Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4837
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Ariene Victória Santos | - |
dc.date.available | 2023-06-20 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T12:43:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Ariene Victória Santos. Nina e os Monstros Invisíveis: descobertas metodológicas no ensino não formal de Teatro para mulheres nortistas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4837 | - |
dc.description.abstract | The present work describes and analyzes the developments of the construction of the show Nina e os Monstros Invisíveis (2022), a process of scenic assembly of the curricular component of Completion of the Degree in Theater by the University of Amazon State ESAT - UEA. The montage Nina addresses the culture of pedophilia and child sexual abuse as its main theme, focused on the experience of amazon children. This work aims to raise reflections and record the challenges and difficulties encountered during the process of assembling the show, based on a teaching methodology designed and implemented for amazon women and their needs as female individuals. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | teatro feminista | pt_BR |
dc.subject | feminist theater | pt_BR |
dc.subject | metodologia | pt_BR |
dc.subject | methodology | pt_BR |
dc.subject | Manaus | pt_BR |
dc.subject | teatro infantil | pt_BR |
dc.subject | children's theater | pt_BR |
dc.subject | formas animadas | pt_BR |
dc.subject | puppet theater | pt_BR |
dc.title | Nina e os Monstros Invisíveis: descobertas metodológicas no ensino não formal de Teatro para mulheres nortistas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T12:43:38Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pozzetti, Gislaine Regina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4028187628948519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bordin, Vanessa Benites | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0717531333053959 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Daniely Peinado dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5951437006059198 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nina e os Monstros Invisíveis (2022), processo de montagem cênica do componente curricular de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas ESAT - UEA. A montagem Nina aborda como temática principal a cultura da pedofilia e o abuso sexual infantil, focada na vivência de crianças amazonenses. No desenvolvimento da montagem, reflexões e registros foram surgindo, elencando os desafios e dificuldades encontrados durante o processo de montagem do espetáculo, a partir de uma metodologia de ensino pensada e executada para a mulher amazonense e suas necessidades enquanto indivíduos-fêmea. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | Link da matéria: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/11/04/apos-palestra-de-educacao-sexual-na-es cola-crianca-revela-abuso-e-homem-e-condenado-a-prisao-na-pb.ghtml> acesso em: 28 jan 2023 19:21 Socialização feminina disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/reverso/como-as-mulheres-sao-socializadas-dentro-de-uma-socied ade-machista/> acesso em: 28 jan 18:32 Ribeiro Jr., Amaury. Poderosos Pedófilos. São Paulo: ed. Matrix. 2020 Interseccionalidade disponível em: <https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/o-que-e-interseccionalidade-e-por-que-importa-saber-seu-s ignificado/#:~:text=Como%20se%20define%20a%20interseccionalidade,n%C3%A3o%20af etam%20uma%20pessoa%20separadamente.> acesso em: 29 jan 2023 23:15 Materialismo disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/filosofia/materialismo#:~:text=O%20materialis mo%20%C3%A9%20uma%20concep%C3%A7%C3%A3o,fen%C3%B4menos%20sociais% 2C%20hist%C3%B3ricos%20e%20mentais.> acesso em: 01 fev 2023 02:14 Escuta ativa disponível em: <https://www.pontotel.com.br/escuta-ativa/#:~:text=A%20escuta%20ativa%20%C3%A9%20 quando,as%20falas%20do%20seu%20colega.> acesso em: 02 fev 2023 02:43 SAFIOTTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2004 OLIVEIRA, Eduardo Lopes; MARQUES, Angela Cristina Salgueiro. Familismo, patriarcado e empobrecimento feminino na comunicação pública do governo sobre o programa bolsa família. Revista Anagrama, São Paulo, p. 6 e 7. jul-dez 2019. SANTOS, Flavia Grützmacher dos. Uma cultura de cuidado e afeto: apontamentos sobre confiança e segurança em uma oficina de teatro desenvolvida com/por mulheres. Revista Científica de Artes da Faculdade de Artes do Paraná. Curitiba, v.26 n.1 (jan-jun 2022). disponivel em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4593/4900> acesso em 30 de janeiro de 2023 MEDEIROS. Karoline. Um olhar sensível sobre o corpo de atrizes manauaras. 2019 disponível em: <http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2555> SALLES, Gabriel Valls de. Potenciais para o desenvolvimento da Escuta Sensível no ambiente escolar por meio das Artes Cênicas: observações sobre alguns jogos e exercícios cênicos. Trabalho de conclusão de curso da Universidade de Brasília. Brasília, dez | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nina e os Monstros Invisíveis - Descobertas metodológicas no ensino não formal de teatro para mulheres nortistas.pdf | Arquivo principal | 837,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.