Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4836
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Palandi, Viviane | - |
dc.date.available | 2023-06-20 | - |
dc.date.available | 2023-08-07T12:43:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
dc.identifier.citation | PALANDI, Viviane. Provocações e práticas: um caminho de confiança entre ator/atriz e provocadora corporal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4836 | - |
dc.description.abstract | The ways traveled throught this article as Final paper of the Degree in Theater are fragments of interviews realized with artists from the Manaus scene, with the objective of mapping testimonials about the function of corporal provocation realized for me, author of this research, during the years from 2019 to 2022 in the city of Manaus – Amazonas. As a scene artist and student, show the reflections on the experiences exchanged during the creative processes in this four (04) year interim, and about how they permeate the pedagogical training. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | depoimentos | pt_BR |
dc.subject | testimonials | pt_BR |
dc.subject | provocadora corporal | pt_BR |
dc.subject | bodily provocateur | pt_BR |
dc.subject | artes da cena | pt_BR |
dc.subject | performing arts | pt_BR |
dc.subject | processos criativos | pt_BR |
dc.subject | creative processes | pt_BR |
dc.subject | cartography | pt_BR |
dc.subject | cartografia | pt_BR |
dc.title | Provocações e práticas: um caminho de confiança entre ator/atriz e provocadora corporal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T12:43:22Z | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Taciano Araripe | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4359059295155712 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves , Luiz Davi Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3790619092082749 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Luiz Davi Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3790619092082749 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Taciano Araripe | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4359059295155712 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Souza, Madirson Francisco | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9192428129322620 | pt_BR |
dc.description.resumo | O caminho escolhido para percorrer este artigo como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro são fragmentos de entrevistas realizadas com artistas da cena manauara, com o objetivo de cartografar depoimentos sobre a função de provocadora corporal realizada por mim, autora desta pesquisa, durante os anos de 2019 a 2022 na cidade de Manaus – AM. Como artista da cena e licencianda, aponto reflexões sobre as experiências trocadas durante os processos criativos nesse interim de quatro (04) anos, e sobre como eles permeiam a formação pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARROS, L. P.; KASTRUP, V. (2012). Cartografar é acompanhar processos. In Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. BOGART, Anne. A preparação do diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011. CABRAL, Beatriz. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, v. 8 n.1 (2007). Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/issue/view/74 Acesso em: 02 fev. 2023. ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Tradução de Waldéa Barcelos; consultoria da coleção, Alzira M. Cohen. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. FORTIN. Sylvie; Trad. Helena Mello, S. (2010). Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a pesquisa na prática artística. Cena, (7), 77. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2236-3254.11961 Acesso em: 10 fev. 2023. ICLE, Gilberto. Formação e processos de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas. São Paulo: Editora Max Limonad, 2021. OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda Dourado: a dimensão espiritual da interpretação teatral. São Paulo: Perspectiva, 2004. PASSOS, Eduardo; KRASTUP, Virgínia; ESCÓCIA, Liliana da. Pistas do método de cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. QUILICI, C. S. O Treinamento do Ator/Performer: Repensando o “Trabalho Sobre Si” a Partir de Diálogos Interculturais. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 015-021, 2019. DOI: 10.5965/1414573102192012015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102192012015. Acesso em: 17 jan. 2023. ROLNIK, Suely. O cartógrafo. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina: Editora da UFRGS, 2011. RUI, Ítalo. Do diário à cena: revisitando o movimento criador no espetáculo Provérbios de Burro. Manaus, AM: Ítalo Soares, 2020. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Provocações e práticas - um caminho de confiança entre ator-atriz e provocadora corporal.pdf | Arquivo principal | 599,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.