DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Bruno Muniz de-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-07-26T20:13:17Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruno Muniz de. Palco: memória cultural e criação coreográfica do corpo de dança do Boi Caprichoso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4803-
dc.description.abstractThe Festival of Parintins, municipality of Amazonas, can be defined as a set of manifestations of the popular culture of a certain people, as it incorporated dances, tales and rhythms in its choreographic performances. The concept of culture, in this work, is understood from Stuart Hall (2002), when he perceives the identity dynamics that occur in cultures, regardless of time. However, in Boi de Parintins, the choreographies were summoning new information and body techniques over time, and in a way contaminating their identity roots, suffering a certain artistic standardization different from the original culture of Parintins. In this context, the general objective of the research is to investigate the choreographic processes of the boi bumbá caprichoso dance body for the stage and its relevance with the cultural memory of Parintins, the specific objectives being: to study aspects of the culture of Parintins and to identify its relations with the publicized material about choreographies of the capricious ox. This study demonstrates dance, as body culture, art and expression of collective memory, evokes the past from expressions of the present. Memory is the human ability to retain and keep past time, saving it from disappearing. In these terms, art dances with its artistic gestural forms, writing in the air the cultural memory historically accumulated by humanity. Keywords: Parintins Folk Festivalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFestival Folclórico de Parintinspt_BR
dc.subjectCoreografia de Palcopt_BR
dc.subjectMemória Culturalpt_BR
dc.subjectBoi Caprichosopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titlePalco: memória cultural e criação coreográfica do corpo de dança do Boi Caprichosopt_BR
dc.title.alternativeStage: cultural memory and choreographic creation of Boi Caprichoso's dance bodypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T20:13:17Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lucia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.description.resumoO Festival de Parintins/Amazonas, pode ser definido como um conjunto de manifestações da cultura popular de um determinado povo, pois incorporou danças, contos e ritmos em suas performances coreográficas. O conceito de cultura, neste trabalho, é entendido a partir de Stuart Hall (2002), quando percebe a dinâmica identitária que ocorre nas culturas, independente do tempo. No entanto, no Boi de Parintins, as coreografias foram convocando novas informações e técnicas corporais com o passar dos anos, e de certa forma contaminando suas raízes identitárias, sofrendo uma certa padronização artística diferente da cultura originária dos parintinenses. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os processos coreográficos do corpo de dança boi bumbá caprichoso para o palco e a sua pertinência com a memória cultural de Parintins, sendo os objetivos específicos: estudar aspectos da cultura parintinense e identificar as suas relações com o material publicizado sobre coreografias do boi caprichoso. Este estudo demonstra a dança, enquanto cultura corporal, arte e expressão da memória coletiva evoca o passado a partir de expressões do presente. A memória é a capacidade humana para reter e guardar o tempo passado, salvando-o do desaparecimento. Nesses termos, a arte dança com suas formas gestuais artísticas, escreve no ar a memória cultural acumulada historicamente pela humanidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. BATALHA, Socorro de Souza. “Gingando e balançando em sincronia”: uma Antropologia da Dança do Boi-bumbá de Parintins, AM. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2015. BARRETO, D. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: Autores associados, 2008. COSTA, Y. dos S. Análise das Danças Baniwa: uma reflexão sobre a dinâmica identitária e cultural dos povos indígenas da Amazônia. Dissertação. Cruz Quebrada: FMH, 2009. GARCIA, A; HASS, A. N. Ritmo e Dança. Canoas: Editora da Ulbra, 2003. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaraciara Lopes Louro, 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002. KNECHTEL, M. do R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórica – prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993. PRODANOV, C. C.; FREITAS, C. E.. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. NUNES, G, M; PEIXOTO, P, D da S. O lugar da coreografia no Boi-Bumbá Garantido: aspectos históricos e mudanças no “dois pra lá, dois pra cá”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia. Universidade Federal do Amazonas – ICSEZ/UFAM, 2012. SEEGER, Anthony. Etnografia da Música. Cadernos de Campo. São Paulo, n. 17, p. 1-348, 2008. ZEMP, H. Para entrar na dança. In: CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes (Org.) Antropologia da Dança I. Trad. Giselle Guilhon Antunes Camargo, Leonardo Pires Rosse e Maria Acselrad. Florianópolis: Insular, 2013. p. 57-74.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PALCO MEMÓRIA CULTURAL E CRIAÇÃO COREOGRÁFICA DO CORPO DE DANÇA DO BOI CAPRICHOSO.pdfArquivo Principal911 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.