DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, João Victor dos Santos-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-08-07T12:29:50Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationBEZERRA, João Victor dos Santos. A Técnica de Exaustão como processo de investigação e criação do espetáculo performativo “rudmentar”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4823-
dc.description.abstractThe present work intends to examine the construction of the performative show “Rudmentar” and my personal process using the investigation method proposed in the critique of creative processes, Salles (1998) and in the ethnographic research, Fortin (2009) through a board report for understanding theory of this research. “Rudmentar” investigates the reality of life of cargo shippers at the panair port in the city of Manaus, identifying the harmful consequences of precarious work and how these bodies behave when carrying weights above their limit on a daily basis. The main basis of the work is the technique of exhaustion and the effects it provided me as a point of investigation for the creation of the process by raising my body and mind to a state of complete exhaustion and repetition through the practices of the artist/director Jerzy Grotowski.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExaustãopt_BR
dc.subjectExhaustionpt_BR
dc.subjectPorto de Manauspt_BR
dc.subjectPort of Manauspt_BR
dc.subjectCarregadores de mercadoriaspt_BR
dc.subjectGoods loaderspt_BR
dc.subjectTrabalho precáriopt_BR
dc.subjectPrecarious workpt_BR
dc.subjectJerzy Grotowskpt_BR
dc.subjectJerzy Grotowskpt_BR
dc.titleA Técnica de Exaustão como processo de investigação e criação do espetáculo performativo “rudmentar”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:29:50Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Taciano Araripe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee1Soares , Taciano Araripe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes , Vanja Poty Sandes Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549527388369255pt_BR
dc.contributor.referee3Dias , Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende examinar a construção do espetáculo performativo “Rudmentar” e meu processo pessoal usando o método de investigação proposto na crítica de processos criativos, Salles (1998) e na pesquisa etnográfica, Fortin (2009) através de um relatório de bordo para compreensão teórica desta pesquisa. “Rudmentar” investiga a realidade de vida dos carregadores de mercadorias do porto da panair na cidade de Manaus identificando as consequências nefastas de um trabalho precário e como esses corpos se comportam ao carregar diariamente pesos acima do seu limite. O trabalho tem como base principal a técnica de exaustão e os efeitos que me proporcionou como ponto de investigação para a criação do processo ao elevar o meu corpo e a minha mente a um estado de completa exaustão e repetição através das práticas do artista/encenador Jerzy Grotowski.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, Porto Alegre, n. 7, fevereiro, 2009, Editora: UFRGS, p. 77-88. GALLO, Fabio Dal. A etnografia na pesquisa em artes cênicas. Moringa, João Pessoa, n. 2, v. 3, 2012 GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987. SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. SOARES, Taciano. Bionarrativas Cênicas: dispositivos de comoção em obras do Ateliê 23. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2021pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A TÉCNICA DE EXAUSTÃO COMO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E CRIAÇÃO DO ESPETÁCULO PERFORMATIVO “RUDMENTAR”.pdfArquivo principal3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.