DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Paula Gabriela Bandeira dos-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-07-31T20:08:39Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Paula Gabriela Bandeira dos. Espetáculos de dança transmitidos online: um olhar sobre a pandemia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4808-
dc.description.abstractThe recent Coronavirus pandemic has put a large part of the world in virtual formats, and the cultural sector, like other sectors, has continued their work across virtual platforms. The present work is a study on dance shows transmitted online, with the objective of raising discussions about the relationship of the work and the spectator and raise reflections on the format of online shows, contextualized in the pandemic period between 2020 and 2021. The work was developed from the bibliographical research, through the reading of articles and dissertations on the subject, studying authors such as Rubiane Zancan (2018), Julio Plaza (2003) and Jean Carlos Gonçalves (2021). This study concludes that in the face of the advancement of communication technologies, possibilities of experiences for the spectator and the artist are opened, which increasingly must appropriate this space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspectadorpt_BR
dc.subjectEspetáculos Onlinept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleEspetáculos de dança transmitidos online: um olhar sobre a pandemiapt_BR
dc.title.alternativeDance shows broadcast online: a look at the pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-31T20:08:39Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raissa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.description.resumoA recente pandemia do coronavirus colocou uma grande parte do mundo em formatos virtuais, e o setor cultural, como outros setores, continuaram seus trabalhos pelas plataformas virtuais. O presente trabalho é um estudo sobre espetáculos de dança transmitidos online, com o objetivo de levantar discussões a cerca da relação da obra e do espectador e levantar reflexões sobre o formato de espetáculos online, contextualizado no período pandêmico entre 2020 e 2021. O trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de artigos e dissertações sobre o tema, estudando autores como Rubiane Zancan (2018), Julio Plaza (2003) e Jean Carlos Gonçalves (2021). Este estudo conclui que diante do avanço das tecnologias de comunicação, se abrem possibilidades de experiências para o espectador e para o artista, que cada vez mais deve se apropriar desse espaço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM, Belkiss. Dança Contemporânea e Tecnologia Digital: Novos Suportes Técnicos, Novas Configurações Artísticas Profissionais. Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2009. ARAUJO, Mayra Terra Maluf; CIPINIUK, Alberto. O Entretenimento Online - A Sociedade Espetacular das Lives nos Tempos de Pandemia. Art & Sensorium. Paraná, v.7, n. 02, p. 193-206. Dez. de 2020. ALMEIDA, Rogerio Salatini de. Graus de Abertura e as Relações Obra-Recepção em Julio Plaza. Revista Valise. Porto Alegre, v.7, n. 18, p. 111-122, Set. de 2017. BENICIO, Raimundo Kleberson de Oliveira. A Mutabilidade das Recepções: Do Presencial ao Virtual. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, 2021. BALDI, Neila Cristina; SANTOS, Oneide Alessandro Silva dos; MIRABELLO, Daniela; SANTOS, Cinara Neujahr dos. Dançaescrevendo Corpografias de uma Pandemia. Urdimento, Florianópolis, v.1, n. 40, mar. / abr. de 2021. BALDI, Neila Cristina. SCHMIDT, Samara Weber. Danças Possíveis em Tempos de Pandemia. Revista da Fundarte. Montenegro, p. 01-16, ano 18 , N. 46, Setembro de 2021. BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a Experiência e o Saber da Experiência. Scielo, São Paulo, n. 19. p 20-28. Jan/Fev./Mar /Abr. de 2002. CULTURA FM. São Paulo Companhia de Dança Estreia Temporada 2020 Online. 2020. Disponível em < http://culturafm.cmais.com.br/de-volta-pra-casa/cultura/sao- paulo-companhia-de-danca-estreia-temporada-2020-online> Acesso em 13/02/23. GONÇALVES, Jean Carlos. Espectador-Running: Recepção e Comunicação em Tempos de Isolamento . Revista da Fundarte. Montenegro, n. 44, p. 01-17, Jan/Mar. de 2021. Disponível em : < http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/revistadafundarte/index> acesso em 28/01/23. GUIMARÃES, M.G e et al. Dança na Pandemia. Portal Abrace.2021. In : TERRA, Ana e Et al. Como as Artes da Cena podem Responder à Pandemia e ao Caos Político no Brasil? Campinas : Universidade de Brasília, Programa de Pós- Graduação em Artes, 2021. p.696-710. HASSEGAWA, Vanessa. Percepções entre Palcos e Telas- As Danças Assistidas na Palma da Mão são pra Ficar? . Campinas: UNICAMP. 2020. 34 OPAS-Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da Pandemia do Covid- 19.Disponivel em : < https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid- 19> Acesso : 08/02/23. PLAZA, Julio. Arte e Interatividade: Autor-Obra-Recepção. Revista ARS. São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 09-29, 2003. Disponível em < https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2909.> Acesso : 11/01/23. PINHEIRO, Roberta. Dança Encontra Possibilidades de Existir e Criar em Meio a Pandemia. Correio Braziliense. 2020. Disponível em < https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/09/4876690-danca- encontra-possibilidades-de-existir-e-criar-em-meio-a-pandemia.html> Acesso: 14/02/23. SARTURI, André. ILINX: Jogos e Memorias e Estratégias de Convite á Participação de Dança, Teatro e Performance que Acontecem na Rua .Unicamp. Salvador. p.128-141.2018. SANTOS, Adriano Ferreira dos. A Arte do Espectador: Diálogos Criativos entre Palco e Plateia. UFBA. Salvador. .2020. SHIPMAN, Chris. The Royal Opera House Launches a Programme of Free Online Content for the Culturally Curious a Home. Roh.Org.2020. Disponivel em < https://www.roh.org.uk/news/the-royal-opera-house-launches-a-programme-of-free- online-content-for-the-culturally-curious-at-home > Acesso : 10/02/23. SÁ, Simone Pereira de. BITTENCOURT, Luiza. Espaços Urbanos e plateias virtuais: O You Tube e as transmissões de espetáculos ao vivo. Logos Dossiê- Megaeventos e Espaços Urbanos. Edição 40, n. 24, v.1, 1º semestre 2014. SETENTA, Jussara Sobreira. Estéticas e Poéticas da Arte e da Dança. UFBA Salvador, .2018. SILVA, Jéssica Rodrigues de Aquino. Experiência de Consumo Online: Um Olhar Sobre As Artes de Palco. UAlgFe. 2022. SCIALOM, Melina. Dança(s) Compartilhada(s) : Colaboração Artística em Dança em Tempos de ao Isolamento Social. Portal Abrace.2021 in : TERRA, Ana e et al. Como as Artes da Cena Podem Responder à Pandemia e ao Caos Político no Brasil? Campinas : Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021. p.476-501. VALLE, Flávia Pilla do, IVANOFF, Vanessa de. . Dança Educação e Tecnologia: A Docência em Tempos de Pandemia. Revista da Fundarte. Montenegro, n. 44, p. 01-15, Jan/Mar. de 2021. em : < http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/revistadafundarte/index> acesso em 28/01/23. 35 VENTURA, Rafael. Danças Confinadas. Revista Bravo. 2020 Disponível em https://medium.com/revista-bravo/dan%C3%A7as-confinadas-45d4278ed37e. Acesso em 14/02/23. VIGANÓ, Suzana Schmidt. Sobre a Reinvenção das Distâncias: Artes Cênicas e Ação Cultural na Pandemia de Covid-19. Sala Preta, São Paulo v.21, n.1, p 24- 52.2022. WOLF, Silvia Suzana, AIRES, Daniel Silva, BIAZZI, Julia Bragil, SCHNEIDER, Isadora Raminelli. Quando meu Banheiro virou meu Camarim. Revista da Fundarte. Montenegro. n.48 p. 01-16, Jan/Mar. de 2022. ZANCAN, Rubiane Falkenberg . O Espectador na Dança : Um Estudo de Recepção Aplicada. Porto Alegre, UFRGS.2018. ZANCAN, Rubiane F.; NETO, Walter L. Uma noção de recepção aplicada em dança. In: FAGUNDES, Patrícia; DANTAS, Mônica Fagundes; MORAES, Andréa (org.). Pesquisa em Artes Cênicas em Tempos Distópicos. UFRGS. 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESPETÁCULOS DE DANÇA TRANSMITIDOS ONLINE UM OLHAR SOBRE A PANDEMIA.pdfArquivo Principal781,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.