do documento: 20-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARRETO, Giovanna Marcelle de Araújo. O papel das redes sociais na disseminação científica do observatório do turismo da Universidade do Estado do Amazonas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: As redes sociais são ferramentas bastante comuns no cotidiano da população mundial, sendo consideradas as ferramentas mais adequadas e populares para divulgação de informações. No contexto do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, que é um importante divulgador de informações relacionadas à atividade turística, notou-se a necessidade de investimento nas redes sociais, tendo em vista que apenas o site do mesmo não angariava os resultados que as redes sociais poderiam gerar. Por isso, neste estudo, três redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube) foram escolhidas para esse investimento. Logo, o objetivo geral deste estudo é identificar de que forma essas redes auxiliam na divulgação das informações turísticas contidas no portal do Observatório de Turismo da UEA. Como objetivos específicos buscou-se fazer uma análise das métricas feitas nesses perfis. Como metodologia, a pesquisa se classifica como quali-quantitativa em sua forma de abordagem. Quanto aos procedimentos houve o uso de levantamento bibliográfico e estudo de campo, o objeto de estudo delimita-se ao observatório de turismo da UEA, especificamente às redes sociais e sua contribuição. O método de pesquisa configurou-se como indutivo. A coleta de dados ocorreu através de fontes secundárias e primárias. A análise de dados ocorreu através das ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes. O seguinte estudo se deu início em maio de 2021 e foi finalizado em maio de 2022, durante a realização do projeto de extensão “Conexão Observatur-UEA: do Sistema de Informações Turísticas às Redes Sociais”. De resultados obtidos foram analisadas as métricas e os indicadores das três redes sociais, sendo esses: o número de seguidores; alcance; curtidas; visualizações; impressões e tempo de visualização em horas.
Abstract: Social networks are very common tools in the daily life of the world population, being considered the most appropriate and popular tools for disseminating information. In the context of the Tourism Observatory of the Tourism Observatory of the State University of Amazonas, which is an important disseminator of information related to tourist activ-ity, it was noted the need to invest in social networks, given that its website did not obtain the results that social networks could generate. Therefore, in this study, three social networks (Instagram, Facebook, and YouTube) were chosen for this investment. The general objective of this study is to identify how these networks help in the dissem-ination of tourist information contained in the UEA Tourism Observatory portal. As spe-cific objectives, it was sought to analyse the metrics made in these profiles. As a methodology, the following research is classified as qualitative-quantitative in its approach. As for the procedures, there was the use of a bibliographic survey and field study. The object of study is limited to the UEA tourism observatory, specifically to social networks and their contribution. The research method was configured as inductive. Data collection took place through secondary and primary sources. Data analysis took used the tools provided by the networks themselves. The study began in May 2021 and was completed in May 2022, during the extension project Observatur-UEA Connection: from the Tourist Information System to Social Networks”. From the results obtained, the metrics and indicators of the three social networks were analysed, namely: the number of followers; range; likes; views; impressions and viewing time in hours.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4857
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