DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Ariene Victória Santos-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T12:43:38Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationTORRES, Ariene Victória Santos. Nina e os Monstros Invisíveis: descobertas metodológicas no ensino não formal de Teatro para mulheres nortistas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4837-
dc.description.abstractThe present work describes and analyzes the developments of the construction of the show Nina e os Monstros Invisíveis (2022), a process of scenic assembly of the curricular component of Completion of the Degree in Theater by the University of Amazon State ESAT - UEA. The montage Nina addresses the culture of pedophilia and child sexual abuse as its main theme, focused on the experience of amazon children. This work aims to raise reflections and record the challenges and difficulties encountered during the process of assembling the show, based on a teaching methodology designed and implemented for amazon women and their needs as female individuals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteatro feministapt_BR
dc.subjectfeminist theaterpt_BR
dc.subjectmetodologiapt_BR
dc.subjectmethodologypt_BR
dc.subjectManauspt_BR
dc.subjectteatro infantilpt_BR
dc.subjectchildren's theaterpt_BR
dc.subjectformas animadaspt_BR
dc.subjectpuppet theaterpt_BR
dc.titleNina e os Monstros Invisíveis: descobertas metodológicas no ensino não formal de Teatro para mulheres nortistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:43:38Z-
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.description.resumoNina e os Monstros Invisíveis (2022), processo de montagem cênica do componente curricular de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas ESAT - UEA. A montagem Nina aborda como temática principal a cultura da pedofilia e o abuso sexual infantil, focada na vivência de crianças amazonenses. No desenvolvimento da montagem, reflexões e registros foram surgindo, elencando os desafios e dificuldades encontrados durante o processo de montagem do espetáculo, a partir de uma metodologia de ensino pensada e executada para a mulher amazonense e suas necessidades enquanto indivíduos-fêmea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesLink da matéria: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/11/04/apos-palestra-de-educacao-sexual-na-es cola-crianca-revela-abuso-e-homem-e-condenado-a-prisao-na-pb.ghtml> acesso em: 28 jan 2023 19:21 Socialização feminina disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/reverso/como-as-mulheres-sao-socializadas-dentro-de-uma-socied ade-machista/> acesso em: 28 jan 18:32 Ribeiro Jr., Amaury. Poderosos Pedófilos. São Paulo: ed. Matrix. 2020 Interseccionalidade disponível em: <https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/o-que-e-interseccionalidade-e-por-que-importa-saber-seu-s ignificado/#:~:text=Como%20se%20define%20a%20interseccionalidade,n%C3%A3o%20af etam%20uma%20pessoa%20separadamente.> acesso em: 29 jan 2023 23:15 Materialismo disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/materialismo#:~:text=O%20materialis mo%20%C3%A9%20uma%20concep%C3%A7%C3%A3o,fen%C3%B4menos%20sociais% 2C%20hist%C3%B3ricos%20e%20mentais.> acesso em: 01 fev 2023 02:14 Escuta ativa disponível em: <https://www.pontotel.com.br/escuta-ativa/#:~:text=A%20escuta%20ativa%20%C3%A9%20 quando,as%20falas%20do%20seu%20colega.> acesso em: 02 fev 2023 02:43 SAFIOTTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2004 OLIVEIRA, Eduardo Lopes; MARQUES, Angela Cristina Salgueiro. Familismo, patriarcado e empobrecimento feminino na comunicação pública do governo sobre o programa bolsa família. Revista Anagrama, São Paulo, p. 6 e 7. jul-dez 2019. SANTOS, Flavia Grützmacher dos. Uma cultura de cuidado e afeto: apontamentos sobre confiança e segurança em uma oficina de teatro desenvolvida com/por mulheres. Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná. Curitiba, v.26 n.1 (jan-jun 2022). disponivel em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4593/4900> acesso em 30 de janeiro de 2023 MEDEIROS. Karoline. Um olhar sensível sobre o corpo de atrizes manauaras. 2019 disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2555> SALLES, Gabriel Valls de. Potenciais para o desenvolvimento da Escuta Sensível no ambiente escolar por meio das Artes Cênicas: observações sobre alguns jogos e exercícios cênicos. Trabalho de conclusão de curso da Universidade de Brasília. Brasília, dezpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nina e os Monstros Invisíveis - Descobertas metodológicas no ensino não formal de teatro para mulheres nortistas.pdfArquivo principal837,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.