DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4832
Título: Dança e escola: o que pensam os alunos do Ensino Fundamental 2 sobre a arte da Dança no contexto escolar? Ouvindo suas vozes!
Autor(es): Souza, Ester dos Santos
Orientador(es): Ramos, Érika da Silva
Palavras-chave: educação;education;dança;dance;experiência;experience;percepção;perception
Data do documento: 27-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Ester dos Santos. Dança e escola: o que pensam os alunos do Ensino Fundamental 2 sobre a arte da Dança no contexto escolar? Ouvindo suas vozes! 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: O ensino da dança na escola tem passado por inúmeros conceitos, quando citamos dança no ambiente escolar alguns alunos trazem suas preconcepções relacionadas às suas experiências cotidianas, ou o que vem à mente são coreografias prontas e esse não é o propósito da dança no contexto educacional. A dança é considerada área de conhecimento de forma legítima nos marcos legais da educação e que surte efeitos benéficos quando bem aplicada. Assim, buscou-se investigar em esfera qualitativa quais as principais percepções/compreensões que os alunos do ensino fundamental 2 têm sobre a arte da dança e no contexto de uma escola pública? Tendo como objetivos específicos desta pesquisa: pesquisar a importância do ensino da Dança/Arte na escola, ante aos marcos legais, possibilitar aos estudantes discussões sobre a vivência em dança na escola, descrever como a dança tem sido aplicada na escola na disciplina de artes e descrever as principais percepções/compreensões que os alunos têm acerca da dança no contexto escolar, discutindo os possíveis porquês culturais das mesmas. Desse modo, a metodologia encaminhou-se pelo carácter qualitativo, tipo descritiva, percorrendo pelos procedimentos metodológicos acerca do estudo de campo, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados a observação durante o processo com os alunos, aplicação de questionário e entrevista estruturada. Dado as coletas, abordou-se a partir da análise de conteúdo, a interpretação dos resultados obtidos, com base nos teóricos que contextualizam a dança na escola. Portanto, ao ouvir a percepção de cada adolescente a respeito da sua experiência com a dança no âmbito educacional, percebemos as diferentes formas que a dança toma ao adentrar no contexto escolar. Ao ouvir suas vozes, tivemos a certeza da importância de haver um diálogo maior e mais profundo entre a Arte/Dança, escola e sociedade. Através destas reflexões em dança é possível aprofundar-se em novas realidades de se perceber e atuar no mundo, além de inspirar os estudantes a atuarem de forma mais crítica e consciente.
Abstract: When we mention dance in the school environment, some students bring their preconceptions related to their daily experiences, or what comes to mind are ready choreographies, and this is not the purpose of dance in the educational context. Dance is considered a legitimate area of knowledge in the legal frameworks of education and it has beneficial effects when well applied. Thus, we sought to investigate in a qualitative sphere which are the main perceptions/understandings that elementary school students have about the art of dance in the context of a public school. The specific objectives of this research were: to research the importance of teaching Dance/Art at school, in view of the legal frameworks, to enable the students to discuss the experience of dance at school, to describe how dance has been applied at school in the arts subject and to describe the main perceptions/understandings that the students have about dance in the school context, discussing the possible cultural reasons for them. In this way, the methodology followed a qualitative and descriptive approach, going through methodological procedures about the field study, using as an instrument for data collection the observation during the process with the students, the application of a questionnaire and a structured interview. Once the data was collected, the interpretation of the results obtained was approached through content analysis, based on the theorists that contextualize dance at school. Therefore, by listening to the perception of each adolescent about their experience with dance in the educational context, we perceived the different forms that dance takes when it enters the school context. By listening to their voices, we became certain of the importance of having a greater and deeper dialogue between Art/Dance, school and society. Through these reflections in dance it is possible to delve into new realities of perceiving and acting in the world, besides inspiring students to act in a more critical and conscious way.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4832
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANÇA E ESCOLA O QUE PENSAM OS ALUNOS DO ENS. FUNDAMENTAL 2 SOBRE A ARTE DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR OUVINDO SUAS VOZES.~1.pdfArquivo principal610,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.