DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4852
Título: Novena de São José: patrimônio religioso do bairro Praça XIV de Janeiro, Manaus-Am
Autor(es): Nogueira, Erlen Barbosa
Orientador(es): Gonçalves, Cláudia Araújo de Menezes
Palavras-chave: Turismo religioso;Manifestação Cultural;Novena de São José;Patrimônio religioso
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: NOGUEIRA, Erlen Barbosa. Novena de São José: patrimônio religioso do bairro Praça XIV de Janeiro, Manaus-AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: O turismo é a área do conhecimento aplicado às ciências sociais que busca compreender o fenômeno do deslocamento de pessoas, que por motivos diversos, deixam os seus locais de residência para experimentarem trocas de valores de ordem social, cultural, econômica e ambiental em outros lugares. Dessa forma, atribui-se um valor para essa conquista pessoal que acaba sendo, muitas vezes, habitual como é o caso das viagens com fins religiosos. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo principal analisar o evento religioso da Praça XIV de janeiro denominado Novena de São José realizada no Santuário de São José Operário no bairro Praça XIV de janeiro na cidade de Manaus. Como objetivos específicos delimitou-se caracterizar a novena de São José como um importante patrimônio religioso para atrair pessoas à cidade onde ocorreu a pesquisa, elaborar um breve histórico dessa manifestação que é organizada por meio do Santuário São José Operário e realizar o levantamento de informações para identificar o desenvolvimento desse evento a partir do ano 1999 até o ano de 2019, que desde então, agrega valores ao Santuário como um valioso patrimônio histórico e cultural local. Sendo assim, utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e descritiva de modo a alcançar os resultados por meio da análise e descrição do histórico desse fenômeno de maneira qualitativa como um importante patrimônio religioso para desenvolver essa segmentação do turismo na cidade.
Abstract: O turismo é a área do conhecimento aplicado às ciências sociais que busca compreender o fenômeno do deslocamento de pessoas, que por motivos diversos, deixam os seus locais de residência para experimentarem trocas de valores de ordem social, cultural, econômica e ambiental em outros lugares. Dessa forma, atribui-se um valor para essa conquista pessoal que acaba sendo, muitas vezes, habitual como é o caso das viagens com fins religiosos. Pensando nisso, este trabalho tem como objetivo principal analisar o evento religioso da Praça XIV de janeiro denominado Novena de São José realizada no Santuário de São José Operário no bairro Praça XIV de janeiro na cidade de Manaus. Como objetivos específicos delimitou-se caracterizar a novena de São José como um importante patrimônio religioso para atrair pessoas à cidade onde ocorreu a pesquisa, elaborar um breve histórico dessa manifestação que é organizada por meio do Santuário São José Operário e realizar o levantamento de informações para identificar o desenvolvimento desse evento a partir do ano 1999 até o ano de 2019, que desde então, agrega valores ao Santuário como um valioso patrimônio histórico e cultural local. Sendo assim, utilizou-se como metodologia as pesquisas bibliográfica e descritiva de modo a alcançar os resultados por meio da análise e descrição do histórico desse fenômeno de maneira qualitativa como um importante patrimônio religioso para desenvolver essa segmentação do turismo na cidade.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4852
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Novena de São José patrimônio religioso do bairro Praça XIV de Janeiro, Manaus-Am.pdfArquivo principal1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.