DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4805
Título: Dança House e a compreensão do movimento Jacking
Título(s) alternativo(s): House dancing and the understanding of the Jacking movement
Autor(es): Valente, Osmar Junio Ayres
Orientador(es): Paes, André Duarte
Palavras-chave: Cultura;Educação;Dança house;Culture;Education;House dance
Data do documento: 24-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VALENTE, Osmar Junio Ayres. Dança House e a compreensão do movimento Jacking. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: O presente trabalho intitulado Dança House e a Compreensão do Movimento Jacking, busca fomentar a cultura Hip Hop e a sua trajetória, dentro das propostas da educação brasileira, baseada na LDB 9.394/96, partindo dos conceitos que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem da dança na escola. Esta pesquisa se deu em uma escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, tendo apenas os alunos do Ensino Médio, como participantes. Como principal objetivo, pretendo contribuir na construção metodológica para o ensino da Dança House e suas técnicas, com jovens, em instituições de ensino básico. Os objetivos específicos: apresentar a cultura Hip Hop e conhecimentos gerais sobre as artes; formular um sistema didático, com os estudos teóricos sobre o movimento da dança House e os parâmetros que regem a Educação brasileira; estimular através dos conceitos gerais do movimento, a prática do movimento Jacking e percepções corpóreas e espaciais (Lugar). Quanto à abordagem, esta é uma pesquisa de caráter qualitativa. Quanto à natureza, é uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos, esta é uma pesquisa exploratória e descritiva. Os instrumentos de coleta de dados, deu-se a partir da estrutura de conteúdos metodológicos e didáticos, anexados em planos de aula teórico-prática e relatos dos alunos a partir do questionário com duas perguntas. O procedimento de coleta de dados contou com a participação de três turmas de 1° ano, do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, nos dias e horários das atividades do componente curricular de artes. Temos a presente pesquisa dividida em 2 (dois) Capítulos, em que o primeiro capítulo desenvolve a parte de fundamentação, com autores que constroem a base cultural, artística e os movimentos corporais que compõem esse campo. O segundo capítulo apresenta o desenvolvimento conforme os objetivos traçados e suas análises perante ao dados coletados. Conforme as análises da pesquisa, buscou-se ter a visão da escola no papel de disseminador de conhecimentos e a visão do professor em meio às dificuldades que se apresentam e quais as formas de inclusão artística podem ser incorporadas nesse processo. A pesquisa obteve as impressões dos alunos participantes com a prática da dança e estímulos sensórios motor e de como esses conteúdos puderam contribuir nessa visão sobre o tema abordado. Além da busca pela inserção das danças afro-diaspóricas estadunidenses como um viés de conhecimentos e mediação em uma educação baseada em consciência e difusão do saber para todos que apreciam a arte.
Abstract: The present work entitled Dança House and the Understanding of the Jacking Movement, seeks to promote the Hip Hop culture and its trajectory, within the proposals of Brazilian education, based on the LDB 9.394/96, starting from the concepts that are part of the teaching and learning process of dancing at school. This research took place in a State elementary and high school, with only high school students as participants. As a main objective, I intend to contribute to the methodological construction for teaching Dance House and its techniques, with young people, in basic education institutions. The specific objectives: to present Hip Hop culture and general knowledge about the arts; to formulate a didactic system, with theoretical studies on the House dance movement and the parameters that govern Brazilian Education; to stimulate through the general concepts of the movement, the practice of the Jacking movement and corporeal and spatial perceptions (Place). As for the approach, this is a qualitative research. As for the nature, it is applied research. As for the objectives, this is an exploratory and descriptive research. Data collection instruments were based on the structure of methodological and didactic content, attached to theoretical-practical lesson plans and students' reports based on a questionnaire with two questions. The data collection procedure involved the participation of three 1st year classes, from the Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, on the days and times of the activities of the arts curriculum component. We have this research divided into 2 (two) Chapters, in which the first chapter develops the reasoning part, with authors who build the cultural and artistic base and the body movements that make up this field. The second chapter presents the development according to the objectives outlined and their analysis in view of the collected data. According to the research analyses, we sought to have the school's vision in the role of disseminating knowledge and the teacher's vision in the midst of the difficulties that arise and what forms of artistic inclusion can be incorporated into this process. The research obtained the impressions of the participating students with the practice of dance and sensory motor stimuli and how these contents could contribute to this view on the topic addressed. In addition to the search for the insertion of American Afro-diasporic dances as a bias of knowledge and mediation in an education based on awareness and dissemination of knowledge for all who appreciate art.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4805
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança House e a compreensão do movimento Jacking.pdfarquivo principal2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.