DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4843
Título: Centros de atendimento aos turistas: uma comparação entre os cats de Manaus-Brasil, Mafra, Batalha-Portugal e Pisa-Itália
Autor(es): Mendonça, Katherine Lima Loureiro de
Orientador(es): Guimarães, Márcia Raquel Cavalcante
Palavras-chave: Serviço turístico;Tourist service;CAT;TAC;Atendimento;Attendance;Manaus
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MENDONÇA, Katherine Lima Loureiro de. Centros de atendimento aos turistas: uma comparação entre os cats de Manaus-Brasil, Mafra, Batalha-Portugal e Pisa-Itália. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: A informação é um insumo de vital importância para a realização das atividades turísticas no que tange ao planejamento e gestão do destino. Os turistas buscam por informações antes de realizar a viagem e, ao chegar, necessitam de informações que auxiliem sua permanência e qualidade da experiência no lugar. Essa necessidade de informação possui relação com as precauções tomadas pelos visitantes e também para evitarem riscos. Por isso, os Centros de Atendimento ao Turista – CATs, ou Postos de Informações Turísticas – PITs, são dispostos em áreas de bastante fluxo turístico, como aeroportos, portos, rodoviárias, próximo aos atrativos, funcionando como unidades de informação que atendem a turistas para que possam sanar dúvidas facilitando a prestação dos serviços oferecidos e ao mesmo tempo fornecem parâmetros para o Sistema de Informação Turística auxiliando na identificação do visitante de um município, estado ou país. Em Manaus, os CATs estão localizados no aeroporto, porto, no mercado Adolpho Lisboa e próximo aos atrativos da cidade, nesse caso o Teatro Amazonas. No entanto, poderiam ser mais bem aproveitados com estrutura adequada, moderna e que potencializasse sua função precípua de atendimento e informações dadas, como também um valor agregado de atratividade complementar. Essa sugestão está pautada nas visitas e experiências adquiridas nos PITs da Europa, onde, em Portugal, por exemplo, alguns desses postos oferecem exposições de artes ou fotografias, servindo como um atrativo, que pode atrair mais ainda visitantes. Desta forma, os CATs de Manaus-Amazonas podem ser mais bem aproveitados, mantendo sua função original e ampliando para novas possibilidades, ou seja, oferecendo informações a visitantes e residentes com internet, auxiliando na permanência do turista bem como no planejamento do destino turístico.
Abstract: The information is an input of vital importance for the accomplishment of the tourist activities in what concerns to the planning and management of the destination. Tourists search for information before making the trip, and when they arrive they need information that will help them stay and quality of the experience in the place. This need for information is related to precautions taken by visitors and also to avoid risks. Therefore, Tourist Assistance Centers - CATs, or Tourist Information Stations (PITs) are located in areas with a high tourist flow, such as airports, ports, roads, near to attractions, serving as information units that that can solve doubts facilitating the provision of the offered services and at the same time provide parameters for the Tourist Information System helping in the identification of the visitor of a municipality, state or country. In Manaus, the CATs are located at the airport, port, Adolpho Lisboa market and near the attractions of the city, in this case the Amazonas Theater. However, they could be better utilized with adequate structure, modern and that would enhance their primary function of care and information given, as well as an added value of complementary attractiveness. This suggestion is based on the visits and experiences acquired in the PITs of Europe, where in Portugal, for example, some of these posts offer art or photography exhibitions, serving as an attraction that can attract even more visitors. In this way, the CATs of Manaus-Amazonas can be better utilized, maintaining its original function and expanding to new possibilities, that is, offering information to visitors and residents with internet, helping the tourist stay as well as planning the tourist destination.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4843
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Centros de atendimento aos turistas uma comparação entre os cats de Manaus Brasil, Mafra, Batalha Portugal e Pisa Itália.pdfArquivo principal3,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.