DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Francisco Emerson dos Santos-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-08-07T12:36:23Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisco Emerson dos Santos. O Tao no corpo do ator a trajetória do processo de criação do espetáculo “rudmentar” . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4826-
dc.description.abstractThis research presents the course of an investigation that involves kung-fu and body preparation for scene artists, having as a source of research and scenic composition the manual work of the porters of the port of Manaus, and the methodologies used include the critique of creative processes where I will describe and present the way in which the show came to fruition until the moment of its completion, for that, I will use the book Gesture Unfinished by Cecília Almeida Salles, and the autoethnography research starting from my experience as an artist of the scene having as reference Sylvie Fortain 2006 ,2014. As well as Éden Perreta studying the figure of Tatsumi Hijikata 2015, Yoshi Oida 2012 and Al Chung-liang Huang 1979, the objective is not only to dialogue with the artistic context, but also with the reality of the porters, contextualizing the work of the artists of the scene in relation to the society in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreparação corporalpt_BR
dc.subjectBody preparationpt_BR
dc.subjectpesquisa auto-etnográficopt_BR
dc.subjectauto-etnográfico researchpt_BR
dc.subjectcriticas de processos criativospt_BR
dc.subjectcriticism of creative processespt_BR
dc.subjectkung-fupt_BR
dc.subjectkung-fupt_BR
dc.titleO Tao no corpo do ator a trajetória do processo de criação do espetáculo “rudmentar”pt_BR
dc.title.alternativeThe Tao in the actor's body: the trajectory of the creation process of the “rudmentary” showpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:36:23Z-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Daniely Peinado dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes , Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.referee3Soares , Taciano Araripe-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee4Afonso , Annie Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9765347717584748pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9436456984689726pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o percurso de uma investigação que envolve kung-fu e preparação corporal para artistas da cena tendo como fonte de pesquisa e composição cênica o trabalho braçal dos carregadores do porto de Manaus. As metodologias utilizadas incluem a crítica de processos criativos, onde descreve-se e apresenta-se a forma como o espetáculo foi se concretizando até o momento de sua finalização, para tal, usou-se a obra de Cecília Almeida Salles(ano), e a pesquisa autoetnografia, partindo de minha vivência como artista da cena, tendo como referência Sylvie Fortain (2006 ,2014), bem como Éden Perreta (2015), estudando a figura de Tatsumi Hijikata, Yoshi Oida (2012) e Al Chung-liang Huang (1979). Neste sentido, o objetivo da investigação é não só dialogar com o contexto artístico, mas também com a realidade dos carregadores, contextualizando o trabalho dos artistas da cena em relação à sociedade em que estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBA, Eugênio A arte secreta do ator: dicionário de antropologia Eugênio Barba/ Nicola Savarese; Equipe de tradução Luís Otávio Burnier(supervisão), Carlos Roberto Simoni, Ricardo Pucceti, Hiroshi Nomura, Márcia Strazzacappa, Waleska Silverberg; Colaborador André Telles. – São Paulo – EDITORA HUNTEC/EDITORA UNICAMP – São Paulo – Campinas,1995. BUENO, Belmira Oliveira O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, jan./jun. 2002 . BURNIER, Luís Otávio A arte de ator: da técnica à representação / Luís Otávio Burnier. - 2ª ed. – Campinas, SP:Editora da Unicamp, 2009 CAMPO Giuliano Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik / Giuliano Campo com Zygmunt Molik; tradução Julia Barros. – São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora, 2011. CHIA, Mantak A estrutura Interior do Tai Chi: Tai Chi Chi Kung 1; tradução Eduardo Pereira e Ferreira. – São Paulo – Editora pensamento-Cultrix LTDA. 1996. FERNANDES, Ciane. A Prática como Pesquisa e a Abordagem Somático Performativa. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Professor Associado IV. CNPq; Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C. FERRACINI, Renato: A Mímesis Corpórea disponível em : www.grupomoitara.com.br/intercâmbios/artigos/renato-ferracini-a-mimesis-corporea-marco-de-2003. Acesso em 17/01/2023. FERREIRA, Fernando Dandoro Castilho, MARCHI JÚNIOR, Wanderley, CAPRARO André Mendes O "Kung Fu" no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros: problemas e perspectivas no uso da história oral como instrumental de análise, 2014. FLASZEN, Ludwik, 1930 Grotowski & companhia: origens e legado/Ludwik Flaszen; tradução Isa Etel Kopelman. – Ed.- São Paulo: É realizações 2015. GOMES, Maria Milene de Souza - O MUNDO DO TRABALHO NO CAIS DO PORTO DA MANAUS MODERNA: O CARREGADOR DE BAGAGENS E O TRABALHO PRECÁRIO. 2011. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo1.pdf - Acesso em: 17/01/2023 HUANG, Al Chung- Liang Expansão e recolhimento: a essência do t’ai chi / Al Chung-Liang Huang; tradução de George Schlesinger e Mauro Rubinstein; fotografia de Si Chi Ko ; revisão científica da edição e direção da coleção Paulo Eliezer Ferri de Barros. – São Paulo: Summus, 1979. OIDA, Yoshi Um ator errante / Yoshi Oida e Lorna Marshall; Prefácio Peter Brook; tradução Marcelo Gomes – São Paulo: Via Lettera, 2012. 160 p. PACHECO, Renan Lemos A influência da prática das artes marciais na redução da agressividade em adolescentes, nas aulas de educação física. Disponível em: http://www.grupomoitara.com.br/intercambios/artigos/renato-ferracini-a-mimesis-corporea-marco-de-2003/ - Acesso em 17/01/2023 POTY, Vanja: Conceito de “GESTUS” e técnica de construção, ano 1 N06, 2013. Disponível em: https://performatus.com.br/estudos/gestus/ acesso em – 17/01/2023. PERRETA, Éden O Soldado nu: raízes da dança butô/Éden Perreta. -1. ed. – São Paulo: Perspectiva, 2015 ROMANO, Lucia O Teatro do Corpo Manifesto: teatro físico/ Lucia Romano - São Paulo: Perspectiva, 2013. – (Debates: 301 / dirigida por J. Guinsburg) Santos, Héllen Thaís; Garms, Gilza Maria Zauhy. Método autobiográfico e metodologia de narrativas: contribuições, especificidades e possibilidades para pesquisa e formação pessoal/profissional de professores. CONGRESSO NACIONAL DEpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Tao no corpo do ator a trajetória do processo de criação do espetáculo “rudmentar”.pdfArquivo principal1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.