DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4834
Título: Teatralidades do real e ficção: os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final?”
Autor(es): Maciel, Lucas Macedo
Orientador(es): Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes
Palavras-chave: Autobiográfico;Autobiographical;teatralidades do real;Theater of the real;teatro performativo;Performative theater
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MACIEL, Lucas Macedo. Teatralidades do real e ficção: os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final?”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo detalhar e refletir a respeito do processo de criação do espetáculo “O que acontece no final?” que ocorreu durante a matéria de montagem cênica I e II de finalização de curso de bacharelado em Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. O espetáculo mistura o real com o não real a partir de movimentos de criação autobiográficos que colocam em cena vivências, traumas e relatos dos próprios artistas/performers despidos de personagens, mas ainda sim entrando em contraste com o conteúdo ficcional das personas da peça. A pesquisa parte do princípio da matéria de montagem cênica e da criação de um espetáculo de finalização de curso e de como os artistas/performers acabaram esbarrando na autobiografia, e então, fazendo uso dela em cena fundindo-a com a ficção e, em seguida, como o processo de criação de cenas se deu por meio do desafio de inserir relatos reais no espetáculo. Por fim irei abordar a performatividade da narrativa que se encontra em um lugar de movimento constante por conter relatos autobiográficos. Usarei como metodologia de pesquisa os conceitos da crítica de processos criativos de Cecilia SALLES, e, o conceito da pesquisa autoetnográfica de Sylvie FORTIN, me colocando em evidência ao falar de minhas próprias experiencias e do meu próprio processo criativo. Para falar a respeito das autobiografias me ancoro nas pesquisas de Janaina LEITE, e, para falar a respeito da performance uso os conceitos de Josette FÉRAL.
Abstract: This research aims to detail and reflect on the process of creating the play "O que acontece no final?" that occurred during the scenic montage class I and lI of the course of completion of Bachelor's degree in Theater at the State University of Amazonas. The play mixes the real with the non-real from autobiographical creation movements that put on stage experiences, traumas and reports from the artists/performers themselves stripped of characters, but still contrasting with the fictional content of the play's personas. The research starts from the beginning of the scenic montage and the creation of a final course play and how the artists/performers ended up bumping into autobiography, and then, making use of it on stage merging it with fiction and, after that, how the process of scene creation happened through the challenge of inserting real accounts in the play. Finally, I will address the performativity of the narrative that is in a place of constant movement because it contains autobiographical accounts. I will use as research methodology the concepts of Cecilia SALLES' critique of creative processes, and Sylvie FORTIN's concept of autoethnographic research, putting myself in evidence when talking about my own experiences and my own creative process. To talk about autobiographies I anchor myself in Janaina LEITE's research, and to talk about performance I use Josette FÉRAL's concepts.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4834
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatralidades do real e ficção os elementos autobiográficos na montagem cênica “O que acontece no final”.pdfArquivo principal2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.