DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Rebeca Paulino-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-07-31T20:05:50Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rebeca Paulino. Cultura popular amazônica: danças e encantos da história do festival do peixe ornamental de Barcelos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4807-
dc.description.abstractThroughout my childhood and adolescence I participated and still participate in the largest event of popular culture in my municipality, "The Festival of Ornamental Fish of Barcelos" (FESPOB). To write about this theme is to deal with childhood reminiscences and remember fondly the expectation that is to wait all year to dive in January into the clear waters of this festivity. My main purpose in this study was to create a theoretical framework that addresses the history and historiography of this popular culture, which is responsible for moving the economy, politics and the Barcelense society that come together so that everyone can come out gratified by their efforts in making the party happen, so that future Generations of Barcelenses can know its birth and its importance to the municipality. Our concern in this sense is that we do not find in any book, research, notebook, magazines or other bibliographic material that we see about the Festival of Ornamental Fish of Barcelos.For this reason, in this study we tried to answer the questions that instigated me to go through this study: Who or which people were responsible for creating the FESPOB? What was the real reason for its genesis? What are the main difficulties encountered in achieving them? What is the importance of this festival of popular culture for the municipality? All the answers came to illuminate a story that was covered by the veil of obscurity and to bring out a story that would surely fall into oblivion. Through a qualitative and exploratory methodology, in which data were collected through various techniques such as bibliographic survey, semi-structured interview, observation and documentary research, also counting on the analysis of the field diary, we were able to elaborate a document that serves as a cornerstone in the way of research on the FESPOB. Due to the record deficit of this Barcelense event, in the future it will be necessary a deep dive to get more information about this story.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFestival do Peixe Ornamental de Barcelospt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleCultura popular amazônica: danças e encantos da história do festival do peixe ornamental de Barcelospt_BR
dc.title.alternativeAmazonian popular culture: dances and charms from the history of the Barcelos ornamental fish festivalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-31T20:05:50Z-
dc.contributor.advisor1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.description.resumoPor toda a minha infância e adolescência participei e ainda participo do maior evento da cultura popular do meu município, "O Festival do Peixe Ornamental de Barcelos"(FESPOB). Escrever sobre essa temática é lidar com reminiscências da infância e lembrar com carinho da expectativa que é aguardar o ano inteiro para em janeiro mergulharmos nas águas claras dessa festividade. Minha principal finalidade nesse estudo foi criar um referencial teórico que aborde a história e historiografia dessa cultura popular, que é responsável por mover a economia, a política e a sociedade barcelense que se unem para que todos possam sair gratificados por seus esforços no fazer-acontecer a festa, para que as futuras gerações barcelenses possam conhecer o seu nascedouro e sua importância para o município. A nossa preocupação nesse sentido, se deve por não encontrarmos em nenhum livro, pesquisa, caderno de notas, revistas ou outro material bibliográfico que verse sobre o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos. Por esse motivo, nesse estudo procuramos responder aos questionamentos que me instigaram a enveredar por esse estudo: Quem ou quais pessoas foram responsáveis por criar o FESPOB? Qual foi o real motivo para sua gênese? Quais as principais dificuldades encontradas para a sua concretização? Qual a importância dessa festa da cultura popular para o município? Todas as respostas vieram iluminar uma história que estava encoberta pelo véu da obscuridade e de trazer a tona uma história que com certeza iria cair no esquecimento. Através de uma metodologia de caráter qualitativo e exploratório, na qual foram levantados dados por meio de várias técnicas como por exemplo, o levantamento bibliográfico, a entrevista semiestruturada, a observação e pesquisa documental, contando ainda com a análise do diário de campo conseguimos elaborar um documento que serve como pedra fundamental no caminho da pesquisa sobre o FESPOB. Devido ao déficit de registro desse evento barcelense, no futuro será necessário um mergulho profundo para a obtenção de maiores informações sobre essa história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABREU, Jeanne Chaves. FRANCO, Otto. Atividades Rítmicas, Dança, Folclore e Cultura Popular. Manaus, UEA-Edições. Ed. Valer, 2008. AYALA, Marcos. Cultura popular no Brasil. 3 ª Ed. São Paulo, 2006. BATISTA, Djalma. Amazônia: Cultura e Sociedade. 3ª. Ed. Org. Tenório Telles Manaus, Ed. Valer, 2006. _______________ O Complexo da Amazônia, análise do processo de desenvolvimento. 2ª Ed. Manaus: Editora Valer, EDUA e INPA, 2007. BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Culturas Populares em Meio Urbano. Manaus, EDUA, 2012. CHAUÍ, Marilena. Santiago, Homero (org.). Conformismo e resistência. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 2018. DELLA, Laura Mônica. Manual do folclore. São Paulo: AVB, 1976 https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.significados.co m.br/cultura/amp/&ved=2ahUKEwiHnn5_ aj6AhVNANQKHapXD5wQFnoECE4QAQ&usg=AOvVaw3j0DSc0JfFbAeF6vDJ VhoH https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.significados.co m.br/folclore/amp/&ved=2ahUKEwjm1auPgKn6AhUABLkGHY6ODnkQFnoECDYQ AQ&usg=AOvVaw2Eysp62iPU48PYDwg255d9 https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://barcelosnanet.com.b r/festival-do-peixe-ornamental-de-barcelosam/% 3Famp%3D1&ved=2ahUKEwj02arAgan6AhVmO7kGHTSHDG0QFnoECA8QA Q&usg=AOvVaw1FDw9YTGs7PBRNnvhLLENT JR. Ribeiro, J.C.N. A Festa do Povo: Pedagogia de Resistência. Petrópolis: Vozes editoral, 1982. 49 LARAIA, Roque de Barros, 1932. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge “Zahar” Editora, 2001. NANNI, Dionísia. Dança-Educação: Pré-escola à Universidade. Rio de Janeiro. Editora Sprint, 1995. NEVES, Adriana Di Marco. Dança Moderna norte-americana: do desejo de ruptura com o ballet à busca pela liberdade de expressão através dos movimentos. In Antropologia da Dança II. Giselle Guilhon Antunes Camargo (Org.). Florianópolis, Insular, 2015. NOGUEIRA, Wilson. Festas Amazônicas, Boi Bumbá, Ciranda e Sairé. Manaus: Ed. Valer, 2008. PINTO, Renan Freitas. A Amazônia de Euclides da Cunha. In. Amazônia um paraíso perdido. Org. Tenório Telles. 2ª Ed. Manaus: Ed. Valer, 2011. SANCHES, Cleber. A cultura popular no Brasil. Manaus, ed. Valer, 2012. SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação Ambiental e Festas Populares: um estudo de caso na Amazônia utilizando o Festival Folclórico de Parintins. Manaus:EDUA, 2012. SILVA, Alvatir Carolino da. “Festa dá trabalho, os grupos folclóricos de Manaus as múltiplas dimensões do trabalho. In.Culturas Populares em meio urbano. Manaus, EDUA, 2012. TORRES, Iraildes Caldas. Interseção de Gênero na Amazônia. Manaus: EDUA, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CULTURA POPULAR AMAZÔNICA Danças e encantos da história do Festival do Peixe Ornamental de Barcelos.pdfArquivo Principal5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.